Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
20.2 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Ao longo dos anos, as emoções têm vindo a ser extensivamente estudadas e
documentadas na literatura, devido à sua importância no desenvolvimento
biopsicossocial do ser humano. As emoções são consideradas reações a determinados
acontecimentos, situações recentes ou inesperadas que desempenham várias funções.
Permitem proteger o património genético, pois garantem a sobrevivência da espécie,
bem como equilibram o bem-estar individual e social. Têm, também um papel
fundamental na aprendizagem, pois é através da expressão das emoções que
ensinamos as crianças a interiorizar valores e regras sociais que as ajudam a manter
relações e a processar informações. Permitem ainda uma melhor compreensão sobre
os nossos comportamentos e os dos outros, uma vez que é uma forma de comunicação
que implica uma interação social mais apropriada e eficaz, para além de que ajudam a
tomar decisões e influenciam os comportamentos comunicativos. No entanto, os
estudos e registos existentes são habitualmente realizados com participantes adultos e
com recurso à face humana.
Braconnier (1996) afirma que existem diferenças emocionais entre géneros; que estas
dependem do contexto familiar, cultural e social e que surgem desde os primeiros
meses de vida, justificando também as diferenças comportamentais entre o género
feminino e masculino ao longo do seu desenvolvimento.
Assim, o tema do presente trabalho é a identificação das emoções: a influência do
género e de estímulos visuais, que teve como objetivos identificar e reconhecer o
padrão das emoções de acordo com o género; verificar a existência de diferenças
significativas na intensidade das emoções entre géneros; e comparar a identificação e
o reconhecimento das emoções em ambos os géneros mediante a exposição aos
diferentes estímulos (informação escrita com imagem, imagem, informação escrita).
O estudo é transversal e os instrumentos de recolha de dados utilizados foram 30 tiras
de banda desenhada extraídas da obra completa de PEANUTS (Volumes I a V) de
Schulz (2005, 2007, 2009, 2010), nas quais estão representadas as 7 emoções básicas:
alegria, aversão, cólera, desprezo, medo, surpresa e tristeza (Freitas-Magalhães,2011), e questões de caracterização do perfil da criança. A amostra deste estudo foi
constituída por 102 alunos do 8º ano de escolaridade portugueses de um Mega
Agrupamento de Escolas da Zona Centro, com idades compreendidas entre os 13 e os
16 anos, selecionada por conveniência. Recorreu-se ao SPSS para determinar os
objetivos em estudo.
Em suma, a realização deste estudo permitiu concluir que existem poucos resultados
estatisticamente significativos. Verifica-se que a intensidade da emoção “Cólera” é
significativamente superior nas respostas ao estímulo completas na questão Int_30C
para o género feminino comparativamente com o género masculino (6,06 vs 4,94;
p<0,05). Também foram observadas associações estatisticamente significativas entre
género e estímulos mudas nas questões: Int_2M, (5,53 vs 4,13; p<0,05) para a emoção
“Medo” e na questão Int_6M1 para a emoção “Desprezo” (5,06 vs 3,96; p<0,05),
sendo as proporções das médias superiores no género feminino. Apesar de não se
verificarem associações estatisticamente significativas relativamente às intensidades
das questões apenas com a informação escrita (Int_I), verificou-se que a proporção
das médias das respostas para a intensidade das emoções básicas foi superior no
género feminino comparativamente com o género masculino, na globalidade dos
resultados. Over the years the emotions has been extensively studied and documented in the
literature, due to its importance in the biopsychosocial human beings development.
Emotions are considered reactions to certain events, recent or unexpected situations
that perform various functions. Allows protecting the genetic heritage, because it
guaranties the species survival and as well as balance the individual and social
welfare. Although it has a fundamental role in learning, because it`s through the
emotion’s expression that we teach children to internalize values and social rules that
help maintain relationships and process information. It also allows a better
understanding of our behaviors and of the others, since it`s a form of communication
that involves a more appropriate and effective social interaction, as well as to
facilitate the decisions process and influence communicative behaviors. However the
studies and existing records are usually carried out with adult participants and with
recourse to the human face.
Braconnier (1996), states that there are emotional differences between genders; that
depends on the family, cultural and social context, which occur in the first months
after birth, also explaining the behavioral differences between female and male
gender throughout its development.
Thus, the purpose of the present study is the identification of emotions: the influence
of gender and visual stimuli, which aimed to identify and recognize the emotions
patterns according to gender; check for significant differences in the intensity of
emotions between genders; and compare the identification and recognition of
emotions in both sexes by exposure to different stimuli (written with picture, image
information, written information).
The study is cross-sectional and the data collection instruments used were 30 comic
strips extracted from the PEANUTS Work (Volumes I to V) by Schulz (2005, 2007,
2009, 2010), in which are represented the 7 basic emotions: joy, disgust, anger,
contempt, fear, surprise and sadness (Freitas-Magalhães, 2011), and issues of
characterization of the child's profile. The study sample consisted of 102 students from the 8th year of schooling of a Portuguese Mega Group of Schools center Zone,
aged between 13 and 16 years, selected by convenience. We used SPSS to determine
the aims for the study.
In short, this study has concluded that there are few statistically significant results. It
turns out that the intensity of emotion "Anger" is significantly higher in the responses
in stimulus “completas” in the question Int_30C for females compared with males
(6.06 vs 4.94; p < 0.05). Also statistically significant associations were observed
between gender and stimulus “mudas” questions: Int_2M, (5.53 vs 4.13; p < 0.05) for
emotion "Fear" and on Int_6M1 issue for emotion "Contempt" (5.06 vs 3.96; p <
0.05), and the proportions of the averages higher than in females. Although there’s no
statistically significant associations related to the question`s intensities of only with
the written information (Int_I), it was found that the ratio of the average response to
the intensity of basic emotions was higher in females compared with males, in the
global results.
Description
Trabalho de Projeto apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Terapêutica da Fala, área de especialização em Linguagem na criança
Keywords
Linguagem Pragmática Emoções Género masculino Género feminino Banda Desenhada (BD) Language Pragmatics Emotions Male gender Female gender BD