Browsing by Author "Ribeiro, Nuno Magalhães"
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- Accessing movies' emotional informationPublication . Oliveira, Eva; Ribeiro, Nuno Magalhães; Chambel, TeresaEmotional information is being used in several systems as a way to understand users while interacting with computers or as a way to explore content classification. Movies are a medium emotionally empowered and technological developments and trends for media convergence are turning video into a dominant and pervasive medium, and online video is becoming a growing entertainment activity on the web. In this paper we present a user interface for movies' emotion exploration based on a previous usability study. Felt - is an application for movie and users' emotions exploration as a way to access movies by its emotional properties or as a way of recommending movies by the analysis of users emotional profiles. In this paper we also propose novel interactive mechanisms for movie's emotions exploration.
- Automatic detection of human faces in uncontrolled environments: identification of direction and movementPublication . Pinho, Miguel Coelho de; Ribeiro, Nuno Magalhães; Gouveia, Feliz RibeiroThis paper presents an application for automatic face detection on video streams from surveillance cameras in public or commercial places. In many situations it is useful to detect where to are people looking for, e.g. in exhibits, commercial mals, and public places in buildings. Our application is designed to work with surveillance cameras that are already available in those places, and do not imply an extra acquisition cost. The paper begins with a review of techniques used for face detection, a brief introduction to the OpenCV library, and of the requirements for the application. We then describe our approach, and present the main algorithms we used. We then perform an evaluation of the application, analyzing its performance throughout the processing, and analyze the accuracy of the recognition. We performed tests in real-time and off-line. The results are encouraging, and we identify limitations and improvements that can be introduced to decrease the error rate.
- A biblioteca digital em contexto universitário: o caso da Universidade Fernando PessoaPublication . Melro, Maria do Céu; Azevedo, Carla; Ribeiro, Nuno MagalhãesEste trabalho aborda a importância da biblioteca Digital numa época de constantes mutações, projectando-a no estudo de uma micro-sociedade: a universidade. A pertinência deste assunto prende-se com uma nova realidade no que concerne ao acesso à informação em contexto académico e de investigação. Assim, revemos qual é o impacto que o aparecimento da biblioteca digital veio proporcionar, incluindo os aspectos tecnológicos, bem como as vantagens e desvantagens que acarreta. Finalmente, apresentamos os aspectos mais importantes relacionados com o projecto da biblioteca Digital da universidade fernando pessoa. This article tries to observe the importance of Digital libraries in a constant changing environment, particularly foccusing its study on a kind of micro-society: the university. The interest of the subject lies on the new reality we are living in, as far as information access, both in academic and investigation context, is concerned. Thus, we review the impact caused by the appearance of digital libraries, including some technological aspects and its advantages and disadvantages. Finally, we present the most important aspects of the ufp’s Digital library project.
- Estudo sobre o impacto da utilização de ambientes virtuais na visualização de imóveisPublication . Ribeiro, Nuno Magalhães; Rocha, LilianaO estudo apresentado neste artigo pretendeu avaliar a utilidade e o impacto da representação virtual de um andar modelo, e do respectivo prédio, na tomada de decisão dos potenciais clientes do sector imobiliário. Para isso, desenvolveu-se um ambiente virtual 3D não-imersivo baseado no andar modelo real e nas plantas do edifício. A avaliação consistiu da aplicação de um questionário abrangendo as percepções de ambos os ambientes: um grupo visitou o andar modelo real, e outro o virtual. Conclui-se que as diferenças observadas não são signifi cativas, pelo que deverá ser possível substituir a construção do andar modelo real por um ambiente virtual correspondente, permitindo diminuir os custos iniciais de construção e facilitar a relação sector-cliente.
- Mapeamento de competências na UFPA: análise dos três ciclos de aprendizagem organizacional realizadosPublication . Chagas, Rosana; Costa, T.D; Ribeiro, Nuno MagalhãesAos servidores e funcionários de todas as esferas da administração pública só é permitido fazer o constante na lei, logo, correspondem a esse mesmo princípio todas as atividades dos órgãos públicos federais assim como também, toda a forma de desenvolvimento do seu quadro de pessoal. Na área de gestão de pessoas, o Decreto nº 5.707/2006 há 11(onze) anos, dá o embasamento a metodologia de mapeamento de competências, implantado em 2011 em uma Universidade pública que o transformou em ciclos para compreender sua dinâmica e teve como resultado um processo de aprendizagem organizacional em constante evolução, preconizado em 1994 por Peter Senge, de organizações que aprendem.
- Método de design instrucional para desenvolvimento de trilhas de aprendizagem em uma Instituição de Ensino Superior de grande portePublication . Chagas, Rosana; Costa, T.D; Ribeiro, Nuno MagalhãesTrilhas de aprendizagem têm sido descrita como caminhos alternativos que o aprendiz pode seguir para desenvolver as competências necessárias a instituição. Assim, para desenvolver uma dada competência, o aprendiz poderia escolher um curso presencial, um curso a distância ou a leitura de um livro, por exemplo. A despeito de suas inúmeras vantagens serem amplamente descritas na literatura, são raros os trabalhos que discutem a metodologia para formatação de trilhas. O presente trabalho avalia a utilização da metodologia de Design Instrucional para a construção de trilhas de aprendizagem em uma Instituição de Ensino Superior. Na primeira fase do trabalho, um mapeamento de competências foi conduzido para avaliar que competências possuíam um maior grau de lacunas. Na segunda fase, as competências com alta lacuna e com necessidade de capacitação de muitos aprendizes foram decompostas em objetivos instrucionais de acordo com a metodologia de design instrucional. Na terceira fase, avaliações de aprendizagem foram aplicadas com todos os participantes antes e depois do contato dos mesmos com cada trilha de aprendizagem. Os dados da avaliação constataram 75% de acréscimo de repertório comportamental depois da conclusão das trilhas de aprendizagem pelos aprendizes, tanto nas trilhas presenciais quanto nas trilhas a distância. A metodologia de design instrumental para a construção de trilhas parece ser promissora, todavia, um alto índice de evasão nas trilhas a distância deve ser analisado com cuidado.
- Mobilidade na gestão de custos de edifícios de habitação: desenvolvimento de um protótipoPublication . Miranda, Ciro; Ribeiro, Nuno MagalhãesEste artigo explora a introdução das tecnologias de computação móvel na área da construção civil. Descreve-se uma aplicação para Pocket Pc que foi desenvolvida com o objectivo de contribuir para a optimização da gestão do orçamento de uma obra de edifícios de habitação, tendo como base um conjunto de variáveis técnico-económicas que caracterizam os edifícios de habitação. Apresenta-se igualmente um estudo empírico que pretendeu verificar se uma aplicação móvel permite satisfazer as necessidades dos profissionais da área, avaliando-se igualmente a interacção com o utilizador em termos de facilidade de uso e funcionalidades proporcionadas. Verificou-se uma grande aceitação de tal aplicação e conclui-se que aplicações móveis deste tipo podem ser úteis e contribuir para facilitar a gestão de custos de edifícios de habitação. This article explores the introduction of mobile computing technologies in the construction area. It describes a Pocket Pc application developed with the aim of contributing to optimize the budget management of building construction, Being based in technical and economical variables which describe such buildings. It also presents an empirical study which was carried out in order to verify whether a mobile application satisfies the needs of professionals, evaluating its usability and functionality. There was a great acceptance of the mobile application and we conclude that such applications have the potential to be useful and to facilitate cost management for building construction.
- Modelo baseado em blended learning para trilhas de aprendizagem por competênciasPublication . Chagas, Rosana; Ribeiro, Nuno Magalhães; Costa, T.DObjetivando instrumentalizar a área de capacitação das organizações públicas com um dispositivo informatizado que oferte desenvolvimento de competências estratégicas para as organizações e, simultaneamente, estimule os seus colaboradores com a perspectiva de flexibilidade na escolha do tipo e modalidade mais apropriados a sua forma de apreender foi realizado um estudo aplicando a metodologia de pesquisa-ação com aporte comparativo da experiência de quatro organizações brasileiras que são referência na temática de capacitação e trilhas de aprendizagem. Nesse intuito, foram utilizados dois mecanismos: a decomposição de competências e, o template adaptado do modelo de Instructional Design Made Easy (Bruce, 1997, 1999, 2004) para elaborar questões a serem utilizadas antes e depois do contato com o material didático das atividades de aprendizagem para testar o alcance do objetivo instrucional que apontou acréscimo de repertório aos participantes e possibilitou o planejamento e a concepção de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem sob os moldes blended para compor um sistema informatizado de gestão por competências.
- Proposta de um modelo de referência para as tecnologias multimédiaPublication . Ribeiro, Nuno Magalhães; Gouveia, Luis BorgesDigital multimedia has become one of the key concepts in the context of Information Systems Technologies. However, given it is now such a widely used expression, it is often loosely applied, making it difficult to compare the multiple technologies, applications and services. This paper aims at contributing to clarify the various usages of the multimedia concept by suggesting a reference model which enables the classification, the analysis and the comparison of multimedia technologies. O multimédia tem-se revelado como um dos termos mais utilizados na referência às Tecnologias e Sistemas de Informação. Verifica-se que, face ao seu uso generalizado, nem sempre é utilizada uma noção comum do que é multimédia, o que dificulta a comparação da multiplicidade de tecnologias, aplicações e serviços disponibilizados. Este artigo pretende contribuir para o esclarecimento das ocorrências do conceito multimédia pela apresentação de uma proposta para um modelo de referência que permita classificar, analisar e comparar as tecnologias multimédia.
- Proposta de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem por competênciasPublication . Chagas, Rosana; Ribeiro, Nuno Magalhães; Costa, T.DA pesquisa que resultou nesse artigo foi realizada objetivando avaliar um modelo de design instrucional para nserir em um protótipo de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem por competências. Realizada em duas etapas principais, sendo a 1ª etapa de entrevistas em 4 organizações referenciadas pela oferta de capacitação e utilização de trilhas de aprendizagem e planejamento do teste do modelo de design instrucional que utilizou a decomposição da competência gestão de processos organizacionais e o “template” adaptado de Bruce (2004) para elaborar questões prévias e pós contato do colaborador com o material dos cursos. As questões aplicadas foram tabuladas quantitativamente para mensurar se houve acréscimo de repertório nos pós testes que foram aplicados aos colaboradores de uma universidade pública. A Universidade, também disponibilizou profissionais do seu quadro de pessoal da área de tecnologia, gestão de processos, psicologia, pedagogia e alunos pesquisadores para participar da pesquisa-ação. A 2ª etapa, embasada pelos resultados do teste de design instrucional reuniu os requisitos funcionais e não funcionais adequados ao desenho do módulo de trilhas de aprendizagem por competências, protótipo já disponibilizado pelos analista e programador, aguardando a estabilidade da crise de saúde provocada pela pandemia do COVID-19, para adequação ao “novo normal” da área de capacitação e realização de testes para acoplar o módulo ao sistema informatizado de mapeamento de competências GESTCOM.