Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Proposta de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem por competências

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A pesquisa que resultou nesse artigo foi realizada objetivando avaliar um modelo de design instrucional para nserir em um protótipo de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem por competências. Realizada em duas etapas principais, sendo a 1ª etapa de entrevistas em 4 organizações referenciadas pela oferta de capacitação e utilização de trilhas de aprendizagem e planejamento do teste do modelo de design instrucional que utilizou a decomposição da competência gestão de processos organizacionais e o “template” adaptado de Bruce (2004) para elaborar questões prévias e pós contato do colaborador com o material dos cursos. As questões aplicadas foram tabuladas quantitativamente para mensurar se houve acréscimo de repertório nos pós testes que foram aplicados aos colaboradores de uma universidade pública. A Universidade, também disponibilizou profissionais do seu quadro de pessoal da área de tecnologia, gestão de processos, psicologia, pedagogia e alunos pesquisadores para participar da pesquisa-ação. A 2ª etapa, embasada pelos resultados do teste de design instrucional reuniu os requisitos funcionais e não funcionais adequados ao desenho do módulo de trilhas de aprendizagem por competências, protótipo já disponibilizado pelos analista e programador, aguardando a estabilidade da crise de saúde provocada pela pandemia do COVID-19, para adequação ao “novo normal” da área de capacitação e realização de testes para acoplar o módulo ao sistema informatizado de mapeamento de competências GESTCOM.
The research that resulted in this article was carried out aiming to evaluate an instructional design model to insert in a prototype of a computerized module of competency learning trails. Carried out in two main stages, the first stage of interviews in 4 organizations referenced by the offer of training and use of learning trails and test planning of the instructional design model that used the decomposition of the competence management of organizational processes and the "template" adapted from Bruce (2004) to elaborate previous questions and post contact of the collaborator with the material of the courses. The applied questions were tabulated quantitatively to measure whether there was an increase in the repertoire in the post-tests that were applied to the employees of a public university. The University also made available professionals from its staff in the area of technology, process management, psychology, pedagogy and research students to participate in action research. The 2nd stage, based on the results of the instructional design test, brought together the functional and non-functional requirements appropriate to the design of the competency learning trails module, a prototype already made available by the analyst and programmer, awaiting the stability of the health crisis caused by the pandemic of the COVID-19, to adapt to the “new normal” in the area of training and conducting tests to couple the module to the computerized system for mapping competencies: GESTCOM.

Description

Keywords

Trilhas de aprendizagem Gestão por competências Módulo informatizado Design instrucional Learning trails Competency management Computerized module Instructional design

Citation

Chagas, R. A. C., Magalhães Ribeiro, N., & Dias Costa, T. (2021). Proposta de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem por competências. Revista Práticas em Gestão Pública Universitária, 5(1), 183-193.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue