Browsing by Author "Moutinho, Ana Viale"
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- Andy Warthol e a era da reprodutibilidade técnicaPublication . Moutinho, Ana Viale
- Arquivos digitais: intersecção entre o educacional e o socialPublication . Moutinho, Ana Viale; Ferreira, Isabel Cristina RodriguesEste trabalho tem como objetivo mostrar como é que os Recursos Educacionais Abertos (REA), especificamente os arquivos digitais, podem fazer a interseção entre a educação, através da utilização dos seus recursos em sala de aula, e a sociedade, levando os alunos a ter uma perceção crítica sobre os conteúdos e a questionar sobre práticas ou conceitos do meio envolvente. Para isso mostraremos como é que se podem utilizar estes recursos, apresentando exemplos de alguns arquivos da área da história e da literatura, aplicando alguns deles ao PO.EX’70-80 – Arquivo da Literatura Experimental Portuguesa.
- A comunicação dirigida e os meios de comunicaçãoPublication . Moutinho, Ana Viale; noNos dias de hoje, é cada vez mais importante a personalização dos serviços, ou pelo menos dar a entender que é precisamente àquela pessoa que nos estamos a dirigir. A comunicação dirigida, tal como a entendemos hoje, é importante para estabelecer e manter boas relações com os públicos das empresas e das instituições. Assim, a comunicação deve ser interactiva, uma palavra que está na moda e que quer dizer trocar informações, fazer feedback, evitando, de uma forma cada vez mais constante e efectiva, os boatos e as barreiras à comunicação. Etimologicamente, a palavra comunicação evoluiu do verbo latino comunicare (comunicar), que significa tornar comum bens materiais, espirituais ou afectivos, como se fosse uma partilha. Mais tarde o conceito evoluiu para a acção ou atitude de entrar em relação com alguém, realçando os laços entre os indivíduos através da palavra. Nos dias de hoje, comunicar deixou de se limitar à palavra, passando para o gesto, para o corpo, para o sinal, para técnicas como a publicidade, as relações públicas ou mesmo as estradas (quando se fala em vias de comunicação). Actualmente, a palavra está tão banalizada que qualquer coisa que façamos para transmitir uma passagem do individual ao colectivo é comunicar.
- A (con)tra(d)ição das imagensPublication . Moutinho, Ana Viale
- O desejo por uma comunicação em linha que, tal como a tradição, já não é o que eraPublication . Moutinho, Ana Viale; yesDiz-se muitas vezes que a tradição já não é o que era. Fala-se na mudança de paradigma da comunicação em linha. Estes dois actos estão associados ao facto de se ter passado de uma comunicação em linha passiva (emissor-receptor) para uma colaborativa (emissor-receptor-emissor-etc.) que, segundo parece, está a agradar bastante aos utilizadores que demonstram o desejo de trabalhar e interagir com ela, em detrimento de outras formas de comunicação. Este artigo pretende mostrar como é que o desejo definido por René Descartes está ligado à forma como o usuário utiliza os diversos meios de comunicação em linha para explicar e exemplificar aspectos positivos e negativos desta comunicação, de forma a que possa maximizar os resultados provenientes desta interacção.
- (Good) images (some) psychology (items) = (good) advertising?Publication . Moutinho, Ana Viale; yesThe paper I propose is based on images used in advertising and the way some of them influence people, in a psychological perspective, to buy the advertised product or service. Advertising uses four different basic principles known as AIDA: Attention (calls the attention to the product/service), Interest (it provokes and maintains the interest), Desire (awakens it), and Action (leads people to buy or use the product/service). These principles, plus mechanisms like dream, motivation, acceptance, empathy, seduction and other theories like the psychoanalytical, for example, will tell us why an image is more effective than another. I will bring examples of some printed advertisements to show my point of view.
- Internet, museu e educação: alguns exemplos de e para Portugal e BrasilPublication . Moutinho, Ana Viale; Ferreira, Isabel Cristina Rodrigues; yesEste artigo mostra os resultados da pesquisa feita nos portais dos museus portugueses e brasileiros, cujo objectivo é entender o público-alvo dos seus Serviços de Educação e se estes têm materiais em linha que possam ser usados na preparação de actividades para as visitas. Gostaríamos de contribuir para tornar estas visitas interessantes para os alunos, apresentando oito propostas que possam ser usadas pelos sítios dos museus para melhorar os recursos educacionais.
- Marlboro: O discurso político mudou?Publication . Moutinho, Ana Viale; yesEste trabalho destina-se a dar uma ideia de como é que se relacionou a comunicação política com a das empresas tabaqueiras, qual a imagem dos EUA que a Marlboro transmite e como é que a empresa tabaqueira consegue passar a sua mensagem no meio dos protestos anti-tabagistas do século XXI.
- PO.EX'70-80 arquivo digital da literatura experimental portuguesa: comunidades e coleções no DSpacePublication . Moutinho, Ana VialeEste poster tem como objetivo apresentar uma metodologia de organização e classificação de literaturas e práticas artísticas multimodais a partir do projecto PO.EX’70-80 – Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa, o qual vai utilizar a plataforma DSpace para mostrar os seus cerca de sete mil documentos. PO-EX [POesia EXperimental] foi um movimento literário português iniciado na década de 1960 que surgiu a partir da poesia concreta e visual. Entre 2005 e 2008, o projeto “CD-ROM da PO-EX (Poesia Experimental Portuguesa - Cadernos e Catálogos)” permitiu a realização de estudos acerca do experimentalismo literário português dos anos 1960 e se criou um arquivo digital com as principais revistas, catálogos e publicações desse grupo de poetas, podendo ser consultado em www.po-ex.net. Este trabalho foi recentemente alargado aos anos 1970 e 80, aperfeiçoando e desenvolvendo os estudos e recolhas já iniciados. Ambos os projectos têm financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O projecto PO.EX’70-80 pretende “recolher, classificar e reproduzir, em formatos digitais, a poesia visual e sonora, a videopoesia, o ‘happening’ e a literatura cibernética - extensões e renovações do experimentalismo literário do período anteriormente analisado” (Torres 2009), permitindo o acesso aberto a revistas, catálogos, textos teóricos, manifestos, livros de autor, bibliografia, entrevistas com poetas; a artigos científicos sobre vários temas abrangidos no arquivo que vão contribuir para o enquadramento teórico do arquivo; e a planos de aula para ajudar a disseminar a utilização dos documentos disponíveis. Os cerca de sete mil documentos deste arquivo foram organizados numa plataforma DSpace numa única coleção intitulada “Poesia Experimental Portuguesa”. Esta está dividida em três comunidades que, por sua vez, se repartem em sub-comunidades: Materialidades - Digitais, Fonográficas, Performativas, Planográficas, Tridimensionais e Videográficas; Metatextualidades - Metatextualidades Autorais e Recepção Crítica; Paratextualidades). Estas sub-comunidades vão derivar em coleções. Todos estes itens são ainda classificados através de um conjunto fechado de palavras-chave (‘keywords’ ou ‘subject’) e de um conjunto de campos do DSpace baseados em Dublin Core (Torres, Portela e Sequeira 3). Por se tratar de um projeto ainda em construção, trata-se de uma proposta de a sua taxonomia que é relacional e processual, mas que poderá vir a sofrer alterações.
- Publicidade, tabaco e estratégiasPublication . Moutinho, Ana Viale; Nunes, Laura M.; yesO tabaco, chegado à Europa através do movimento dos Descobrimentos, exibe uma história impregnada dos efeitos da publicidade. Nomeadamente, o consumo generalizado do cigarro foi-se instalando em obediência a estratégias publicitárias astutamente delineadas. Actualmente alvo de campanhas dissuasoras, o tabagismo já foi estimulado por uma máquina publicitária poderosa e muito apelativa. Este trabalho apresenta uma breve história do tabaco, procurando evidenciar a determinante influência da publicidade sobre a evolução do consumo tabágico, dando como exemplo as estratégias utilizadas pela Camel.