ESSFP (OTA) - Terapêutica da Fala
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSFP (OTA) - Terapêutica da Fala by Author "Dantas, Cátia Sofia Oliveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Exposição a conteúdos multimédia em língua não-materna vs. o desenvolvimento da linguagem em crianças com idade pré-escolar - perceção de terapeutas da fala, educadores e cuidadoresPublication . Dantas, Cátia Sofia Oliveira; Peixoto, VâniaIntrodução: Atualmente é consensual a influência do meio envolvente e experiências vivenciadas pela criança no desenvolvimento da linguagem. Objetivo: Compreender a perceção dos inquiridos acerca do impacto da exposição a conteúdos multimédia em língua não-materna no desenvolvimento da linguagem, comparar o número de horas que as crianças estão expostas aos conteúdos multimédia em língua não-materna com a perceção acerca do impacto desta exposição no desenvolvimento, compreender se foram verificadas alterações, relativas a este tipo de exposições, durante os períodos de confinamento. Método: Aplicou-se um questionário a terapeutas da fala, educadores e cuidadores, referente à perceção que estes tinham relativamente ao impacto da exposição a conteúdos multimédia, em língua não-materna, no desenvolvimento da linguagem da criança, em idade pré-escolar. Resultados: 97,7% da população em estudo contacta com crianças que estão expostas a conteúdos multimédia em língua não-materna, e cerca de 50% afirma uma exposição de 1-2 horas diárias. Sendo que 70,4% afirmou um aumento desta exposição durante o período de confinamento. De uma forma geral a amostra considera haver impactos no da criança devido a este tipo de exposição. Conclusão: A amostra em estudo apresenta uma perceção variável da existência de impactos no desenvolvimento da linguagem devido à exposição a conteúdos multimédia em língua não-materna.