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Exposição a conteúdos multimédia em língua não-materna vs. o desenvolvimento da linguagem em crianças com idade pré-escolar - perceção de terapeutas da fala, educadores e cuidadores

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Abstract(s)

Introdução: Atualmente é consensual a influência do meio envolvente e experiências vivenciadas pela criança no desenvolvimento da linguagem. Objetivo: Compreender a perceção dos inquiridos acerca do impacto da exposição a conteúdos multimédia em língua não-materna no desenvolvimento da linguagem, comparar o número de horas que as crianças estão expostas aos conteúdos multimédia em língua não-materna com a perceção acerca do impacto desta exposição no desenvolvimento, compreender se foram verificadas alterações, relativas a este tipo de exposições, durante os períodos de confinamento. Método: Aplicou-se um questionário a terapeutas da fala, educadores e cuidadores, referente à perceção que estes tinham relativamente ao impacto da exposição a conteúdos multimédia, em língua não-materna, no desenvolvimento da linguagem da criança, em idade pré-escolar. Resultados: 97,7% da população em estudo contacta com crianças que estão expostas a conteúdos multimédia em língua não-materna, e cerca de 50% afirma uma exposição de 1-2 horas diárias. Sendo que 70,4% afirmou um aumento desta exposição durante o período de confinamento. De uma forma geral a amostra considera haver impactos no da criança devido a este tipo de exposição. Conclusão: A amostra em estudo apresenta uma perceção variável da existência de impactos no desenvolvimento da linguagem devido à exposição a conteúdos multimédia em língua não-materna.
Introduction: Currently, there’s a consensus on the influence of the environment and experiences lived by the child on language development. Objective: To understand the perception of respondents about the impact of exposure to multimedia content in a non-native language on language development, to compare the number of hours that children are exposed to multimedia content in a non-native language with the perception of its impact. developmental exposure, understand if there were any changes related to this type of exposure during periods of confinement. Method: A questionnaire was applied to speech therapists, educators and caregivers, regarding their perception of the impact of exposure to multimedia content, in nonnative language, on the language development of children in preschool age. Results: 97.7% of the study population comes into contact with children who are exposed to multimedia content in a non-native language, and about 50% claim an exposure of 1-2 hours a day. 70.4% reported an increase in this exposure during the confinement period. In general, the sample considers that there are impacts on the child's development due to this type of exposure Conclusion: The sample under study presents a variable perception of the existence of impacts on language development due to exposure to multimedia content in non-native language.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Fala

Keywords

Conteúdos multimédia Língua não-materna Desenvolvimento da linguagem Multimedia content Non-native language Language development

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