FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado
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Browsing FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado by Author "Agostinho, Olivia Cazamba"
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- Estudo sobre a satisfação dos docentes do Instituto Médio de Administração e Gestão da Urbanização Nova VidaPublication . Agostinho, Olivia Cazamba; Cardoso, AntónioO presente trabalho de pesquisa produziu um estudo sobre satisfação dos docentes de uma instituição de ensino. A satisfação pode significar sentimento de bem-estar, contentamento que se manifesta nas pessoas com resultado da realização do que se espera, e ou deseja do bom êxito de qualquer actividade. A satisfação é possível alcançar em determinadas situações quando se toma em consideração algumas factores. Importa ainda realçar que o estudo de satisfação realizado no Instituto Médio de Administração e Gestão (IMAG) sobre a satisfação dos docentes, permitiu identificar os factores que contribuem na satisfação global. Nesta pesquisa foi utilizado o modelo de satisfação EST ( Escala de Satisfação no Trabalho) no estudo sobre satisfação no IMAG aos Docentes. O modelo analisa a relação da satisfação com os factores (Idade, género, categoria profissional, tempo de serviço, condições de trabalho, promoção e progressão na carreira, remuneração e benefícios, relacionamento com os colegas, valorização e reconhecimento, estilo de liderança e o clima organizacional), tido como base da formulação do questionário do estudo, que sofreu alguns arranjos, ajustes e adaptações considerando a realidade do sector do ensino, da docência em Angola, tal como consta no capítulo III deste estudo, cujos resultados revelam consistência, fiabilidade e validade do questionário aplicado. A pesquisa foi caracterizada por um estudo de caso, de abordagem descritivo e quantitativo. Os dados foram coletados por meio de um questionário a 59 docentes do IMAG. Para análise das informações, utilizou-se o programa SPSS 21.1 (Software Statistical Package for the Social Science), cujo tratamento estatístico foi apoiado por técnicas multivariadas, incluindo a modelagem de equações estruturais. Para terminar, com base nos resultados, foi possível perceber e evidenciar que os factores (variáveis subjacentes) têm um efeito de uma relação positiva fraca e significante na satisfação dos docentes.