FCT (GTRS) - Relatórios Internos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCT (GTRS) - Relatórios Internos by Author "António, Paulo Francisco"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Análise de um sistema de backoffice de Ensino a Distância para a Universidade Católica de AngolaPublication . António, Paulo Francisco; Gouveia, Luis BorgesO rápido e crescente desenvolvimento de recursos técnicos de comunicação e de informação digital tem possibilitado cada vez mais romper com as barreiras da distância, das dificuldades de acesso à educação e dos problemas de aprendizagem de quem “estuda individualmente, mas não isolado e sozinho” e pretende investir na aquisição de conhecimento especializado. O presente Relatório tem como objectivo a Análise de Sistema do BackOffice da Plataforma de Ensino à Distância para a Universidade Católica de Angola, apresentando a descrição das técnicas e ferramentas utilizadas na implementação deste sistema. O BackOffice do Sistema de Ensino a Distância visa colmatar as dificuldades e constrangimentos que muitos alunos têm em relação à frequência do Ensino Presencial. Muitos dos alunos têm limitações de tempo e muitos afazeres complementares que impedem a frequência do regime presencial. Deste modo, propõe-se o estabelecimento de uma plataforma que ajudará todas as pessoas que residem fora de Luanda, a terem também acesso a um Ensino com as mesmas exigências de rigor e qualidade, mas com as questões de locomoção ao campus universitário resolvidas por este Sistema, desde que tenham acesso à Internet para utilizar o Sistema everywhere, anywhere e anytime.
- Estudo Preliminar de um Sistema de Acolhimento para Alunos da Universidade Católica de AngolaPublication . António, Paulo Francisco; Gouveia, Luis BorgesA vida académica no seu início, coloca desafios novos aos alunos: novos ambientes, novas experiências e novos desafios. A transição do ensino médio para o ensino superior em que os alunos mantêm o primeiro contacto com o ensino superior (neste contexto, com a universidade) exige sempre adaptação e o sucesso dessa adaptação pode influenciar no grau de aproveitamento e na qualidade de experiencia de cada aluno. Segundo as experiências vividas pelos alunos, foi difícil interagir com a universidade, desde a sua organização e unidades de ensino, bem como todas as áreas indispensáveis ao funcionamento da universidade. No sentido de personalizar as necessidade de um aluno do 1º ano e facilitar a sua interacção com a universidade, aproveitando os seus colegas de outros anos e o suporte de tecnologia, é estudado um sistema de acolhimento que possa satisfazer as necessidades no contacto com a Universidade. Este problema podia ser estudado com recurso as métodos e técnicas disponibilizadas em Interacção Homem-Máquina, propondo de um sistema de ajuda os alunos caloiros para estes a conhecerem e localizarem com maior facilidade os recursos disponíveis na Universidade. O relatório descreve a implementação de um SISTEMA DE ACOLHIMENTO para os alunos caloiros tendo em conta as suas necessidades específicas e propõe um protótipo de interface de baixa fidelidade para testes de usabilidade.