FCHS (DCEC) - Ciências da Comunicação
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCEC) - Ciências da Comunicação by advisor "Galhardo, Andreia"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- As celebridades nos anúncios publicitários e a sua relação com as marcas: um olhar sobre a actualidadePublication . Santos, Ricardo José Ferreira dos; Galhardo, AndreiaA presença de celebridades nos anúncios, seja qual for o meio publicitário em que estes se possam encontrar, é hoje um facto tomado comum. Este trabalho monográfico pretende observar e analisar de perto essa realidade, tentando perceber o porquê da, cada vez maior, aposta das marcas neste grupo segmentado de pessoas. Após uma abordagem geral ao conceito de marca e à importância do poder persuasivo das figuras públicas, faz-se uma investigação sobre os mais recentes anúncios publicitários com a participação de celebridades. Por fim, apresenta-se um estudo empírico qualitativo, baseado num estudo de Costa Pereira e Veríssimo em 2003, constatando alguns factores das personagens que vemos na publicidade contemporânea portuguesa, incidindo especialmente no grupo dos famosos. Após a apresentação de resultados apresentam-se as conclusões finais do trabalho.
- As celebridades nos anúncios publicitários e a sua relação com as marcas: um olhar sobre a actualidadePublication . Santos, Ricardo José Ferreira dos; Galhardo, AndreiaA presença de celebridades nos anúncios, seja qual for o meio publicitário em que estes se possam encontrar, é hoje um facto tornado comum. Este trabalho monográfico pretende observar e analisar de perto essa realidade, tentando perceber o porquê da, cada vez maior, aposta das marcas neste grupo segmentado de pessoas. Após uma abordagem geral ao conceito de marca e à importância do poder persuasivo das figuras públicas, faz-se uma investigação sobre os mais recentes anúncios publicitários com a participação de celebridades. Por fim, apresenta-se um estudo empírico qualitativo, baseado num estudo de Costa Pereira e Veríssimo em 2003, constatando alguns factores das personagens que vemos na publicidade contemporânea portuguesa, incidindo especialmente no grupo dos famosos. Após a apresentação de resultados apresentam-se as conclusões finais do trabalho.
- Comunicação para dois ‘Egos’Publication . Ferreira, Elda Maria Lopes da Mota Leite; Galhardo, AndreiaUma das marcas da actual sociedade de consumo é a inegável tendência para, dia-a-dia, aumentar o desejo pela aquisição do novo. Nesta adesão à novidade, também a aparência, o comportamento, o bem-estar e a qualidade de vida são elementos que vêm ganho apetência por parte dos consumidores. Dia-após-dia, a posse de objectos torna-se importante, mas a aparência, o conforto, o bem-estar e a qualidade de vida são também tidos em linha de conta. Eis os quatro elementos que ultimamente têm ganho um novo fôlego junto dos consumidores. Vivemos numa sociedade em que a efemeridade da moda toma conta das pessoas e o culto do corpo é uma necessidade do ego. Entre objectos e cuidados de cosmética, já não é apenas a mulher a consumista por excelência. Nos últimos anos, o homem tem apostado na aparência e tornou-se num alvo apetecível. Para este novo target, recentemente emergido, muito têm contribuído a publicidade e as publicações masculinas que aconselham o homem nos cuidados com a aparência: a beleza. Ora, se a publicidade influencia os comportamentos masculinos e se há uma procura por parte deles de publicações com a finalidade de os aconselhar de tendências da moda e de cuidados para ficar mais belo, temos na publicidade e, no jornalismo (através das revistas), duas formas de comunicação para atingir o ego masculino. Por isso, esta monografia conta com o caso de estudo de duas publicações inéditas em Portugal – a Ego Feminina e a Ego Masculina – duas revistas com a mesma linha editorial, que se dedicam inteiramente aos principais assuntos e interesses do público alvo a que se dirigem: Mulheres e Homens, respectivamente. Numa análise aos conteúdos, quer jornalísticos, quer publicitários, tentaremos ver o quanto o consumismo é absorvido pela sociedade.