Departamento de Ciências da Enfermagem e Tecnologias de Saúde
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Browsing Departamento de Ciências da Enfermagem e Tecnologias de Saúde by advisor "Afonso, Delmina"
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- Alcoolismo e adolescênciaPublication . Almeida, Sofia Miguel Caetano de; Afonso, DelminaOs padrões de consumo de álcool têm vindo a alterar-se, em especial nas camadas mais jovens da população, com o aumento do consumo de bebidas destiladas e de grandes quantidades em períodos curtos de tempo, sendo actualmente o consumo de álcool encarado como um desafio para a sociedade, pois esta substância psicotrópica é lícita e tem grande aceitação social. A finalidade deste estudo é descrever as variáveis que influenciam o consumo de álcool na adolescência. A população deste estudo é constituída pelos alunos do 9º ano, 10º, 11º e 12º ano de escolaridade de uma Escola Secundária da cidade de Aveiro, sendo a amostra de 60 alunos. Foi utilizado um processo de amostragem não probabilístico e uma amostra por conveniência. O corrente estudo é exploratório e descritivo, de nível I e a metodologia utilizada na investigação do mesmo, é quantitativa. Como instrumento de colheita de dados utilizou-se um questionário e o tratamento estatístico foi realizado utilizando o programa SPSS na versão 13.0. O trajecto foi feito com o objectivo de contribuir para a consciencialização do investigador e da população da necessidade iminente de planear e por em prática intervenções que possam diminuir o consumo de álcool numa faixa etária precoce, assim com enriquecer a investigação em Enfermagem e melhorar a saúde e qualidade de vida da população.
- Alcoolismo no feminino: o consumo de bebidas alcoólicas em alunas universitárias – uma amostra da FCS-UFP do PortoPublication . Pinto, Liliana de Fátima Nogueira; Afonso, DelminaTendo presente o tema deste trabalho, “Alcoolismo no Feminino: O Consumo de Bebidas Alcoólicas em Alunas Universitárias – uma amostra da FCS-UFP do Porto”, desenvolveu-se um estudo quantitativo e descritivo. Com este trabalho pretende-se descrever o consumo de bebidas alcoolizadas por parte das alunas do quarto ano de Enfermagem. As questões de investigação a que este trabalho pretende ar resposta são: • Qual o inicio do consumo de álcool (idade e com quem foi a primeira experiência? • Qual o padrão de consumo de bebidas alcoólicas por parte das alunas do quarto ano de Enfermagem da FCS-UFP do Porto? • Qual a frequência com que os investigados consomem bebidas alcoólicas? • Qual o tipo de bebida alcoólica mais consumida? • Quais as principais razões que levaram ao consumo de álcool? • Quais as principais consequências a curto prazo do consumo de álcool? • A família dos inquiridos tem hábitos de consumo de bebidas alcoólicas? Como instrumento de colheita de dados, foi utilizado um questionário, de modo por um lado a caracterizar a amostra e por outro a dar resposta às questões de investigação. Os questionários foram entregues aos 65 elementos constituintes da amostra. O método de amostragem foi o probabilístico, enquanto que o tipo de amostragem foi a amostragem aleatória simples. No tratamento de dados utilizaram-se medidas de estatística descritiva. Neste trabalho achou-se pertinente abordar conteúdos como: a História do Álcool; o Consumo de Álcool em Portugal; Problemas associados ao álcool; Prevenção do consumo de álcool; o Consumo de álcool em contexto universitário, Perspectiva histórica sobre o alcoolismo, Dependência alcoólica e o Alcoolismo no Feminino. Com este trabalho concluiu-se que o início do consumo de álcool é precoce, é geralmente iniciado na companhia de amigos com vista a acompanhar o grupo. Em relação à frequência de consumo comprovou-se que bebem pelo menos uma vez por mês, na companhia dos amigos, no período nocturno em festas/eventos sociais. É de ressalvar que o grupo estudado é um grupo consciente dos efeitos do consumo excessivo de álcool e com autocontrolo.
- Consumo de substâncias cannabinóides dos alunos do 1º e 4º ano da licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa - PortoPublication . Oliveira, Rui Filipe Santos; Afonso, DelminaO trabalho que se apresenta surge no âmbito da Unidade Curricular de Projecto de Graduação e Integração Profissional, leccionada no 2º Semestre do 4º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, da Escola Superior de Saúde da Universidade Fernando Pessoa (UFP) e está subordinado ao tema “Consumo de Substâncias Cannabinóides dos Alunos do 1º e 4º ano da Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa”. O presente estudo é de carácter descritivo com uma abordagem quantitativa, foi realizado na Universidade Fernando Pessoa - Porto, e tem por objectivos: desenvolver conhecimentos sobre a temática das drogas; conhecer os consumos praticados por determinados alunos na instituição de ensino supracitada; perceber se de alguma forma toda a envolvência referente à vida académica influência os consumos e tentar perceber de que forma a Enfermagem pode actuar neste campo. Com este estudo conclui-se que não existem consumos descontrolados e somente uma pequena porção apresenta consumos que podem vir a ser problemáticos. Analisou-se também que os consumos tendem a ser ligeiramente superiores nos alunos do 4º ano face aos do 1º ano, tanto nos últimos 12 meses como também nos últimos 30 dias. Todavia, observou-se que a grande maioria da totalidade dos inquiridos, 60%, referiu nunca ter sequer experimentado uma vez que fosse substâncias cannabinóides. The work is presented in the scope of the Graduate Project and Professional Integration Course, taught in the 4th year second semester of the Nursing’s Bachelor at the School of Health Sciences in Universidade Fernando Pessoa (UFP) and its theme as to do with the consumption of cannabinoid substances in students attending the 1st and 4th year of Nursing Degree from this University. This study is descriptive in nature with a quantitative approach, was conducted at the Universidade Fernando Pessoa - Porto, and aims to: develop knowledge about the subject of drugs, knowing the consumption practiced by certain students in the educational institution mentioned above; see if somehow all the surroundings on the academic life influence the intake and try to understand how nursing can act in this field. This study concludes that there are no uncontrolled consumption and only a small portion reveals that might become problematic. It was also analyzed that the intakes tend to be slightly higher in the 4th year students compared to the 1st year, both in the last 12 months as well as in the past 30 days. However, it was observed that the vast majority of all respondents, 60% reported never having experienced cannabinoids substances.
- Depressão nos idosos que frequentam o centro de dia de CedofeitaPublication . Cornélio, Orlanda; Afonso, DelminaA depressão é um dos distúrbios psiquiátricos mais frequentes nos idosos, muitas vezes não diagnosticado, que causa uma significativa morbilidade e mortalidade e cuja prevalência aumenta quando se trata de população idosa. Por ser um tema pertinente e cada vez mais comum nos nossos dias, é que esta temática foi escolhida. Com o presente estudo, pretendeu-se conhecer a população de idosos que frequentam o Centro de Dia de Cedofeita, identificar a incidência de Depressão nos idosos que frequentam Centro de Dia de Cedofeita e identificar os factores que favorecem o aparecimento de Depressão nos idosos que frequentam o Centro de Dia de Cedofeita. A fim de dar resposta aos objectivos enunciados, colocaram-se os seguintes problemas de investigação, “Quais as características dos idosos do Centro de Dia de Cedofeita? Qual a incidência de Depressão nos idosos que frequentam o Centro de Dia de Cedofeita? Quais os factores que favorecem o aparecimento de Depressão nos idosos que frequentam o Centro de Dia de Cedofeita?” O método de estudo utilizado foi o descritivo, de natureza quantitativa. O tratamento de dados foi realizado com recurso ao SPSS (Statistic Package for Social Sciences), versão 17,0. Para uma melhor compreensão desta temática foi feita uma abordagem teórica ao processo de envelhecimento, idoso, depressão e tipos de depressão, tal como a sua prevenção. A amostra estudada considerou 32 idosos que frequentam o Centro de Dia de Cedofeita, com uma média de idade 71 anos e uma percentagem de 78,1% de mulheres e 21,9% de homens. Para a identificação da incidência de depressão, recorreu-se a um inquérito de perguntas de caracterização e pela Escala Geriátrica de Depressão (Geriatric Depression Scale) traduzida, aferida e adapta à população portuguesa por Veríssimo (1998). Os resultados indicam uma prevalência de 56,3% depressão de gravidade moderada, 3,1% de casos com depressão grave e 40,6% de idosos com depressão leve, no que diz respeito à avaliação de depressão.
- A importância que os alunos do 4º ano da licenciatura em Enfermagem da U.F.P atribuem à escuta activa na recuperação de doentes psiquiátricosPublication . Reis, Emiliana da Costa; Afonso, DelminaHoje e cada vez mais, a Investigação em Enfermagem tem um papel determinante no desenvolvimento e na consolidação de novos conhecimentos. Como tal, no âmbito da Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa, foi proposta a realização de uma monografia, sendo esta parte dos requisitos para obtenção do grau de licenciado. Deste modo, o tema abordado no presente trabalho, intitula-se “A importância que os alunos do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem da U.F.P atribuem à Escuta Activa na recuperação de doentes psiquiátricos”. Sendo que o principal objectivo é conhecer a importância que os alunos do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem da U.F.P atribuem a Escuta Activa na recuperação de doentes psiquiátricos e, consequentemente se estes mesmos alunos a executam quando lhes é oportuno. A população – alvo deste estudo refere-se aos alunos do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem da U.F.P, com uma amostra de 40 alunos, que integram o 4º ano. No referente trabalho, adoptou-se por um estudo, descritivo simples, utilizando como instrumento de colheita de dados, o questionário, constituído por perguntas de resposta fechada. Como método, optou-se por um método de investigação quantitativa. No que diz respeito ao tratamento dos dados recolhidos, após realizada a respectiva análise e sua discussão, verificou-se que os alunos do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem da U.F.P atribuem grande importância a Escuta Activa e executam-na nos diversos Ensinos Clínicos pelos quais foram passando ao longo do curso. Com este trabalho de investigação procurou-se fomentar uma atitude de carácter crítico – reflexiva, para melhorar a relação interpessoal nos cuidados de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica. Today and increasingly, research in Nursing represents a determining role in the development and consolidation of new Knowledge. As such, within the ambit of the Nursing Science Degree at the Fernando Pessoa University, the production of a monograph, which is part of the requirements for obtaining a Degree. Therefore, the subject of this work, entitled “The importance the students of 4th year of the Nursing Science Degree at the UFP, attribute active listening in the recovery of psychiatric patients”. Since the main objective is to understand the importance that the students of 4th year of the Nursing Science Degree at the UFP attribute active listening in the recovery of psychiatric patients, and consequently if these same students perform when they’re appropriate. The target population for this study refers to students of 4th year of the Nursing Science Degree at the UFP, with a sample of 40 students, within the 4th year. In the current research work, has been adopted as study type, simple descriptive, using as an collecting data, a questionnaire, incorporating questions of closed. As a method, has been adopted a method of quantitative research. Within regard to the processing of data collected performed it’s analysis and discussion, it was found that students in the 4th year of the Nursing Science Degree at the UFP attach great importance to active listening and performing it in various clinical placements for which passed along the course. With this research instigates an attitude of critical analysis, to improve interpersonal relations in nursing care in Mental Health and Psychiatric.
- A utilização da música como coadjuvante terapêutico na saúde mental e psiquiatriaPublication . Cardoso, Armando Jorge da Silva; Afonso, DelminaNo âmbito da Licenciatura em Ciências da Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa, foi proposta a realização de uma monografia subordinada a um tema à escolha, de acordo com os objectivos da licenciatura. O tema escolhido foi: a utilização da música como coadjuvante terapêutico na Saúde Mental e Psiquiatria. As finalidades deste estudo são relatar quais as vantagens da utilização da música nos diferentes diagnósticos de enfermagem e saber se há necessidade de formação para que os enfermeiros possam utilizar esta técnica de forma mais eficaz, caso ela se demonstre importante e eficiente. Os resultados obtidos através desta investigação indicaram que grande parte dos enfermeiros do Hospital Magalhães Lemos, Serviço de Internamento não recorre à música como coadjuvante terapêutico, no entanto todos consideram a música um instrumento valioso e que urge uma formação neste domínio. De acordo com a nossa amostra actua positivamente nos diferentes diagnósticos de Enfermagem. Esta investigação revelou-se inconclusiva, pois haveria necessidade de recorrer a outras instituições hospitalares de índole psiquiátrica para comparar os resultados e comprovar se de facto a música é um instrumento ainda pouco utilizado pelos enfermeiros na terapêutica da Saúde Mental e Psiquiatria em Portugal e se de facto a utilização desta como coadjuvante terapêutico na Saúde Mental e Psiquiatria é positiva em quase todos os diagnósticos de enfermagem. A música rodeia-nos. Os sons estão constantemente a interagir com o ser humano. Cabe ao enfermeiro a difícil tarefa de seleccionar o som que mais se adeqúe ao paciente dentro da vasta “paleta sonora” que tem ao seu alcance. Dessa forma a música pode ser utilizada para melhorar comportamentos, fomentar a criatividade, comunicação, socialização, aliviar a dor, promover um bem-estar físico e psíquico, ajudar ao auto-conhecimento, à auto-reflexão para que assim o doente reconstrua a sua identidade e consiga mais facilmente superar as barreiras que a sua patologia impõe. Within the ambit of the Nursing Science Degree at the Fernando Pessoa University, the production of a monograph was proposed subjected to a selected theme according to the objectives of the course. The chosen subject was: The Usage of Music as part of Mental Illness and Psychiatry therapy. The goals of this study are: telling the advantages of the use of music in different nursing diagnoses and knowing if formation is needed so that nurses can use this technique whenever necessary and effectively. The results of this investigation showed that most of Hospital Magalhães Lemos’s nurses don’t use music as part of mental illness and psychiatry therapy. Although they consider that it is a valuable mean of therapy and it urges formation within this. Music Therapy is very helpful in the different nursing diagnoses. This investigation was inconclusive, since it would be needed the same type of study in other Mental Institutions so that we can compare results. That way we can see if the usage of Music therapy is really helpful in almost nursing diagnoses. Music is all around us. The Sound is constantly interacting with the human being. It’s up to the nurses to make the difficult task of selecting the most appropriate sound to the patient. Music can be used to improve behavior, to enhance creativity, communication, socialization, pain reliever, promote physical and psiquic well-being, it can help the self-knowledge, self-reflection so that the patient can rebuild his own identity and that way he can get through the illness barriers.
- Vulnerabilidade ao stress e estratégias de coping nos alunos de enfermagemPublication . Morais, Mónica Alexandra Mendes; Afonso, DelminaO Stress é uma temática bastante em voga hoje em dia. É sabido que se está a tornar uma patologia frequente, em profissionais de saúde, o que torna interessante estudar a vulnerabilidade ao stress nos estudantes com vista a prevenir perturbações mais graves como a Síndrome de Burnout. A escolha deste tema deriva de uma motivação pessoal para o estudo desta perturbação. A amostra em estudo é de 80 inquiridos que frequentam a Licenciatura de Enfermagem na Universidade Fernando Pessoa, sendo 20 alunos de cada ano A média de idades da amostra é de 21,36 anos, 20 são do género masculino (25%) e 60 do género feminino (75), havendo por isso uma predominância do género feminino. A investigação permitiu verificar uma associação inversa entre a presença de vulnerabilidade ao stress e a eficácia de resolução de problemas. Assim, os alunos a frequentar o 1º ano e 4º ano da Licenciatura de Enfermagem apresentam maior vulnerabilidade ao stress e são eles que possuem menor capacidade de resolução de problemas, ou seja sempre que o score de vulnerabilidade ao stress aumenta, as estratégias de coping diminuem. Observou-se também que a maior parte da amostra evita a estratégia pedido de ajuda, confronto e resolução activa de problemas e em contrapartida utiliza de forma eficaz o abandono passivo perante as situações e agressividade externalizada. Em suma, apesar do estudo não ser conclusivo acerca da influência das estratégias de coping utilizadas e a vulnerabilidade do stress, bem como em relação ao ano de licenciatura, parece bem patente que os estabelecimentos de Ensino Superior numa primeira análise, e locais de trabalho, posteriormente, deverão criar estruturas de suporte emocional afim de minorar o impacto do stress na vida dos alunos e recém-licenciados.