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Abstract(s)
O Stress é uma temática bastante em voga hoje em dia. É sabido que se está a tornar uma patologia frequente, em profissionais de saúde, o que torna interessante estudar a vulnerabilidade ao stress nos estudantes com vista a prevenir perturbações mais graves como a Síndrome de Burnout. A escolha deste tema deriva de uma motivação pessoal para o estudo desta perturbação.
A amostra em estudo é de 80 inquiridos que frequentam a Licenciatura de Enfermagem na Universidade Fernando Pessoa, sendo 20 alunos de cada ano A média de idades da amostra é de 21,36 anos, 20 são do género masculino (25%) e 60 do género feminino (75), havendo por isso uma predominância do género feminino.
A investigação permitiu verificar uma associação inversa entre a presença de vulnerabilidade ao stress e a eficácia de resolução de problemas. Assim, os alunos a frequentar o 1º ano e 4º ano da Licenciatura de Enfermagem apresentam maior vulnerabilidade ao stress e são eles que possuem menor capacidade de resolução de problemas, ou seja sempre que o score de vulnerabilidade ao stress aumenta, as estratégias de coping diminuem.
Observou-se também que a maior parte da amostra evita a estratégia pedido de ajuda, confronto e resolução activa de problemas e em contrapartida utiliza de forma eficaz o abandono passivo perante as situações e agressividade externalizada.
Em suma, apesar do estudo não ser conclusivo acerca da influência das estratégias de coping utilizadas e a vulnerabilidade do stress, bem como em relação ao ano de licenciatura, parece bem patente que os estabelecimentos de Ensino Superior numa primeira análise, e locais de trabalho, posteriormente, deverão criar estruturas de suporte emocional afim de minorar o impacto do stress na vida dos alunos e recém-licenciados.
Description
Monografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau Licenciada em Enfermagem