FCHS (DCEC) - Relatórios Técnico/Científicos
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Browsing FCHS (DCEC) - Relatórios Técnico/Científicos by advisor "Cunha, Pedro"
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- Avaliação de desempenhoPublication . Alves, Maria da Piedade Gonçalves Lopes; Cunha, PedroA sociedade é cada vez mais exigente com os serviços que lhe são prestados. Em qualquer organização, os funcionários são o seu ativo mais importante, o elemento chave de concretização das suas estratégias. Daí que a motivação no trabalho deva ser uma preocupação constante dos líderes das organizações. O atual ambiente organizacional – de instituições públicas ou privadas – é altamente dinâmico e competitivo, o que exige respostas rápidas eficazes através de performances de qualidade, o que leva a um aumento de pressão sobre os líderes e gestores a quem se exige desempenhos de grande qualidade. A liderança emerge como um fator com influência sobre os comportamentos e sobre as atitudes dos colaboradores, quer pela relação interpessoal – em líderes e subordinados – quer por porem em prática os objetivos estratégicos e de GRH. A avaliação de desempenho tem por principal objetivo melhorar a performance dos funcionários, assim como, o desempenho da organização. Esta, deve ser um processo contínuo, devendo ter uma história e prospetiva, devendo integrar os objetivos individuais com os organizacionais De acordo com a nossa investigação, verificámos que os sistemas de avaliação são uma importante ferramenta de diagnóstico, possibilitam a adequação de desempenho dos funcionários e dos seus comportamentos, assimcomo, o surgimento de novas estratégias na resolução de problemas, quer por parte das chefias quer dos subordinados e, quando bem-feita, avaliação de desempenho é, sem dúvida, uma ferramenta de gestão.
- Comunidade de aprendizagem: desafios e perspectivas de um modelo de gestão participativa para a universidadePublication . Acosta, Ana Jamila; Cunha, PedroEste Relatório de Pesquisa apresenta o estudo desenvolvido sobre o estado do conhecimento da instituição Universidade com base em sua ancestralidade, a partir das sociedades hidráulicas, seu surgimento e sua trajetória até a contemporaneidade, com o objetivo de propor/construir referenciais para um modelo teórico-prático de gestão no qual a Universidade possa se constituir em comunidade de aprendizagem à luz da tríade ensino, pesquisa e extensão, na pluralidade de seus âmbitos gestores. O estudo investigou a evolução da Universidade e a configuração de sua missão à luz das condições específicas de tempos e espaços sociais, políticos, culturais e econômicos no seu âmbito de atuação, no decorrer dos séculos e os desafios e perspectivas que enfrenta no século XXI. À luz de um suporte metodológico qualitativo, bibliográfico, descritivo e histórico, o estudo propõe referenciais que balizam um modelo de gestão, alicerçado no entrelaçamento simbiótico dos princípios de comunidades de aprendizagem e gestão universitária democrática, amparado pela similaridade de princípios e valores, tais como democracia, participação, compartilhamento, solidariedade, inclusão, dialogicidade, todos circundados pelas dimensões da liberdade.
- Gestão construtiva de conflitos, comprometimento organizacional e cidadania organizacional: contributos teórico-empíricos para a análise tridimensional na área da educaçãoPublication . Cordeiro, João Pedro Pina; Cunha, PedroEm contextos de crise, marcados profundamente não só pela mudança, mas pela própria descontinuidade da mudança, as organizações têm de (re)centrar as formas de gestão cujo enfoque deve estar centrado na aplicação de políticas que apostem e valorizem os seus recursos humanos, destacando a importância do estudo do comportamento humano nas organizações. Desde há muitos anos que a comunidade científica, sobretudo da área do comportamento organizacional, tem sublinhado a importância de se colocar o estudo do conflito no centro do debate da investigação sobre a gestão, em termos gerais, e sobre o comportamento organizacional e a gestão de recursos humanos, em termos específicos, já que o mesmo, quando gerido de forma positiva e construtiva, pode contribuir decisivamente para o desempenho dos indivíduos, dos grupos e das organizações. No seguimento desta ideia, realizou-se uma investigação teórico-empírica que permita uma melhor compreensão da dinâmica estabelecida entre gestão construtiva de conflitos, comprometimento organizacional e comportamentos de cidadania organizacional em contexto educativo. Mais especificamente, pretendeu-se, por um lado, identificar, analisar e compreender de que forma a utilização de diferentes estratégias de gestão (construtiva) de conflitos pelos profissionais está (ou pode estar) na origem de diferentes formas e níveis de comprometimento organizacional, e, por outro lado, de que forma os diferentes níveis de comprometimento organizacional está (ou pode estar) na origem de diferentes tipos de comportamentos de cidadania organizacional. Paralelamente, procurou-se analisar o processo de articulação entre as variáveis sociodemográficas e profissionais e os estilos de gestão de conflitos. Em termos metodológicos, após a revisão da literatura, realizou-se um estudo de caso numa instituição de ensino superior, suportado pela análise documental e pela aplicação do inquérito por questionário administrado a uma amostra profissionais 127 não-docentes (dirigentes, chefias, técnicos, especialistas e assistentes). Para o tratamento dos dados utilizou-se o programa SPSS/AMOS25, tendo-se privilegiado a utilização da técnica de modelação de equações estruturais (MEE). Os resultados indicam que a preconização de diferentes estilos de gestão de conflitos origina diferentes tipos de comprometimento organizacional, os quais dão como resposta diferentes comportamentos de cidadania organizacional. Os profissionais preconizam diferentes estilos de gestão de conflitos, estão comprometidos com a organização (sobretudo a nível afetivo) e desenvolvem comportamentos de cidadania organizacional. Os estilos de gestão de conflitos dão origem a diferentes tipos de comprometimento organizacional: a competição e o evitamento geram um comprometimento tendencialmente instrumental; o compromisso revela um comprometimento tendencialmente afetivo e normativo; a anuência e a colaboração resultam em comportamentos de comprometimentos indiferenciados. Paralelamente, os diferentes tipos de comprometimento dão como resposta diferentes tipos de cidadania organizacional, sustentados no binómio comprometimento afetivo e normativo versus comprometimento instrumental. Finalmente, as variáveis cargo profissional e local de exercício da função têm influência na forma com os profissionais gerem os conflitos. Este estudo pretende apoiar a formulação de estratégias de gestão por parte dos responsáveis das instituições educativas, assentes numa abordagem múltipla, relacional e reflexiva. Contribui, assim, para a formulação de estratégias de gestão de conflitos, de comprometimento e de cidadania organizacional por parte dos gestores destas instituições, apoiando a conceção de sistemas de gestão e de práticas de gestão de recursos humanos sustentadas no comportamento organizacional.