FCT (DCEA) - Mestrado em Engenharia Informática
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCT (DCEA) - Mestrado em Engenharia Informática by advisor "Gouveia, Luis Borges"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Conceção de um sistema informático de gestão do pessoal do ISCED – CabindaPublication . Ngúvulo, Sebastião; Gouveia, Luis BorgesCom um aumento significativo dos dados nos setores empresariais, urge a necessidade de criar formas de facilitar o seu tratamento para um ganho do tempo na execução das atividades, garantindo uma maior eficiência dos sistemas e também proporcionando a maximização do lucro às empresas, quando for esse o caso. O sucesso de uma empresa depende bastante dos seus recursos humanos e estes, constituem o seu “instrumento” mais importante. É (ou seria) das pessoas que a empresa define ações estratégicas, constituindo ganhos de diversas naturezas (de conhecimento, de marca, económicas ou financeiras). O objetivo principal desta dissertação é permitir que a instituição universitária ISCED – Cabinda se adapte ao potencial digital pelo recurso às tecnologias de informação e comunicação, no contexto da sua gestão de Recursos Humanos. Em consequência, a instituição beneficiará com a maior facilidade e rapidez do acesso à informação e a facilidade na atualização dos dados do sistema. Uma vez automatizado, o sistema poderá facilitar o acesso aos dados a fim de responder a uma determinada necessidade que possa existir, independentemente de estar prevista ou não (tornando o sistema mais flexível e adaptável a novas realidades). Com uma Base de dados, far-se-á o cadastro dos dados dos funcionários da instituição fazendo assim evoluir a gestão de Recursos Humanos e proporcionando a busca de informação relativa a um determinado funcionário de uma forma fácil, rápida, precisa, fiável e coerente. Recorrendo ao desenvolvimento de uma aplicação móvel baseada na arquitetura cliente-servidor, as operações de consultas (adicionar, modificar, eliminar), ficam facilitadas e permitem ainda uma maior exploração de dados. A apresentação de uma aplicação móvel para a consulta no âmbito da gestão de Recursos Humanos é complementada com uma agenda de trabalhos a serem desenvolvidos para garantir a proposta de um sistema de gestão de Recursos Humanos para o ISCED.
- Gestão de dados sobre o consumo em autocarros elétricosPublication . Bento, Paulo Filipe Seabra; Gouveia, Luis BorgesO problema que este trabalho pretende resolver, trata da realidade existente na empresa STCP, e a sua necessidade de carregar autocarros elétricos (mantendo operacional o serviço que estes realizam). O foco principal deste trabalho é desenvolver ferramentas, que possibilitem a facilidade de análise destes carregamentos, para que sejam feitos da forma mais eficiente possível. Sendo que devido às características destes veículos, como peso, do próprio veículo e carga (Kivekäs et al., 2019), tal como pessoas e suas bagagens, a autonomia não é suficiente, se o AE não tiver bateria suficiente, para efetuar todo o percurso da linha pré-estabelecida pela STCP, que atualmente um autocarro a diesel ou a gás natural, consegue fazer. Evidentemente o processo de abastecimento para um autocarro do tipo elétrico é muito mais moroso e de caráter seletivo, já que os postos de abastecimento para este tipo de veículo são escassos e com essas condições em conta, é necessário efetuar um planeamento para que a utilização dos autocarros elétricos seja feita da forma mais otimizada. O plano inicial estabelecido pela empresa, STCP, é que os novos autocarros elétricos passem a circular no centro da cidade do Porto, deixando progressivamente de serem usados os autocarros de outros tipo de combustível nos centros das cidades, onde o foco de poluição, tal como dito por Abbasi, 2018, é maior, e onde o autocarro com uma autonomia menor pode ficar mais próximo do ponto de recarga, tirando o máximo partido do veículo. Assim sendo o objetivo das ferramentas desenvolvidas neste trabalho é o de retirar análises estatísticas, ou gráficos, a partir de um conjunto de dados pré existente e fornecido pela STCP, acerca dos carregamentos dos autocarros elétricos e, com essa informação, ajudar a determinar quais serão os melhores horários para carregamentos e subsequentemente ajudar a criar um calendário para garantir que os carregamentos e distribuição são feitos na melhor altura. Este estudo, não só irá permitir tirar o máximo partido do potencial destes veículos, como certamente ajudará nas despesas, visto que as recargas serão feitas apenas quando necessário e de uma forma, em que não ocorra desperdício. A ferramenta em questão será uma aplicação que irá ler os dados a partir de uma base de dados e processando os mesmos apresentará estatísticas (gráficos) mais ou menos complexas que ajudarão a tomar as decisões necessárias para tirar o melhor partido dos recursos disponíveis.
- Gestão de diplomas online: geração, distribuição e autenticação online de diplomas académicosPublication . Relvas, Rúben Pereira; Gouveia, Luis BorgesGestão de diplomas online: geração, distribuição e autenticação online de diplomas académicos. Nesta dissertação pretende-se implementar um sistema de informação com o propósito de aumentar a eficiência nas emissões de diplomas digitais, também a distribuição, autentificação e acessibilidade aos diplomas universitários em formato digital, permitindo assim um sistema de informação open source dinâmico para permitir interligar universidades, alunos e outras instituições académicas, mesmo com as respetivas diferenças em termos de privacidade e políticas na gestão de documentos. Já existem atualmente métodos comprovados para a emissão de diplomas digitais, quer teóricos quer práticos. Contudo, há ainda muito espaço por explorar, nomeadamente quando se pretende tirar partido das melhores funções que as tecnologias disponibilizam para assegurar a integridade, flexibilidade e segurança no processo de emissão dos diplomas digitais. Para garantir a eficiência na emissão e distribuição torna-se necessário desenvolver e disponibilizar uma interface Web ligada a um servidor online com o propósito de facilitar a gestão em sistemas de informação dos diplomas universitários. Um sistema de informação com interface Web permite ao utilizador autenticar-se, gerir o seu perfil, fazer pedidos para emissão de diplomas digitais e partilhar um código de hashcode permitindo a outras pessoas validar o diploma digital na mesma interface Web. A autenticação requer a validação em sistemas de informação e os diplomas digitais podem recorrer ao uso de Blockchain, Selos, Certificados, Assinaturas Digitais, assegurando a confiança em todos os documentos geridos pelo sistema de informação.
- O processo judicial eletrônico brasileiroPublication . Neto, Paulo Rocha; Gouveia, Luis BorgesO presente trabalho consiste num estudo para conhecer os principais aspectos relacionados ao processo judicial eletrônico. Tem como objetivo apresentar uma visão do esforço gradual de modernização dos tribunais brasileiros, com vistas à informatização do processo judicial, a partir das iniciativas de utilização de novas tecnologias pelos tribunais, passando pela Lei nº 11.419/06, até chegar-se à previsão legal de um modelo abrangente de processo eletrônico com a Resolução nº 185 do Conselho Nacional de Justiça e a implantação do Sistema de Processo Judicial Eletrônico – PJe. Objetiva ainda servir como fonte de informação aos profissionais do direito que atuam nos tribunais brasileiros. Para a elaboração do estudo foi necessário conhecer as principais dificuldades do Judiciário brasileiro, sua forma de estruturação, as principais características do processo judicial eletrônico, bem como o arcabouço legal que envolve sua adoção. Levou-se ainda em consideração a experiência do autor, que atua como servidor do Tribunal de Justiça do Maranhão desde janeiro de 2006 e participou, na qualidade de analista de sistemas, da implantação de sistemas de processo eletrônico no Poder Judiciário do Maranhão, no período de 2007 a 2013. O avanço tecnológico no âmbito do Judiciário não poderia ser diferente daquele que ocorre nos diversos segmentos da sociedade. No âmbito jurídico uma iniciativa de implantação do processo judicial eletrônico está em curso, com o objetivo de atingir 100% dos órgãos do Judiciário até 2018. O intuito dos idealizadores do sistema é diminuição de gastos, comodidade, rapidez nas análises dos processos, entre outros benefícios. Como se trata de uma quebra de paradigma, a adoção do processo eletrônico não deve ocorrer sem resistências. Contudo, após conhecer seus benefícios, é previsível que a maioria dos operadores do Direito reconheça a importância de sua implantação. Como resultado do estudo foi possível observar que os benefícios gerados pela adoção do processo eletrônico vão muito além da simples economia de papel, representando uma verdadeira revolução no modo de fazer justiça.
- Treinador do sono: o assistente do sono como protótipo de aplicação móvelPublication . Domingues, Francisco; Gouveia, Luis BorgesOs distúrbios do sono são bem mais comuns do que seria de esperar. Em especial, os hábitos de sono e as ocorrências de perturbações do sono podem originar consequências em virtude de um sono não reparador. Em parte, o uso crescente de dispositivos eletrónicos, os hábitos alimentares e o não acompanhamento do ciclo solar, na atividade diária, constituem, entre outros, fatores de perda de qualidade no sono. Dificuldades em adormecer ou acordar de noite, ou ainda cansaço ao acordar, ou também sonolência diurna, são alguns dos sintomas reportados que parecem indicar a necessidade de estratégias para melhorar o sono. Tradicionalmente, o recurso à medicação permanente ou frequente constitui a solução mais frequente. Neste contexto, é proposta uma alternativa em que se estuda os comportamentos do individuo e se avalia um conjunto de fatores, de modo a auxiliar à realização de um sono reparador, à imagem de um treinador pessoal, para alterar e reforçar comportamentos que sejam indutores de melhores práticas e, dessa forma, um melhor sono. As tecnologias de informação e comunicação proporcionam a oportunidade de recolha e tratamento de dados biométricos e de ambiente, que permitem monitorizar a qualidade e quantidade de sono e de processar estes dados de forma a cruzar o conhecimento existente sobre padrões e comportamentos que podem melhorar a qualidade de descanso de um indivíduo. A proposta deste trabalho é a realização de um treinador de sono com recurso a uma Aplicação Móvel, que use os dados biométricos individuais, em complemento com alguns dados do ambiente, assim como uma avaliação periódica, e que monitorize comportamentos de forma a melhorar a qualidade de sono do indivíduo.
- Treinador individual para a gestão da informaçãoPublication . Coelho, João Pedro Silva; Gouveia, Luis BorgesO problema abordado neste trabalho está relacionado com a realidade que existe na vida de muitos profissionais, principalmente da área do conhecimento, que consiste numa crescente sobrecarga de informação. Os profissionais da área do conhecimento, segundo Peter Drucker (CFI Education Inc., 2017), são trabalhadores de alto nível que aplicam conhecimentos teóricos e analíticos, adquiridos por meio de formação, para desenvolver produtos e serviços. Apesar de existir no quotidiano dos profissionais há já muitos anos, nos últimos tempos a quantidade de informação com que um profissional tem de lidar tem vindo a aumentar consideravelmente. Como consequência dessa sobrecarga de informação, a respetiva produtividade diminuiu, causando impactos negativos na atividade das empresas. Para além do impacto financeiro negativo para as empresas, a sobrecarga de informação e consequente diminuição de produtividade tem vindo também a causar um aumento da infelicidade dos trabalhadores. Neste contexto, este trabalho propõe a implementação de um treinador individual para a gestão da informação, com recurso a uma aplicação móvel que, através de dados de, por exemplo, compras e vendas, de imóveis ou veículos, introduzidos pelo profissional, lhes permita extrair conclusões, isto é, proporcionar métricas que ajudem o profissional a otimizar o seu trabalho, aumentando assim a sua produtividade e a sua relação com a informação.
- O uso de objectos de aprendizagem no ensino secundário: uma aplicação prática à disciplina de Tecnologias da Informação e ComunicaçãoPublication . Moreira, Márcia Cristina de Castro; Gouveia, Luis BorgesEste trabalho consiste num estudo de caso para avaliar a utilidade dos objectos de aprendizagem como complemento do ensino presencial. O objectivo é avaliar como é percepcionada a utilidade dos objectos de aprendizagem no contexto do ensino secundário, tomando como referência os alunos do 10º ano de escolaridade do Colégio Nossa Senhora do Rosário na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Para a elaboração do estudo foi necessário investigar como se estruturam e desenvolvem conteúdos pedagógicos na área das TIC sob a forma de objectos de aprendizagem, avaliar a sua utilidade no ensino secundário para disciplinas de foro tecnológico, indagar a utilidade de uma plataforma de e-learning para a sua distribuição e organização e, por último, avaliar o impacte resultante do seu uso. A criação de objectos de aprendizagem, como recurso de e-learning, para o ensino secundário é uma realidade pouco explorada. Por esse motivo e também pelo facto dos alunos não terem maturidade suficiente para a auto-aprendizagem, foi esperada uma resistência por parte destes a este tipo de conteúdos. Contudo, após um período de adaptação, os alunos reconheceram a utilidade dos objectos de aprendizagem como complemento ao ensino presencial, potenciando um suporte adicional à aprendizagem dos temas da disciplina e, consequentemente, melhores resultados, sendo motivados pela interactividade e funcionalidades dos conteúdos. Como resultado do estudo foi possível observar que estes alunos ainda não estão devidamente preparados quer a nível psicológico quer a nível metacognitivo para promover o seu conhecimento de forma autónoma. Após a conclusão do estudo de caso, e no seu contexto, é ainda possível verificar que os objectos de aprendizagem podem contribuir para uma potencial maior motivação e um maior empenho na aprendizagem, quando em complemento com as aulas em ambiente presencial. Sendo este estudo de caso uma investigação qualitativa e de carácter exploratório, os resultados obtidos não podem ser generalizados, mas permitem tirar algumas conclusões que poderão ser aplicadas a realidades próximas da apresentada neste trabalho.