Browsing by Issue Date, starting with "2021-06-29"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Diagnóstico imagiológico precoce da artrite da articulação temporomandibular em crianças e adolescentes com artrite idiopática juvenil: revisão sistemáticaPublication . Ferreira, Celina Maria da Mota; Barbosa, CláudiaObjetivo: As primeiras alterações provocadas pela artrite idiopática juvenil (AIJ) ocorrem na sinovial, devido a processo inflamatório de grau variável. Os sintomas e o exame clínico da ATM, quando afetada por AIJ, não são bons indicadores do estado da doença, podendo subestimar o grau de inflamação precoce. O objectivo desta revisão sistemática da literatura foi avaliar o valor dos exames imagiológicos no diagnóstico precoce da artrite da ATM em crianças e adolescentes com AIJ, bem como, estabelecer quais os exames imagiológicos mais precisos para o diagnóstico precoce, além dos critérios imagiológicos utilizados para esse fim. Métodos: Revisão sistemática dos estudos clínicos e caso-controlo publicados de 2010 a 26 de fevereiro de 2021 nas bases de dados Medline, ScienceDirect, Web of Science, Scielo, Academic Search Complete e Supplemental index e que abordaram o diagnóstico precoce da AIJ na ATM de crianças e adolescentes e/ou critérios de diagnóstico precoce utilizando exames imagiológicos. Resultados: A pesquisa resultou em 375 estudos publicados durante o período determinado. Um total de 38 estudos exigiram a leitura integral e, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão predefinidos, apenas três estudos foram incluídos. Conclusões: A RM com contraste à base de gadolinium é à data o gold standard para diagnóstico precoce da AIJ na ATM, sendo o único método atualmente capaz de diferenciar realce e espessamento sinovial com precisão e deve ser realizada, sempre que possível, por rotina clínica no rastreio da doença em pacientes recém-diagnosticados com AIJ e independente da necessidade de realizar sedação.
- Associação entre periodontite e demência: uma revisão de literaturaPublication . Khavath, Lisa; Lima, CristinaA demência é uma doença multifactorial determinada pela interação de fatores genéticos e ambientais. Vários estudos mostraram a possível correlação entre a periodontite e a doença de Alzheimer, com um papel predominante da inflamação e bactérias associadas à periodontite. O objectivo deste estudo é avaliar a existência de uma associação entre periodontite e demência. A revisão foi realizada com base nas indicações do protocolo PRISMA. Foi realizada uma pesquisa no Pubmed e foram incluídos oito estudos, dois estudos transversais, quatro estudos caso-controle e dois estudos prospectivos. A presente revisão ressalta que os indivíduos com periodontite apresentam maior probabilidade de declínio cognitivo, sugerindo uma associação positiva entre as patologias. A suspeita de associação entre as duas condições pode suscitar novas possibilidades de intervenções terapêuticas com efeito na progressão de ambas patologias.
- Gestão de dados sobre o consumo em autocarros elétricosPublication . Bento, Paulo Filipe Seabra; Gouveia, Luis BorgesO problema que este trabalho pretende resolver, trata da realidade existente na empresa STCP, e a sua necessidade de carregar autocarros elétricos (mantendo operacional o serviço que estes realizam). O foco principal deste trabalho é desenvolver ferramentas, que possibilitem a facilidade de análise destes carregamentos, para que sejam feitos da forma mais eficiente possível. Sendo que devido às características destes veículos, como peso, do próprio veículo e carga (Kivekäs et al., 2019), tal como pessoas e suas bagagens, a autonomia não é suficiente, se o AE não tiver bateria suficiente, para efetuar todo o percurso da linha pré-estabelecida pela STCP, que atualmente um autocarro a diesel ou a gás natural, consegue fazer. Evidentemente o processo de abastecimento para um autocarro do tipo elétrico é muito mais moroso e de caráter seletivo, já que os postos de abastecimento para este tipo de veículo são escassos e com essas condições em conta, é necessário efetuar um planeamento para que a utilização dos autocarros elétricos seja feita da forma mais otimizada. O plano inicial estabelecido pela empresa, STCP, é que os novos autocarros elétricos passem a circular no centro da cidade do Porto, deixando progressivamente de serem usados os autocarros de outros tipo de combustível nos centros das cidades, onde o foco de poluição, tal como dito por Abbasi, 2018, é maior, e onde o autocarro com uma autonomia menor pode ficar mais próximo do ponto de recarga, tirando o máximo partido do veículo. Assim sendo o objetivo das ferramentas desenvolvidas neste trabalho é o de retirar análises estatísticas, ou gráficos, a partir de um conjunto de dados pré existente e fornecido pela STCP, acerca dos carregamentos dos autocarros elétricos e, com essa informação, ajudar a determinar quais serão os melhores horários para carregamentos e subsequentemente ajudar a criar um calendário para garantir que os carregamentos e distribuição são feitos na melhor altura. Este estudo, não só irá permitir tirar o máximo partido do potencial destes veículos, como certamente ajudará nas despesas, visto que as recargas serão feitas apenas quando necessário e de uma forma, em que não ocorra desperdício. A ferramenta em questão será uma aplicação que irá ler os dados a partir de uma base de dados e processando os mesmos apresentará estatísticas (gráficos) mais ou menos complexas que ajudarão a tomar as decisões necessárias para tirar o melhor partido dos recursos disponíveis.
- Gestão de dados sobre o consumo em autocarros elétricosPublication . Bento, Paulo Filipe Seabra
- Deiscência de tecido mole peri-implantar: revisão narrativa da literaturaPublication . Rouis, Cyrine; Lima, CristinaObjectivo : Revisão da literatura que aborda as deiscências de tecido mole peri-implantar, nomeadamente a sua prevalência, fatores de risco e tratamento. Comparar os resultados obtidos na utilização de técnicas cirúrgicas de recobrimento das deiscências de tecido mole peri-implantar. As deiscências de tecido mole peri-implantar são frequentes em implantes localizados em setores estéticos e o seu aparecimento pode estar relacionado, entre outros, com o biotipo peri-implantar, a espessura da cortical vestibular e a posição do implante. Dentro das limitações da literatura e da presente revisão, concluimos que o procedimento cirúrgico mais bem documentado na literatura é o retalho de avanço coronal combinado com enxerto de tecido conjuntivo (RAC+ETC). Os resultados preliminares positivos encorajam uma investigação mais aprofundada da temática, com a condução de estudos clínicos aleatorizados com maior número de pacientes.