FCT (DCEA) - Mestrado em Engenharia Civil
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Browsing FCT (DCEA) - Mestrado em Engenharia Civil by advisor "Branco-Teixeira, Miguel"
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- A crise na construção e a reabilitação como soluçãoPublication . Pereira, Bruno Elói Faria; Branco-Teixeira, MiguelA presente dissertação pretende discutir e analisar o actual panorama do sector da indústria da construção, vivenciado a nível nacional e contrastante com outros mercados dentro e fora da União Europeia, como é o caso das novas economias emergentes. Em plena “crise” profunda que desconhece precedentes, todos os sectores da economia têm-se retraído, e o sector da construção figura como líder da tabela dos mais penalizados. Tudo isto, quando associado à falta de liquidez da banca, nomeadamente no que se refere ao financiamento imobiliário, assim como o excesso de fogos no parque edificado, leva a um panorama pouco animador a nível de presente e futuro no sector. A indústria da construção terá de se reinventar e restruturar por forma a ultrapassar as enormes dificuldades que actualmente atravessa, apostando em novas vertentes como é o caso da reabilitação urbana. A degradação urbana continua a ser um grande problema do edificado português, sobretudo nas grandes malhas habitacionais e centros históricos, como é o caso das cidades do Porto e Lisboa. Através dos resultados de alguns estudos recentes da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), é perceptível a existência de um elevado número de edifícios a necessitarem de reparações em Portugal, revelando assim o enorme potencial deste mercado que poderá servir como um impulsionador do sector. Portugal encontra-se na cauda da Europa no que se refere ao investimento em reconstrução, e o peso da reabilitação no sector chega mesmo a ser o quarto mais baixo dentro dos países Europeus (Euroconstruct, 2011a). No presente trabalho de investigação, pretendem-se encontrar formas de dinamizar a indústria da construção, em particular no que respeita ao investimento no grande e inexplorado mercado da conservação e reabilitação urbana, dando especial contributo técnico para que tal se possa concretizar, nunca esquecendo a óptica cada vez mais actual da sustentabilidade. This thesis aims to discuss and analyze the current panorama in the sector of the construction industry, both nationally and inside and outside the European Union, including the new emerging economies. The current "crisis" with no precedent, all sectors of the economy have been falling, and the construction market appears to lead the table of the most affected. This aspects together with the lack of liquidity in banking, on particular in the financing of real estate industry, as well as overbuilding in recent years leads us to a less encouraging picture of the present, and for the future of the sector. The construction industry will have to reinvent and restructure itself in order to overcome the enormous difficulties, focusing on new aspects such as the urban renovation. The urban decay remains a major problem in Portuguese buildings, especially in large urban centers such as the cities of Porto and Lisbon. Through the results of some recent studies of the “Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário” (Portuguese Confederation of Construction and Real Estate), it is apparent that there are a large number of buildings in need of repairs in Portugal, thus revealing the enormous potential of this market which could be stimulating in the sector. Portugal is in the tail of Europe with regard to investment in reconstruction, and the investment of the renovation is even the fourth lowest within the European Union countries. In the present research work it is intended to find ways to boost the construction industry, particularly with regard to investment on the large market of the urban renovation, providing a technical contribution for this to take place and never losing the sight of the current and increasing sustainability.
- A influência do rio Amazonas na orla do Aturiá em Macapá-Amapá, BrasilPublication . Carneiro Junior, Isaltino Monte; Branco-Teixeira, MiguelA maioria da população brasileira e mundial estão localizadas em áreas costeiras, nas bordas dos oceanos ou estuários. As correntes dos mares e rios causam repercussões consideráveis nas margens, o que importa estudar e propor medidas que viabilizem a diminuição dos problemas ambientais. Assim, a presente dissertação visa analisar a orla de Aturiá, que se encontra no município de Macapá, extremo norte do Brasil. O objeto de estudo, se encontra em processo de erosão e uma urbanização informal, vegetação suprimida, comércio informal e urbanização horizontal, com habitação palafíticas, cuja ligação se faz por passarelas de madeiras. A estrutura de concreto armado que o Governo do Estado do Amapá está utilizando como solução para a proteção da orla do Aturiá pode sofrer efeitos negativos devido a alcalinidade das águas do Rio Amazonas. Sabe-se que o concreto é um material alcalino e a formação de uma capa de proteção depende do ambiente alcalino no qual o mesmo se encontra. Os valores obtidos nas amostras não são suficientes para evitar uma queda súbita do pH. Esses valores não ajudam a alcalinidade necessária para proteger as armaduras dessas quedas súbitas e, consequentemente, queda do pH. Quanto aos valores de fluoreto, eles foram relativamente baixos e podem agir de forma deletéria na corrosão do aço e provocar o pite nas armaduras, diminuindo assim a vida útil da estrutura. Para o cloro, o valor encontrado nas amostras analisadas foi muito baixo, não tendo poder para causar grandes problemas na estrutura de concreto armado a curto, médio e longo prazo. Quanto ao importante fator solo, de acordo com os ensaios e curvas geradas, foi possível inferir que não é muito favorável para efetuar qualquer elemento de proteção costeira, diretamente sobre o substrato existente, sem os devidos cuidados de investigação profunda, para a determinação de uma fundação adequada, após as análises da sondagem geológica do solo, para a determinação da estrutura mais vantajosa para o caso. Importante destacar que o solo em questão é recente e muito dinâmico. As variáveis naturais analisadas como ondas, ventos, altura de marés, vazão e descarga liquida mostraram a força/energia que o rio Amazonas incide sobre a proteção de arrimo, o que deve ser analisado por uma ótica construtiva de aumentar a resistência dos materiais, pois estamos lidando com o rio de maior vazão de água do mundo e cuja variação entre o período seco e cheio é enorme. A orla do Aturiá demonstra que a opção de muro de peso não é a melhor escolha tendo em vista que já é terceira vez que os serviços são refeitos para a mesma opção de contenção. Desta forma, verificou-se que o Rio Amazonas tem uma vazão da ordem de 91.700 m3/s e 203.000 m3/s, seus impactos são significativos, na utilização de dissipadores de energia como forma de garantir uma vida útil bem maior do que a contenção de peso.
- O palácio de Belomonte: a transformação de edifícios históricos e a criação de novas identidades através da reabilitação e do restauroPublication . Rocha, Fábio Jorge Pineu Coelho da; Branco-Teixeira, MiguelA dissertação apresentada explora a temática da transformação de edifícios históricos no Centro Histórico da cidade do Porto e a criação de novas identidades para os mesmos, através da reabilitação e do restauro. O presente estudo visa a obtenção do grau de mestre em Engenharia Civil, pela Universidade Fernando Pessoa. O Centro Histórico da cidade do Porto, com as suas tão conhecidas e sinuosas ruas em calçada portuguesa e edifícios centenários, é um tesouro cultural que reflete o passado da “Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto”. Uma cidade que preserva a memória do passado, mas que promove o futuro, e se quer moderna e capaz de albergar as necessidades dos tempos. O desafio de preservar a herança, enquanto se procura atribuir novas funções e identidades a esses edifícios históricos, é uma tarefa delicada e imperial. A reabilitação e o restauro não apenas renovam as estruturas, mas também criam uma ponte entre o passado e o presente, gerando novas narrativas para esses marcos arquitetónicos e históricos. A reabilitação e o restauro de edifícios históricos é, mais do que uma simples renovação física, um compromisso com a preservação da memória coletiva de uma cidade. A disposição dos edifícios no horizonte da cidade do Porto assemelha-se a “uma estante de livros desordenados tanto em largura como em altura”, não sendo possível verificar qualquer ordenação ou regra relativa à cércea dos mesmos. Todos estes singulares edifícios não são meras estruturas de alvenaria, mas sim testemunhas silenciosas da História e das pessoas que por lá passaram. A reabilitação desses edifícios procura manter a autenticidade dos elementos originais, como fachadas ornamentadas, vitrais, azulejos pintados à mão, claraboias e detalhes arquitetónicos, ao mesmo tempo que os adapta e transforma para responder às necessidades contemporâneas. Esta vontade e, além de tudo, necessidade de se manter atual e responder às necessidades contemporâneas, resulta na criação de novas identidades que refletem a dinâmica sociocultural e económica do presente. A transformação desses espaços em habitações, escolas, hotéis, museus, restaurantes, escritórios, ou até espaços de co-working, é uma forma de inserir novos elementos na narrativa desses edifícios, mantendo-os relevantes para as várias gerações. Nesta dissertação, o Palácio de Belomonte é o caso de estudo que se pretende analisar, por todas as transformações que sofreu desde o século XVIII, data da sua construção. Situado numa das mais pitorescas zonas da cidade do Porto, o bairro da freguesia de São Nicolau e Miragaia, o Palácio de Belomonte testemunhou várias mudanças ao longo dos séculos, tanto nas suas funções, como nos seus proprietários. Assim, de residência nobre e apalaçada, propriedade privada, banco dos caminhos de ferro de África a períodos de abandono, o Palácio abrigou nos últimos anos a Escola Superior de Artes do Porto, e reflete as diferentes fases e necessidades da cidade. O Palácio de Belomonte é significativo devido ao seu papel na preservação da herança cultural da cidade, sendo que a sua localização no Centro Histórico do Porto o torna, cada vez mais, um ponto de interesse para moradores e turistas, que procuram descobrir a história da cidade. Alvo de uma nova transformação, o Palácio dá agora espaço a um hotel de luxo que, enquanto elemento essencial da paisagem urbana, ajuda a moldar a identidade da cidade e a contar a sua história. A reabilitação e o restauro têm um papel de extrema importância nesta preservação da identidade original, permitindo ainda que as gerações futuras relembrem o passado, enquanto constroem o futuro.
- A sustentabilidade na reabilitação do edificadoPublication . Martins, António Pedro de Mesquita; Branco-Teixeira, MiguelA presente dissertação aborda o tema da reabilitação de edifícios habitacionais no atual panorama do setor da construção, integrando o conceito de sustentabilidade em todas as fases do ciclo de vida dos edifícios. Diferentes indicadores económicos indicam que o setor da construção atravessa uma das maiores crises de que há memória, decorrente das crises nacional e internacional que se têm vindo a sentir. O setor da construção nova encontra-se saturado e o parque habitacional existente – embora recente – apresenta sinais claros de degradação e de níveis baixos de eficiência, relativamente ao consumo de recursos. Deste modo, olha-se para a reabilitação como uma necessidade de mercado face à crise do setor. Atualmente a construção sustentável tem de se tornar parte integrante da reabilitação para ir ao encontro das necessidades cada vez maiores por parte dos ocupantes dos edifícios, e possibilitar uma salvaguarda dos diferentes recursos para as gerações vindouras.
- Titularidade da rede rodoviária do distrito do Porto: dúvidas e desafiosPublication . Pollmann, Maria Joaquina Pinto Pais; Branco-Teixeira, MiguelNo seguimento das alterações verificadas a nível nacional referentes às responsabilidades da titularidade das redes viárias, não houve um acompanhamento adequado por parte das entidades oficiais à nova realidade. A sinalização atual para as vias rodoviárias deveria acompanhar a realidade factual, o que, muitas vezes, não acontece. A partir da análise dos dados recolhidos, da experiência obtida com os muitos quilómetros percorridos e da verificação “in situ”, além dos muitos contactos pessoais com utentes, entidades e empresas, conseguiu-se compreender a complexidade deste tema. Inesperadamente, concluiu-se que a grande maioria dos interessados, entre os quais surpreendentemente entidades oficiais, desconhecem por completo a autoridade responsável por certos troços rodoviários. Tendo em conta a impossibilidade de abranger toda a rede rodoviária nacional continental, escolheu-se por motivos óbvios, exercendo a autora funções na Gestão Regional do Porto da EP - Estradas de Portugal, S.A., a rede viária do Distrito do Porto, que se analisou detalhadamente. Assim sendo, este trabalho propõe várias sugestões para resolver este problema, preconizando entre outros a aplicação de sinais adequados e de aplicabilidade específica à informação do utilizador referente à titularidade da rede rodoviária.