FCHS (DCPC) - Psicologia
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Browsing FCHS (DCPC) - Psicologia by advisor "Costa, Ana"
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- Agressividade escolar e exposição à violência domésticaPublication . Nunes, Carla Alexandra Vilaça da Silva Margarido; Costa, AnaDeparamo-nos com várias situações que pela sua perseverança e pelos níveis de violência física e psicológica, constituem factores de risco que ameaçam gravemente o desenvolvimento psicológico e o bem-estar das crianças. O objectivo deste estudo será o de examinar a relação entre a agressividade existente nas escolas e a exposição à violência quer física quer emocional, no meio familiar. Para o efeito será realizado o presente estudo, no qual serão administrados dois questionários, um para avaliar a agressividade demonstrada pela criança em meio escolar e outro para verificar a existência ou ausência de um ambiente familiar violento. A amostra deste estudo compreende 117 alunos do 4º ano de escolaridade, tendo sido avaliadas a sua agressividade escolar através da Escala de Disrupção Escolar Professada pelo Aluno EDEP (Veiga, 1996), e a existência ou não de um ambiente familiar violento através da escala de Sinalização do Ambiente Natural Infantil (S.A.N.I.) (Sani, 2003). Os resultados foram posteriormente analisados no package estatístico SPSS, 11.01. O s resultados da Escala de Disrupção Escolar Professada pelo Aluno EDEP permitiram a divisão da nossa amostra em dois grupos, sendo o grupo I composto por 70 alunos considerados disciplinados e o grupo II composto por 47 alunos considerados indisciplinados. No grupo dos alunos indisciplinados verificamos haver uma maior frequência de sujeitos do sexo masculino. A análise da presença ou ausência de violência doméstica nos dois grupos foi efectuada comparando-se as médias de ambos nos resultados obtidos na escala de Sinalização do Ambiente Natural Infantil (S.A.N.I.). Os resultados dos estudos diferenciais apresentam diferenças estatisticamente significativas entre o grupo I e o grupo II, confirmando-se que o grupo dos alunos indisciplinados (grupo II), evidenciou experienciar mais situações de violência. Pretende-se com o presente estudo contribuir para o desenvolvimento de estratégias de prevenção nas escolas relativamente à violência e vitimação tentando desta forma romper com o “ciclo de violência” que se estende desde o meio familiar até à escola.
- A auto-estima em adultos frequentadores e não frequentadores de um curso de alfabetizaçãoPublication . Delgado, Vera Lúcia Moura; Costa, AnaO objectivo geral deste estudo é o de analisar a auto-estima em adultos que frequentam o curso de alfabetização e de adultos analfabetos e relacioná-la com as variáveis idade, género, escolarização e tempo de frequência no curso. A nossa amostra é constituída por 100 indivíduos, com idades compreendidas entre os 18 e os 81 anos. A amostra divide-se em dois grupos, 50 indivíduos que frequentam o curso de alfabetização e 50 indivíduos analfabetos. Recolhemos dados através de um questionário sócio-demográfico (idade, género, profissão e escolaridade) e da escala de auto-estima de Rosenberg (RSES), a ambos os grupos, com o intuito de verificar a existência de diferenças estatisticamente significativas na auto-estima quando relacionada com as variáveis idade, género, escolarização e tempo de frequência no curso. Os resultados do nosso estudo indicam que existem diferenças estatisticamente significativas ao nível da auto-estima, quando relacionada com a variável alfabetização (p=0,038), sendo que o grupo de frequentadores do curso de alfabetização apresenta uma auto-estima mais elevada do que o grupo de analfabetos. Relativamente à variável tempo de frequência, também encontrámos diferenças estatisticamente significativas (p=0,047), ou seja, os indivíduos que frequentam o curso de alfabetização há mais tempo apresentam uma auto-estima mais elevada do que os indivíduos que o iniciaram. Com o presente estudo não encontrámos diferenças na auto-estima quando esta se relaciona com as variáveis género (p=0,190 para os homens e p= 0,135 para as mulheres) e idade (p=0,099).
- Estratégias de prevenção e intervenção em agressores sexuais no contexto de abuso sexualPublication . Silva, Liliana Sobral Lopes da; Costa, AnaO presente trabalho monográfico destina-se a promover uma reflexão sobre os conhecimentos teóricos e práticos relacionados com estratégias de prevenção e intervenção em agressores sexuais. A parte teórica foi desenvolvida, após recolha bibliográfica, sob a temática relacionada com o abuso sexual, especificamente, agressores sexuais e estratégias de prevenção e intervenção, com o intuito de dar seguimento a uma parte empírica. Na parte empírica, ou seja, na segunda fase deste trabalho, decidiu-se por uma metodologia qualitativa com o intuito de se recolher informações relativas aos agressores sexuais portugueses, por parte dos profissionais que intervém com esta população - alvo, nomeadamente: como se caracterizam os agressores sexuais portugueses, quais as estratégias de prevenção e intervenção actualmente utilizadas e quais poderiam ser implementadas. A técnica de recolha de dados foi a entrevista, a que se aplicou a análise de conteúdo. Após aplicadas as entrevistas sucedeu a devida análise de conteúdo, para posteriormente se proceder à análise e discussão de resultados. Os principais resultados deste estudo, foram a descoberta na inexistência de prevenção e intervenção com esta população em Portugal, a falta de multidisciplinaridade por parte dos profissionais que intervêm nesta área e a escassez de equipamentos sociais que apoiem os agressores sexuais.