ESS (DCETS) - Fisioterapia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS (DCETS) - Fisioterapia by advisor "Barreira, Sérgio"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Efeito do treino dos músculos inspiratórios na função pulmonar em nadadores de competiçãoPublication . Lima, Mafalda; Viana, Rui; Barreira, SérgioObjetivo: Determinar os efeitos do treino dos músculos inspiratórios na função pulmonar em nadadores de competição. Metodologia: Foram selecionados 20 nadadores de competição e avaliados, nos momentos inicial e final, os parâmetros de volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1), capacidade vital forçada (CVF) e pico de fluxo expiratório (PFE), através da espirometria. Foram divididos em dois grupos: controlo (GC) e experimental (GE). Foi ainda utilizado um questionário sociodemográfico. O GE (n=9) foi submetido ao treino dos músculos inspiratórios através de um threshold durante 4 semanas, 5 vezes por semana, na qual foi submetido a 30 repetições, correspondente a 50% da pressão inspiratória máxima estimada. Enquanto o GC (n=11) não foi submetido a qualquer intervenção. Resultados: As características antropométricas entre os grupos não têm diferenças estatisticamente significativas. Verificou-se um aumento estatisticamente significativo do VEF (p=0.002), CVF (p=0.018) e PFE (p<0.030) no GE no final do estudo. Conclusão: O treino dos músculos inspiratórios produz efeitos positivos na função pulmonar dos nadadores de competição.
- Efeitos do treino dos músculos inspiratórios na função pulmonar de futebolistas de alta competiçãoPublication . Neto, Miguel Ângelo Alves Pinto; Viana, Rui; Barreira, SérgioObjetivo: Determinar os efeitos do treino muscular inspiratório na função pulmonar de futebolistas de alta competição. Metodologia: Foram analisados 22 futebolistas de alta competição e alocados em dois grupos, experimental (GE) e controlo (GC). Ambos os grupos realizaram testes de espirometria num momento inicial e final, pré e pós-treino, respetivamente. Mediram-se os parâmetros de volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1), capacidade vital forçada (CVF), pico de fluxo expiratório (PFE) e o índice de Tiffeneau (TIF). O GE (n=11) foi submetido a um treino muscular inspiratório (TMI) recorrendo a um threshold durante 4 semanas, 4 vezes por semana, onde foram submetidas a 30 repetições (30 RM), a mínimos de 50% da pressão inspiratória máxima (PIM). Enquanto o GC (n=11) não foi submetido a qualquer intervenção. Resultados: Verificou-se um aumento estatisticamente significativo do VEF1, CVF e PFE no GE (p<0.05) e nenhum no GC. Conclusão: A aplicação do TMI através de um threshold em futebolistas de alta competição produz efeitos positivos sobre a sua função pulmonar.
- Efeitos do treino muscular inspiratório na função pulmonar de jogadores de rugby: estudo randomizado controladoPublication . Albert, Damien; Viana, Rui; Barreira, SérgioObjetivo: Determinar os efeitos do treino muscular inspiratório (TMI) na função pulmonar de jogadores de rugby. Metodologia: Quarenta e quatro jogadores de rugby foram randomizados e alocados em grupo experimental (GE) (n=22) ou grupo controlo (GC) (n=22). Em ambos os grupos foram avaliados os parâmetros de volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1), capacidade vital forçada (CVF), pico de fluxo expiratório (PFE) e índice de Tiffeneau (VEF1/CVF) através da espirometria, no ínicio do estudo e após 4 semanas. O GE (23,0 ± 4,2 anos) foi submetido ao TMI recorrendo a um threshold durante 4 semanas, 3 vezes por semana, onde foi submetido a 30 repetições máximas (RM), com 50% da pressão inspiratória máxima, enquanto o GC (23,2 ± 3,8 anos) não foi submetido a qualquer intervenção. Resultados: Nas características sociodemográficas e antropométricas não observamos diferenças significativas entre os grupos, assim como nos volumes pulmonares, com excepção do VEF1, no ínicio do estudo. Verificamos um aumento estatisticamente significativo do VEF1, CVF, PFE e (VEF1/CVF) no GE (p<0.05) e nenhum no GC, após o TMI. Conclusão: A aplicação do TMI através do threshold parece produzir efeitos positivos sobre a função pulmonar dos jogadores de rugby.
- Influência do treino dos músculos inspiratórios na função pulmonar em atletas de hóquei em patinsPublication . Ramos, Inês Rodrigues; Viana, Rui; Barreira, SérgioObjetivo: Investigar a influência do treino dos músculos inspiratórios (TMI) na função pulmonar de atletas de hóquei em patins do género masculino. Metodologia: Onze atletas de hóquei em patins foram randomizados e alocados no grupo experimental (GE) ou grupo controlo (GC). Foram avaliados os volumes pulmonares, volume expiratório no primeiro minuto (VEF1), capacidade vital forçada (CVF) e pico de fluxo expiratório (PFE), na avaliação inicial e final através da espirometria. O GE (n=6) foi submetido ao TMI com threshold durante 4 semanas, 3 vezes por semana, realizando 30 repetições (30 RM) com 50% da pressão inspiratória máxima. Contudo o GC (n=5) não foi submetido a qualquer intervenção. Resultados: Nas características sociodemográficas e antropométricas não observamos diferenças significativas, assim como nos volumes pulmonares, VEF1, CVF, PFE e VEF1/CVF antes do TMI. Verificamos um aumento estatisticamente significativo do PFE (p=0.033) no GE após o TMI. Conclusão: O TMI com threshold parece ter influência no PFE em atletas de hóquei em patins. Futuros estudos randomizados controlados devem ser realizados para corroborar os resultados obtidos.