FCT (DCEA) - Engenharia Civil
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCT (DCEA) - Engenharia Civil by advisor "Malafaya, Filipa"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Construção sustentável: o desafioPublication . Pereira, Patrícia Isabel; Malafaya, FilipaNesta monografia intitulada “Construção Sustentável: o desafio” procura uma colaboração para uma reflexão mais adequada sobre a Construção Sustentável na construção civil e como resposta à crise instalada neste sector no que respeita a poupança energética e dos recursos naturais. A construção sustentável provém do conceito de sustentabilidade que envolve os três aspectos, o ambiente, a economia e a cultura. O agente ambiente diz respeito a uma conservação do ecossistema e dos recursos naturais, no que se refere à economia é uma obtenção de resposta à poupança a curto e longo prazo dos gastos mensais na utilização de um edifício e por fim a sociedade aborda os valores sociais, culturais e de justiça na distribuição de custos e benefícios. O título proposto é que as construções, pelo menos as residenciais, sejam projectadas tendo em consideração os conceitos e princípios desenvolvidos pela sustentabilidade, de forma a minimizar os impactos causados pela construção civil ao meio ambiente. In this entitled monograph “Sustainable Construction: the challenge” it more looks a contribution for an adjusted reflection on the Sustainable Construction in the civil construction and as reply to the crisis installed in this sector in what it respects the energy saving and of the natural resources. The sustainable construction comes from the support concept that involves the three aspects, the environment, the economy and the culture. The surrounding agent says respect to a conservation of the ecosystem and of the natural resources, as for the economy the short one is an attainment of reply to the saving and long stated period of the monthly expenses in the use of a building and finally the society approaches the social, cultural values and of justice in the distribution of costs and benefits. The title is that the buildings, at least the houses are designed taking into consideration the concepts and principles developed for sustainability, so as to minimize the impacts caused by construction to the environment.
- A intervenção do projectista na gestão de projectosPublication . Rodrigues, António Joaquim Gonçalves; Malafaya, FilipaNo presente trabalho vai ser efectuada uma abordagem geral à actividade de gestão de projectos, enumerando e descrevendo as componentes de um projecto, funções do gestor de projecto, entidades intervenientes bem como a equipa de projecto e sua estrutura. As fases que constituem um projecto na área da construção civil, nomeadamente a fase de análise de viabilidade, a fase da estratégia, a fase de planeamento e pré-construção, a fase de execução e ainda a fase da recepção, irão ser apresentadas cronologicamente, dando a conhecer a evolução do mesmo, desde o surgimento da ideia de o levar a cabo, até à sua materialização. A constituição da equipa de projectistas, a sua importância e intervenção na gestão de projectos, também vão ser objecto de estudo. Serão focados aspectos como os objectivos a cumprir pelos projectistas na elaboração de projectos técnicos, a compatibilização entre projectos das diferentes especialidades, o cumprimento das normas e regulamentos, e ainda a implementação de medidas de segurança e saúde no projecto. Será abordada também a assistência técnica aos projectos técnicos na fase de construção e pós recepção.
- O novo código dos contratos públicos: principais contributos da nova legislaçãoPublication . Figueiredo, Pedro Luís de Andrade; Malafaya, FilipaO estudo desta monografia tem como tema o novo Código dos Contratos Públicos e como principal objectivo identificar as principais diferenças entre dois diplomas que regem o seguimento da contratação pública. Os diplomas são o antigo Decreto-Lei 59/99 de 2 de Março, do Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território e o que o vem substituir, o Decreto-Lei 18/2008 de 29 de Janeiro, do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. Este último diploma mencionado aprova o Código dos Contratos Públicos (CCP), que estabelece a disciplina aplicável à contratação pública e o regime substantivo dos contratos públicos que revêem a natureza de contrato administrativo. Por outro lado, o Código dos Contratos Públicos representa uma linha de continuidade relativamente aos principais regimes jurídicos em vigor, com especial atenção no já mencionado Decreto-Lei 59/99, de 2 de Março, Decreto-Lei 197/99, de 8 de Junho, Decreto- Lei 223/2001, de 9 de Agosto, que até a actualidade serviam de matriz da contratação pública portuguesa. É importante enfatizar que este novo decreto-lei resulta de umas transposições das directivas n.os 2004/17/CE e 2004/18/CE, ambas pertencentes do Parlamento Europeu e do Conselho, de 31 de Março, alteradas pela directiva n.º 2005/51/CE, da comissão, de 7 de Setembro, e rectificadas pela directiva n.º 2005/75/CE, do Parlamento Europeu e da Comissão, de 16 de Novembro exigidas pelo Conselho Europeu e Comissão Europeia.