FCT (DCEA) - Engenharia Civil
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCT (DCEA) - Engenharia Civil by Title
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Aproveitamento passivo de energias e geotermiaPublication . Costa, Fernando Alfredo Veiga; Ferreira, MiguelNesta monografia iremos abordar de modo genérico as tecnologias passivas de aproveitamento de energia, para uma construção em Portugal, que se encaram como alternativa ecológica e económica, para se reduzir consumos residenciais de aquecimento e arrefecimento dos edifícios, indo de encontro às directivas Europeias. De modo bastante simplificado, será feito um enquadramento das tecnologias a utilizar, nos diversos concelhos de Portugal. A distribuição geográfica e classificações de zonas climáticas serão as definidas no Decreto-lei n° 80/2006 de 4 de Abril. A Geotermia dos Solos para aquecimento/arrefecimento das habitações revela-se como solução bastante prometedora, quer na sua vertente passiva (através da envolvente do edifício das áreas enterradas ou por redes de tubos enterrados), ou activa como por bombas de calor as quais apresentam grandes rentabilidades relativamente a outros processos de climatização. Será de referir a importância da Geotérmica e a sua aplicação nos Açores e Portugal continental com as suas fontes termais, ou produção de Energia eléctrica e aquecimento de estufas, pois trata-se de um recurso inesgotável e de grande interesse nacional.
- A arqueologia e o desenvolvimento da obra: um olhar pela legislaçãoPublication . Pereira, Cláudia Adriana Pimenta da Luz; Faria, Luís Pinto deEsta monografia de conclusão do curso de Engenharia Civil tem como objectivo principal a análise da interferência da actividade de arqueologia no desenvolvimento dos trabalhos de construção de grandes obras, públicas ou privadas. Para um enquadramento da actividade de arqueologia e de preservação do património, procede-se a uma breve resenha relativa ao desenvolvimento da legislação sobre o património a nível internacional e a sua evolução a nível nacional. Faz-se uma análise à regulamentação específica para a atribuição de licenciamento de execução de obras, e de que forma esta pode ser considerada como um instrumento de salvaguarda do património cultural, incluindo o arqueológico. Atendendo a que a maioria das obras de construção, públicas ou privadas, estão sujeitas a um procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental, procede-se a uma análise das medidas que são tomadas no sentido da minimização dos impactes negativos e dos planos de monitorização propostos de forma a salvaguardar o património arqueológico no decorrer dos trabalhos de construção. Por último, analisa-se o acompanhamento arqueológico no decorrer dos trabalhos de construção e a sua interferência no planeamento dos trabalhos e na gestão da obra.
- Avaliações de engenharia — avaliações patrimoniais urbanasPublication . Santiago, Mário Alves; Branco-Teixeira, MiguelNeste trabalho procura-se sistematizar e aprofundar conhecimentos sobre a Avaliação de Património constituído por Imóveis de natureza Urbana. É dado especial relevo aos métodos correntes, ditos tradicionais, de Avaliação e às componentes científicas de base de cada um destes. Na abordagem aos métodos, focam-se diferentes aspectos, da sua aplicabilidade à sua eficiência enquanto instrumentos de natureza científica baseados em relações de natureza económica/financeira, apoiados em conhecimentos de engenharia. Dos métodos faz-se a descrição geral do seu conteúdo e a fundamentação. Introduzem-se conceitos de Matemática Financeira Aplicada, e de Estatística. Introduz-se a abordagem aos diferentes processos de valorização atendendo à tipologia dos imóveis, à sua especificidade e uso. Explicitam-se os processos de homogeneização de amostras, a recolha de informação, o tratamento matemático dos índices financeiros relevantes e o Relatório final da avaliação
- Avarias em argamassas - causas, prevenção e reparaçãoPublication . Monteiro, David Manuel Pereira; Guerra, JoãoA presente monografia aborda o tema das avarias associadas às argamassas, tentando sintetizar a sua identificação e caracterização, tanto ao nível das argamassas de colagem e assentamento de peças cerâmicas, como as usadas em rebocos de revestimento. É apresentada uma abordagem à história das argamassas, fazendo-se referência ao seu desenvolvimento em Portugal. Numa introdução prévia são focados os seguintes subtemas: A diferença de qualidade entre as argamassas de produção industrial e as realizadas em obra; A caracterização, classificação, componentes/materiais de fabrico, propriedades de aplicação e de desempenho das argamassas; A diversidade geral das argamassas, descrevendo os tipos existentes e a sua classificação, em conformidade com a regulamentação europeia em vigor. Posteriormente são abordadas as avarias nas argamassas, apresentando-se: As avarias que são causa directa do comportamento e desempenho das argamassas, sendo enfatizadas, essencialmente: As anomalias de argamassas de colagem e betumação de cerâmica; De revestimento de alvenarias, quer interiores como exteriores. Para cada tipo de anomalia descrita as soluções de reparação. Em anexo apresentam-se fichas técnicas de como produzir e aplicar vários tipos de argamassas em diferentes situações.
- Certificação energética de edifícios existentes: estudo de casoPublication . Costa, Jorge Miguel Fonseca da; Ferreira, MiguelEsta monografia apresenta-se com o objectivo de aplicar o Método de Cálculo para a Certificação Energética de Edifícios Existentes no âmbito do RCCTE, a um caso prático. Para melhor contextualizar o estudo, será realizada uma abordagem comparativa entre o método preconizado pelo Regulamento das Características do Comportamento Térmico de Edifícios, RCCTE - Decreto-Lei 80/06 de 4 de Abril, e a Nota Técnica a que se refere o Método de Cálculo para a Certificação Energética de Edifícios Existentes anteriormente mencionado. Será também apresentada a Termografia, como uma ferramenta que o perito qualificado poderá recorrer para complementar a sua análise ao edifício, abordando as suas vantagens e aplicações específicas. No que se refere ao estudo de caso, será analisada uma fracção autónoma recorrendo aos procedimentos de simplificação definidos na Nota Técnica, sendo posteriormente realizada uma comparação dos resultados obtidos com os resultados do estudo efectuado no âmbito do RCTTE, e apresentadas as conclusões em conformidade.
- Construção e certificação: parceria do futuroPublication . Rodrigues, Tiago Moreira; Branco-Teixeira, MiguelEste trabalho aborda o tema da Certificação Profissional como resposta à crise instaurada na Construção. Todos os aspectos de acesso a candidaturas, objectivos e âmbito da certificação, entidades formadoras, provas, resultados e homologação de cursos profissionais são assim o corpo deste trabalho. São referidas as vantagens da certificação para o desenvolvimento do sector da construção, bem como de integração no seio da Europa.
- Construção sustentável: o desafioPublication . Pereira, Patrícia Isabel; Malafaya, FilipaNesta monografia intitulada “Construção Sustentável: o desafio” procura uma colaboração para uma reflexão mais adequada sobre a Construção Sustentável na construção civil e como resposta à crise instalada neste sector no que respeita a poupança energética e dos recursos naturais. A construção sustentável provém do conceito de sustentabilidade que envolve os três aspectos, o ambiente, a economia e a cultura. O agente ambiente diz respeito a uma conservação do ecossistema e dos recursos naturais, no que se refere à economia é uma obtenção de resposta à poupança a curto e longo prazo dos gastos mensais na utilização de um edifício e por fim a sociedade aborda os valores sociais, culturais e de justiça na distribuição de custos e benefícios. O título proposto é que as construções, pelo menos as residenciais, sejam projectadas tendo em consideração os conceitos e princípios desenvolvidos pela sustentabilidade, de forma a minimizar os impactos causados pela construção civil ao meio ambiente. In this entitled monograph “Sustainable Construction: the challenge” it more looks a contribution for an adjusted reflection on the Sustainable Construction in the civil construction and as reply to the crisis installed in this sector in what it respects the energy saving and of the natural resources. The sustainable construction comes from the support concept that involves the three aspects, the environment, the economy and the culture. The surrounding agent says respect to a conservation of the ecosystem and of the natural resources, as for the economy the short one is an attainment of reply to the saving and long stated period of the monthly expenses in the use of a building and finally the society approaches the social, cultural values and of justice in the distribution of costs and benefits. The title is that the buildings, at least the houses are designed taking into consideration the concepts and principles developed for sustainability, so as to minimize the impacts caused by construction to the environment.
- Custos e benefícios da formação na construção civilPublication . Teixeira, Pedro Nuno de CastroSendo Portugal um país fortemente marcado por baixos níveis de Formação Profissional na Construção Civil, a Formação Profissional apresenta-se como uma ferramenta primordial, para suprimir esta lacuna neste sector. Muito se tem feito e muito há ainda a fazer para que se consiga a resolução de graves problemas que afectam o sector desde início. O presente trabalho pretende essencialmente abordar os Custos e Benefícios da Formação Profissional, no sector da Construção Civil, estando dividido por três capítulos. A primeira parte deste trabalho centra-se na Formação Profissional para todos. Começa-se por uma definição do conceito, passando, posteriormente, para as modalidades de formação existentes em Portugal, englobando todos os níveis de escolaridade e para todos os sectores de actividade. No segundo capítulo é feita uma caracterização socioeconómica do sector da Construção Civil, em Portugal, dando sempre ênfase à Formação Profissional, apresentando-se também alguns indicadores desta conjuntura e da mais-valia da Formação Profissional neste sector, em face da desejada relação existente com a sinistralidade laboral. No último capítulo realizou-se um estudo de caso, tendo sido simulado uma situação, em contexto real de trabalho, numa empresa de construção civil. Foi considerado a organização de acções de formação, com o objectivo de aumentar as qualificações dos colaboradores da empresa. Quantificaram-se todos os custos da realização das ditas acções de formação, bem como todos os benefícios em “valores monetários”, permitindo assim a realização de um estudo custo/benefício.
- Edifícios inteligentes: domótica e arquitectura bioclimáticaPublication . Ribeiro, José Pedro Lopes; Ferreira, MiguelA selecção deste tema deve-se ao facto de, para além de ser bastante interessante, ser novo, "futurista" e já considerado como uma "arma" de marketing, no que respeita à comercialização de edifícios. É um tema onde existe carência de informação, não se encontrando facilmente bibliografia, quer nacional quer internacional e havendo mesmo desconhecimento do tema por parte dos livreiros. Consultando a Internet, verifica-se a existência de vários sites, com especial abundância no Canadá, Reino Unido, França, Brasil, entre outros. É interessante no entanto verificar que do ponto de vista comercial a oferta já possa ser considerada abundante. O objectivo desta monografia é abordar os conceitos básicos do que são os edifícios inteligentes, quer via domótica - pela utilização de tecnologia - quer via arquitectura bioclimática - recurso à relação com o clima - numa interligação entre a arquitectura, engenharia civil, informática e electrónica. Não é possível ser suficientemente radical e afirmar que um edifício é mais ou menos inteligente por recorrer ou não à tecnologia. Na realidade, inteligente é o edifício que pela sua concepção conduz a uma melhor forma de vida para os que o habitam e paralelamente também oferece uma interligação com o meio ambiente mais adequada. Se hoje, nos edifícios, o recurso à domótica e ao bioclimático é ainda, em Portugal, algo fora do comum, alguns pequenos indícios já permitem verificar que no futuro uma parte da visibilidade das construções será esse seu carácter "inteligente". Em conclusão, o que parece ser "inteligente" é a combinação do melhor dos dois mundos, o domótico que permite a parametrização, controlo e correcção de determinados eventos de forma automática e sem carecer de intervenção do utilizador e o bioclimático, que pela concepção, preocupação com o clima e técnica construtiva cuidada, oferecem ao utilizador uma qualidade de vida acrescida.
- Estudo de caso: análise do sistema de gestão de resíduos da ResitejoPublication . Veríssimo, Margarida Maria da Costa Alves; Dinis, Maria Alzira PimentaEsta monografia trata especialmente o caso do Sistema de Gestão de Resíduos da Resitejo, começando por introduzir alguns conceitos gerais sobre a complexa temática dos resíduos, preparando o terreno com a delimitação do conceito de RSU, e considerações que se pretendem clarificadoras sobre as origens, a composição e a gestão integrada dos resíduos, tendo em conta a imperatividade da legislação nacional e a sua estreita ligação de subsidariedade com as metas da União Europeia que, a montante, lhe servem de farol. Desce depois a um nível de maior pormenorização enquadrando demográfica, geográfica e economicamente a região servida pelo sistema, apontando aquelas que parecem ser as grandes tendências de evolução, adentrando-se então no sistema em si. Neste particular, trata com o pormenor possível o modo como é feita a recolha na região, e as responsabilidades que cabem à Resitejo tanto na recolha indiferenciada como na selectiva, apontando também algumas das mais notórias ineficiências do sistema. É também necessário descrever as infra-estruturas, referindo os factores que levaram às escolhas dos locais, enfocando as potencialidades, enfatizando as fraquezas, sugerindo algumas soluções e métodos alternativos para lidar com os problemas que, em abstracto e em concreto, condicionam num ou noutro sentido as decisões dos responsáveis nestas matérias. Não sendo objectivo específico deste trabalho, importa também compreender, ainda que a “voo de pássaro”, os fluxos financeiros que ancoram o sistema mantendo um equilíbrio de mercado essencial ao seu funcionamento sustentado. Caminhando para o final são sumarizados e analisados dados quantitativos sobre produção e reciclagem de resíduos, com recurso a comparações de médias simples, sendo naturalmente extraídas algumas conclusões.