Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/6013
Título: Parameters, strategies and techniques of game analysis
Autor: Petry, Arlete dos Santos
Battaiola, André Luiz
Bahia, Ana Beatriz
Petry, Luís Carlos
Clua, Luciana Rocha Mariz
Vargas, Antônio
Palavras-chave: Educational Games
Evaluation of Games
Game Analysis
Methods and Techniques
Ontology
Jogos educacionais
Avaliação de jogos
Análise de jogos
Métodos e técnicas
Ontologia
Data: 2017
Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa
Citação: Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 8 (2017) 119-138.
Relatório da Série N.º: Cibertextualidades;8
Resumo: The development of a game with educational purposes, similar to a game focusing on fun, requires an analysis process, which must evaluate positive and negative points, to support a plan of product improvement. The game A mansão de Quelícera, supported by the CNPq project “Diálogos entre Arte e Design” (Dialogues between Art and Design), was reviewed by a group of researchers from different institutions of higher education in Brazil. Different parts of the game were the subject of evaluation and redesign, as presented in two articles presented in SBGames 2012. In this article, the research explores parameters, strategies and analysis’ techniques of digital games, pointing out existing approaches and the ones organized by researchers of the group, whose action part of the gameplayer interaction. The theoretical foundation for this research considered the parameters of quality for computer games and the parameters defined by the MEC (Ministry of Education-Brazil) to evaluate educational technologies, as well as made use of strategies and techniques for data collection.
O desenvolvimento de um jogo com fins educacionais, similarmente a um jogo com foco na diversão, requer um processo de análise, o qual deve avaliar pontos positivos e negativos, para embasar um plano de aperfeiçoamento do produto. O jogo A Mansão de Quelícera, contemplado pelo projeto CNPq “Diálogos entre Arte e Design”, esteve em processo de análise por um grupo de pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior brasileiras. Diferentes partes do jogo foram objeto de avaliação e de remodelagem, como apresentado em dois artigos no SBGames 2012. Neste artigo, a pesquisa explora parâmetros, estratégias e técnicas de análise de jogos digitais, pontuando abordagens existentes e as organizadas por pesquisadores do grupo, cuja ação parte da interação jogador-jogo. O embasamento teórico para esta pesquisa considerou os parâmetros de qualidade para jogos de computadores e os parâmetros definidos pelo MEC para avaliar tecnologias educacionais, bem como utilizou-se de estratégias e técnicas para a coleta de dados.
URI: http://hdl.handle.net/10284/6013
ISSN: 1646-4435
Aparece nas colecções:Cibertextualidades - Nº 08

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