Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/6012
Título: Understanding Games as Participation
Outros títulos: an analytical model
Autor: Vasconcellos, Marcelo Simão de
Carvalho, Flávia Garcia de
Araujo, Inesita Soares de
Palavras-chave: Participation
Health Communication
Digital Games
Serious Games
Game Model
Participação
Comunicação em saúde
Jogos digitais
Modelo de jogo
Data: 2017
Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa
Citação: Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 8 (2017) 105-118.
Relatório da Série N.º: Cibertextualidades;8
Resumo: Public health communication in Brazil has difficulties in reaching different groups of the population, as well as fostering their participation for building better health policies. Digital games could help in this regard, but there is a need of detailed models that account for social and participatory aspects of games and game playing. In order to provide such model, this study combined theoretical concepts from Game Studies, namely, the concept of games as participation and the Gaming Dispositif-model, with the Model of Communication as a Symbolic Market, from Latin American Communication Studies, creating a game model describing the socially inscribed relations among player, game and other players, based on participation. This article explains the mentioned concepts and the analytical model in detail, concluding with remarks on its possible uses.
A comunicação em saúde no Brasil tem dificuldades em atingir diferentes grupos na população e incentivar a sua participação na construção de melhores políticas de saúde. Jogos digitais podem ajudar a respeito disso, mas nós carecemos de modelos detalhados que levem em conta os aspectos sociais e participatórios dos games e do acto de jogar. Para prover tal modelo, nós combinamos conceitos teóricos dos Game Studies, a saber, o conceito de jogos como participação e o modelo Gaming Dispositif, com o Modelo de Comunicação como Mercado Simbólico, dos estudos de Comunicação Latino-americanos, criando um modelo de jogo descrevendo as relações socialmente inscritas entre jogador, jogo e outros jogadores, baseadas em participação. Neste artigo, nós explicamos os conceitos mencionados e então apresentamos nosso modelo em detalhes, concluindo com observações sobre possíveis usos de tal modelo.
URI: http://hdl.handle.net/10284/6012
ISSN: 1646-4435
Aparece nas colecções:Cibertextualidades - Nº 08

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