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Título: Contribuições do aprendizado multimídia para jogos com foco nas dificuldades da matemática
Autor: Cezarotto, Matheus Araujo
Battaiola, André Luiz
Palavras-chave: Design de jogos
Elementos gráficos
Multimídia
Matemática
Aprendizagem
Game Design
Graphical Elements
Multimedia
Mathematics
Learning
Data: 2017
Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa
Citação: Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 8 (2017) 79-92.
Relatório da Série N.º: Cibertextualidades;8
Resumo: Jogos educacionais são desenvolvidos para crianças com dificuldades de aprendizagem na matemática, com a premissa de promover ao usuário um ambiente de aprendizagem lúdico. No desenvolvimento desses jogos, um dos desafios está no balancear dos elementos referentes ao entretenimento (diversão), com os elementos instrucionais (aprendizagem). Este artigo, pelo viés do aprendizado multimídia, busca contribuições na literatura para orientar o desenvolvimento de jogos educacionais em especial na apresentação da informação, ao considerar as necessidades cognitivas e motivacionais do aprendiz. O artigo tem objetivo exploratório, natureza básica, abordagem qualitativa e como procedimento utiliza uma revisão bibliográfica narrativa. Como resultado, apresenta-se um conjunto de apontamentos para auxiliar na configuração das informações gráficas em jogos. Ademais, com base na revisão da literatura se promove uma discussão com exemplos de jogos educacionais utilizados para as dificuldades de aprendizagem da matemática.
Educational games have been developed focusing on children with mathematical learning disability, in an attempt to promote for the user’s a playful digital environment which allows the learning of specific contents. One of the challenges raised by the development of these games is finding a balance between the entertainment and the educational aspects. This study, adopting a multimedia learning perspective, aims to contribute with a guide for the educational games development, considering the learner’s cognitive and motivational necessities. The research approach is exploratory and qualitative, based on a literature review. As a result, we present a series of reflections that can guide the configuration of graphical information on educational games. Moreover, based on the literature review, we describe a discussion with some educational games focused on mathematical learning disability.
URI: http://hdl.handle.net/10284/6010
ISSN: 1646-4435
Aparece nas colecções:Cibertextualidades - Nº 08

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