Repository logo
 
Publication

Contribuições do aprendizado multimídia para jogos com foco nas dificuldades da matemática

dc.contributor.authorCezarotto, Matheus Araujo
dc.contributor.authorBattaiola, André Luiz
dc.date.accessioned2017-05-26T15:41:45Z
dc.date.available2017-05-26T15:41:45Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractJogos educacionais são desenvolvidos para crianças com dificuldades de aprendizagem na matemática, com a premissa de promover ao usuário um ambiente de aprendizagem lúdico. No desenvolvimento desses jogos, um dos desafios está no balancear dos elementos referentes ao entretenimento (diversão), com os elementos instrucionais (aprendizagem). Este artigo, pelo viés do aprendizado multimídia, busca contribuições na literatura para orientar o desenvolvimento de jogos educacionais em especial na apresentação da informação, ao considerar as necessidades cognitivas e motivacionais do aprendiz. O artigo tem objetivo exploratório, natureza básica, abordagem qualitativa e como procedimento utiliza uma revisão bibliográfica narrativa. Como resultado, apresenta-se um conjunto de apontamentos para auxiliar na configuração das informações gráficas em jogos. Ademais, com base na revisão da literatura se promove uma discussão com exemplos de jogos educacionais utilizados para as dificuldades de aprendizagem da matemática.pt_PT
dc.description.abstractEducational games have been developed focusing on children with mathematical learning disability, in an attempt to promote for the user’s a playful digital environment which allows the learning of specific contents. One of the challenges raised by the development of these games is finding a balance between the entertainment and the educational aspects. This study, adopting a multimedia learning perspective, aims to contribute with a guide for the educational games development, considering the learner’s cognitive and motivational necessities. The research approach is exploratory and qualitative, based on a literature review. As a result, we present a series of reflections that can guide the configuration of graphical information on educational games. Moreover, based on the literature review, we describe a discussion with some educational games focused on mathematical learning disability.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 8 (2017) 79-92.pt_PT
dc.identifier.issn1646-4435
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6010
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEdições Universidade Fernando Pessoapt_PT
dc.relation.ispartofseriesCibertextualidades;8
dc.subjectDesign de jogospt_PT
dc.subjectElementos gráficospt_PT
dc.subjectMultimídiapt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectGame Designpt_PT
dc.subjectGraphical Elementspt_PT
dc.subjectMultimediapt_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.titleContribuições do aprendizado multimídia para jogos com foco nas dificuldades da matemáticapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage92pt_PT
oaire.citation.startPage79pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ciber8_07.pdf
Size:
1.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: