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DM_JoséMota | 3.45 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Son-Rise Program (S.R.P) tem vindo a desencadear, nos últimos tempos,
inúmeras reacções junto dos diversos agentes educativos. Não só por ser um método,
mas também por se encontrarem resultados de sucesso visíveis nos estudos do Centro
Americano de Tratamento do Autismo. Pela pouca informação existente sobre a
aplicação deste programa em ambiente escolar considerou-se pertinente a realização
desta investigação.
Para a realização deste trabalho optou-se por um estudo de caso, envolvendo um
participante com perturbação do espectro do autismo (P.E.A.), a frequentar uma sala do
ensino estruturado. O objectivo neste estudo é perceber se a aplicação do S.R.P. nas
áreas do controlo de esfíncteres e socialização pode ser aplicado numa sala de ensino
estruturado, com sucesso.
Para tal, recorreu-se a duas tabelas de registo de comportamentos: A primeira
tabela da equipa multidisciplinar do Centro de Reabilitação (CRPSF) e a segunda
tabela, normalmente usada pelo S.R.P. nas suas formações com as famílias, foi adaptada
para a esfera escolar com a devida autorização dos autores. O programa aplicado ao
aluno teve a duração de seis meses, com intervenções diárias de Junho a Novembro de
2013.
Os resultados obtidos demonstram a possibilidade de se aplicar o S.R.P. em
ambiente escolar, como programa alternativo a outros existentes para as salas de ensino
estruturado, articulando o mesmo com as famílias. Verificou-se que o aluno evoluiu no
controlo de esfíncteres, apresentando uma percentagem de 42,50% de sucesso na
actividade comparativamente com a 1.ª avaliação em que os resultados apresentavam
apenas uma percentagem de sucesso de 0,65%. No que diz respeito aos estágios do
modelo de desenvolvimento do S.R.P, encontraram-se também resultados positivos no
que concerne à socialização do aluno, havendo uma evolução desde o início do
programa que, apenas cumpria tarefas relativas às áreas do estágio 1, concluindo com
taxas de cumprimento em actividades inscritas no estágio 5, o estágio mais complexo do
modelo de desenvolvimento do S.R.P. The Son-Rise Program (SRP) has triggered in recent times numerous reactions
among various educational agents. Not only as a method but also because there have
been results of visible success in studies of the American Center for Autism Treatment.
Due to the little information on the implementation of this program in the school
environment, it was considered appropriate to conduct this research.
For this work we chose a case study involving a participant with autism
spectrum disorder (ASD) attending a structured learning room. The aim of this study is
to understand whether the application of SRP in the areas of sphincter control and
socialization can be successfully applied in a structured teaching room.
To this end, we used two registry tables of behavior: On the first we used the
table of the multidisciplinary team of the Centre for Rehabilitation (CRPSF) and on the
second we adapted the school’s table normally used by SRP in their training sessions
with the families, with permission from the authors. The program applied to the student
lasted six months, with daily operations from June to November 2013.
The obtained results demonstrate the possibility of applying the SRP school
environment as an alternative to other existing rooms for structured teaching,
articulating the same program with the families. It was verified that the students
developed sphincter control, with a proportion of 42.50 % success rate in comparison to
the activity of the first evaluation in which results showed only a percentage of success
of 0.65%. With regard to the stages of development of the SRP model we also found
positive results regarding the socialization of students, with an evolution from the
beginning of the program regarding only the areas of stage 1, ending with rate
compliance activities included in stage 5, the more complex development model SRP
stage.
Description
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
Keywords
Ensino estruturado NEE Controlo de esfíncteres Modelo de desenvolvimento Son-Rise program Perturbação do espectro do autismo Structured teaching SEN Sphincter control Son-Rise program development model Autism spectrum disorder