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O Relatório de Autoavaliação do Desempenho Docente: crenças, sentimentos e comportamentos

dc.contributor.advisorAlves, Maria da Piedade Gonçalves Lopes
dc.contributor.authorNunes, Regina da Conceição Perdiz
dc.date.accessioned2014-09-02T15:18:03Z
dc.date.available2014-09-02T15:18:03Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do Grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Educacionalpor
dc.description.abstractA presente investigação foca a autoavaliação do desempenho docente, através do relatório de autoavaliação, no âmbito da avaliação do desempenho docente, de acordo com o Decreto Regulamentar nº26/2012 de 21 de fevereiro. O objectivo fundamental do estudo foi investigar as crenças, os sentimentos e os comportamentos dos docentes face ao relatório de autoavaliação. Para o efeito foram consideradas algumas variáveis sociodemográficas (idade, género, tempo de serviço, habilitações académicas e situação profissional). Para alcançar os objectivos traçados foi seguida uma metodologia de investigação quantitativa com a utilização de um inquérito por questionário aplicado numa escola secundária da região de Lisboa. Os resultados mostram que as variáveis sociodemográficas consideradas não influenciam as crenças, sentimentos e os comportamentos face ao relatório de autoavaliação. Apenas a nível das crenças, no que diz respeito ao género e, ainda, ao nível dos sentimentos de acordo com tempo de serviço, se verificam diferenças estatisticamente significativas. Com a presente investigação cria-se uma oportunidade de reflexão, análise, debate e quem sabe de mudança, face à autoavaliação de desempenho docente em especial no que diz respeito ao relatório de autoavaliação.por
dc.description.abstractThe present study on the teacher performance self-evaluation through the self-evaluation report in the context of the teaching performance, according to Decree-Rule n. 26/2012 to February 21. The main aim of this study was to investigate the beliefs, feelings and behaviors of teachers towards the self-evaluation report. For this purpose, some socio-demographic variables were considered (age, gender and length of service, qualifications and professional status). In order to achieve the outlined goals, it was followed a quantitative research methodology with the use of an enquiry applied in a secondary school nearby Lisbon. The reached results show us that the socio-demographic variables considered don´t influence the beliefs, feelings and behaviors regarding the self-evaluation report. Except for variables related do gender and feelings according to the length of service, we can check statistically significant differences. With this study we create an opportunity of reflection, analysis, discussion and who knows, an opportunity of a possible change towards the teaching self-evaluation performance and in particular to what concerns the self-evaluation report.por
dc.identifier.tid202427854
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/4299
dc.language.isoporpor
dc.publisher[s.n.]por
dc.subjectAvaliação do desempenho docentepor
dc.subjectAutoavaliação de desempenho docentepor
dc.subjectRelatório de autoavaliação de desempenho docentepor
dc.subjectTeacher performance evaluationpor
dc.subjectSelf-evaluation of teaching performancepor
dc.subjectSelf-evaluation report of teaching performancepor
dc.titleO Relatório de Autoavaliação do Desempenho Docente: crenças, sentimentos e comportamentospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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