Repository logo
 
Publication

As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo

dc.contributor.authorFreire, Teresa
dc.contributor.authorFonte, Carla
dc.contributor.authorLima, Isabel
dc.date.accessioned2019-09-23T13:48:08Z
dc.date.available2019-09-23T13:48:08Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractA investigação no domínio da adolescência só recentemente focou a sua atenção para o estudo científico da vida diária de adolescentes, com recurso a medidas em tempo real, que possibilitam a análise da experiência subjectiva, concretamente da experiência óptima. Este artigo ilustra este tipo de estudos e foi realizado com 50 adolescentes estudantes do ensino secundário, com o objectivo de conhecer como se organiza a sua vida diária em relação às actividades realizadas, lugares frequentados e pessoas com que lidam ao longo de uma semana, e a respectiva qualidade da experiência subjectiva. Os dados foram recolhidos recorrendo ao Experience Sampling Method (ESM). Analisam-se e discutem-se estes conceitos à luz da Psicologia Positiva e os seus contributos para o desenvolvimento positivo de adolescentes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFreire, T.; Fonte, C. & Lima, I. (2007). As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, XI (2), 223-242.pt_PT
dc.identifier.issn0874-2391
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/8031
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior Politécnico de Gayapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://pec.ispgaya.pt/edicoes/2007/PEC2007N2/index.htmlpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectExperiências óptimaspt_PT
dc.subjectAdolescentespt_PT
dc.subjectPsicologia positivapt_PT
dc.subjectExperience Sampling Method (ESM)pt_PT
dc.subjectQualidade da experiênciapt_PT
dc.titleAs experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage242pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage223pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Psicologia, Educação e Culturapt_PT
oaire.citation.volumeXIpt_PT
person.familyNameFonte
person.givenNameCarla
person.identifier.ciencia-id8512-5989-1AE6
person.identifier.orcid0000-0002-7280-2083
person.identifier.scopus-author-id36542506700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication298f192d-0f7a-4357-9184-114a9034b1a3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery298f192d-0f7a-4357-9184-114a9034b1a3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Freire, Fonte & Lima 2007.pdf
Size:
277.4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format