Repository logo
 
Publication

O diagnóstico do meio escolar realizado por agentes educativos na área geográfica de Santa Maria da Feira e Porto

datacite.subject.fosCiências Sociais::Direitopt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorCaridade, Sónia
dc.contributor.authorCanedo, Vanessa Carina Ferreira
dc.date.accessioned2018-05-02T12:24:01Z
dc.date.available2018-05-02T12:24:01Z
dc.date.issued2018-04-24
dc.description.abstractNos dias de hoje a escola é vista como sendo um meio no qual se pode “trabalhar” as crianças e adolescentes que o frequentam, para que o seu processo de socialização e de desenvolvimento pessoal seja o mais normativo possível. Isto é, tentar arranjar estratégias que promovam a formação de jovens com bases cívicas e com objetivos de vida. O estudo aqui apresentado ao longo deste artigo tem como principal objetivo perceber quais as lacunas que mais afetam o desenvolvimento saudável, seja pessoal, escolar ou social, que podem ser colmatadas através de uma melhor intervenção escolar. Desta forma, este projeto conjuga a opinião de professores e auxiliares de diferentes escolas da região do Porto e de Santa Maria da Feira. A análise realizada contou com a opinião de 91 participantes cujas idades variam dos 29 aos 63 anos (X = 47.27 anos; D.P. = 5.09). De uma forma geral, os entrevistados mostraram ter uma perceção realista tanto do espaço físico como do funcionamento dos estabelecimentos de ensino no qual trabalham. Neste estudo em específico, de um modo geral, as escolas encontram-se situadas em zonas de bons acessos e transportes assim como são razoavelmente vigiadas. Mais uma vez salienta-se a necessidade da criação de equipas multidisciplinares (psicólogos, criminólogos, assistentes sociais…) para uma melhor intervenção nos estabelecimentos escolares.pt_PT
dc.description.abstractNowadays the school looks like a place where people can help children and teenagers, who study there, with their process of socialization and personal development to provide normative behavior. They might find strategies to improve young training in their social and personal lifestyle. The main purpose of this study is understand what could affect the healthy development of young people, that might be personal or school or social, and how can we reduce that with a better intervention on schools. This way, on this project we check the opinion of the teachers with the other functionaries from different schools in Oporto and Santa Maria da Feira. On this study, participate 91 professionals with ages between 29 and 63 years old (X=47.27 years old; D.P.=5,09). Finally, the people interviewed relate that they know the place where they work and the rules that there exist. The majority of the schools are located in places with good accesses and transports as they have good security. One of the most important focus of the things that must be changed to improve the better school functionary was the necessity of using multidisciplinary teams (psychologic, criminologist, social assistances…).pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6593
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectComportamentos desviantespt_PT
dc.subjectDiagnóstico escolarpt_PT
dc.subjectAgentes educativospt_PT
dc.subjectDesenvolvimento social e pessoalpt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectDeviant behaviorpt_PT
dc.subjectDiagnostic evaluation in schoolspt_PT
dc.subjectEducational agentspt_PT
dc.subjectSocial and personal developmentpt_PT
dc.titleO diagnóstico do meio escolar realizado por agentes educativos na área geográfica de Santa Maria da Feira e Portopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Criminologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Vanessa Canedo.pdf
Size:
899.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: