Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O diagnóstico do meio escolar realizado por agentes educativos na área geográfica de Santa Maria da Feira e Porto

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Vanessa Canedo.pdf899.91 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Nos dias de hoje a escola é vista como sendo um meio no qual se pode “trabalhar” as crianças e adolescentes que o frequentam, para que o seu processo de socialização e de desenvolvimento pessoal seja o mais normativo possível. Isto é, tentar arranjar estratégias que promovam a formação de jovens com bases cívicas e com objetivos de vida. O estudo aqui apresentado ao longo deste artigo tem como principal objetivo perceber quais as lacunas que mais afetam o desenvolvimento saudável, seja pessoal, escolar ou social, que podem ser colmatadas através de uma melhor intervenção escolar. Desta forma, este projeto conjuga a opinião de professores e auxiliares de diferentes escolas da região do Porto e de Santa Maria da Feira. A análise realizada contou com a opinião de 91 participantes cujas idades variam dos 29 aos 63 anos (X = 47.27 anos; D.P. = 5.09). De uma forma geral, os entrevistados mostraram ter uma perceção realista tanto do espaço físico como do funcionamento dos estabelecimentos de ensino no qual trabalham. Neste estudo em específico, de um modo geral, as escolas encontram-se situadas em zonas de bons acessos e transportes assim como são razoavelmente vigiadas. Mais uma vez salienta-se a necessidade da criação de equipas multidisciplinares (psicólogos, criminólogos, assistentes sociais…) para uma melhor intervenção nos estabelecimentos escolares.
Nowadays the school looks like a place where people can help children and teenagers, who study there, with their process of socialization and personal development to provide normative behavior. They might find strategies to improve young training in their social and personal lifestyle. The main purpose of this study is understand what could affect the healthy development of young people, that might be personal or school or social, and how can we reduce that with a better intervention on schools. This way, on this project we check the opinion of the teachers with the other functionaries from different schools in Oporto and Santa Maria da Feira. On this study, participate 91 professionals with ages between 29 and 63 years old (X=47.27 years old; D.P.=5,09). Finally, the people interviewed relate that they know the place where they work and the rules that there exist. The majority of the schools are located in places with good accesses and transports as they have good security. One of the most important focus of the things that must be changed to improve the better school functionary was the necessity of using multidisciplinary teams (psychologic, criminologist, social assistances…).

Description

Keywords

Escola Comportamentos desviantes Diagnóstico escolar Agentes educativos Desenvolvimento social e pessoal School Deviant behavior Diagnostic evaluation in schools Educational agents Social and personal development

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License