Publication
A transição dos alunos do ensino regular para a educação especial na Ilha Graciosa: perceção e expetativas das famílias e dos docentes
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Coelho, Fátima | |
dc.contributor.author | Mendes, Nuno Miguel Soares | |
dc.date.accessioned | 2018-10-25T08:02:33Z | |
dc.date.available | 2018-10-25T08:02:33Z | |
dc.date.issued | 2014-06-26 | |
dc.description.abstract | No presente trabalho, aborda-se a questão das perceções dos docentes e da família sobre a passagem dos alunos/educandos com necessidades educativas especiais, do regime de ensino regular para o regime de educação especial, assim como as expetativas que estes agentes educativos têm acerca desta transição. A mudança de um regime para o outro, suscita quer nos docentes quer na família diferentes reações e diferentes perceções e expetativas, que procurámos compreender. Assim, definiu-se como objetivo geral do trabalho verificar quais as perceções e expetativas das famílias e docentes, após a decisão da mudança do educando/aluno, do sistema de ensino regular para ingressar no regime de educação especial. Trata-se de um estudo de cariz qualitativo. Foram realizadas 23 entrevistas semiestruturadas a docentes, professores do 1ºCiclo e Educadores de Infância e a 12 encarregados de educação, que tinham educandos a beneficiar do regime educativo especial. Conclui-se, que o tipo de necessidade educativa especial da criança, poderá condicionar a perceção e expetativas, quer dos docentes, quer dos encarregados de educação relativamente ao percurso escolar do aluno/educando e sucesso académico e consequentemente à transição do regime regular para a educação especial. Os encarregados de educação reagem bem à entrada dos seus educandos para a educação especial, informando que não têm preconceitos por esta transição, mas apresentando receio, por possivelmente haver represálias por parte dos outros alunos. Consideram que um diagnóstico tardio será prejudicial para os alunos. Os docentes acham a transição para o regime educativo especial benéfica e pensam que os alunos não devem ter o mesmo currículo, que os alunos do ensino regular. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present work addresses the issue of perceptions of teachers and family on the passing of students/learners with special educational needs , the system of education for the special education system , as well as the expectations that these agents have on educational this transition . The change from one regime to the other, the teachers want raises in the family wants different reactions and different perceptions and expectations, we tried to understand. Well defined as general aim of this check which perceptions and expectations of families and teachers, after the decision to change the student/learner, the system of education to enter the special education system. This is a study of a qualitative nature. Twenty-three semi-structured interviews were conducted with teachers, teachers of the 1st cycle and 12 kindergarten teachers and the guardians who had learners to benefit from special education. It follows that the type of special educational need of the child, may condition the perception and expectations, whether teachers or guardians of schooling relative to the student / learner and academic success and consequently the transition arrangements for regular special education. Caregivers respond well to the entry of their children for special education, that he does not have prejudices through this transition, but showing fear, for there possibly be retaliation by the other students. Consider that a late diagnosis will harm students. Teachers find the transition to the special education system beneficial and think that students should not have the same curriculum, the regular students | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202140210 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/6970 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Perceção | pt_PT |
dc.subject | Expetativas | pt_PT |
dc.subject | Docentes | pt_PT |
dc.subject | Família | pt_PT |
dc.subject | Educação especial | pt_PT |
dc.subject | Ensino regular | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Perception | pt_PT |
dc.subject | Expectations | pt_PT |
dc.subject | Teachers | pt_PT |
dc.subject | Family | pt_PT |
dc.subject | Special education | pt_PT |
dc.subject | Regular education | pt_PT |
dc.subject | Special needs education | pt_PT |
dc.title | A transição dos alunos do ensino regular para a educação especial na Ilha Graciosa: perceção e expetativas das famílias e dos docentes | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização no Domínio Cognitivo e Motor | pt_PT |