Repository logo
 
Publication

A transição dos alunos do ensino regular para a educação especial na Ilha Graciosa: perceção e expetativas das famílias e dos docentes

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCoelho, Fátima
dc.contributor.authorMendes, Nuno Miguel Soares
dc.date.accessioned2018-10-25T08:02:33Z
dc.date.available2018-10-25T08:02:33Z
dc.date.issued2014-06-26
dc.description.abstractNo presente trabalho, aborda-se a questão das perceções dos docentes e da família sobre a passagem dos alunos/educandos com necessidades educativas especiais, do regime de ensino regular para o regime de educação especial, assim como as expetativas que estes agentes educativos têm acerca desta transição. A mudança de um regime para o outro, suscita quer nos docentes quer na família diferentes reações e diferentes perceções e expetativas, que procurámos compreender. Assim, definiu-se como objetivo geral do trabalho verificar quais as perceções e expetativas das famílias e docentes, após a decisão da mudança do educando/aluno, do sistema de ensino regular para ingressar no regime de educação especial. Trata-se de um estudo de cariz qualitativo. Foram realizadas 23 entrevistas semiestruturadas a docentes, professores do 1ºCiclo e Educadores de Infância e a 12 encarregados de educação, que tinham educandos a beneficiar do regime educativo especial. Conclui-se, que o tipo de necessidade educativa especial da criança, poderá condicionar a perceção e expetativas, quer dos docentes, quer dos encarregados de educação relativamente ao percurso escolar do aluno/educando e sucesso académico e consequentemente à transição do regime regular para a educação especial. Os encarregados de educação reagem bem à entrada dos seus educandos para a educação especial, informando que não têm preconceitos por esta transição, mas apresentando receio, por possivelmente haver represálias por parte dos outros alunos. Consideram que um diagnóstico tardio será prejudicial para os alunos. Os docentes acham a transição para o regime educativo especial benéfica e pensam que os alunos não devem ter o mesmo currículo, que os alunos do ensino regular.pt_PT
dc.description.abstractThe present work addresses the issue of perceptions of teachers and family on the passing of students/learners with special educational needs , the system of education for the special education system , as well as the expectations that these agents have on educational this transition . The change from one regime to the other, the teachers want raises in the family wants different reactions and different perceptions and expectations, we tried to understand. Well defined as general aim of this check which perceptions and expectations of families and teachers, after the decision to change the student/learner, the system of education to enter the special education system. This is a study of a qualitative nature. Twenty-three semi-structured interviews were conducted with teachers, teachers of the 1st cycle and 12 kindergarten teachers and the guardians who had learners to benefit from special education. It follows that the type of special educational need of the child, may condition the perception and expectations, whether teachers or guardians of schooling relative to the student / learner and academic success and consequently the transition arrangements for regular special education. Caregivers respond well to the entry of their children for special education, that he does not have prejudices through this transition, but showing fear, for there possibly be retaliation by the other students. Consider that a late diagnosis will harm students. Teachers find the transition to the special education system beneficial and think that students should not have the same curriculum, the regular studentspt_PT
dc.identifier.tid202140210
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6970
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPerceçãopt_PT
dc.subjectExpetativaspt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectEnsino regularpt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectPerceptionpt_PT
dc.subjectExpectationspt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.subjectSpecial educationpt_PT
dc.subjectRegular educationpt_PT
dc.subjectSpecial needs educationpt_PT
dc.titleA transição dos alunos do ensino regular para a educação especial na Ilha Graciosa: perceção e expetativas das famílias e dos docentespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização no Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Nuno Mendes.pdf
Size:
2.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
DM_Nuno Mendes
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: