Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
602 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Na era da indústria 4.0, as organizações são pautadas na interrela-ção da tecnologia a grande quantidade de informações coletadas sobre as preferências pessoais (Sacomano e Sátyro, 2018).
Dessa forma, as Organizações que aprendem apontadas por Senge (1990) relacionam os resultados ao compromisso de crescimento pessoal.
Neste contexto, a capacitação dos colaboradores deve vislumbrar o atendimento das competências organizacionais respeitando as diferenças de estilo de aprendizagem dos colaboradores.
Logo, tanto as organizações quanto seus colaboradores buscam formas de acompanhar o contexto de rápidas mudanças, volume de informa-ção e a necessidade de constante aprendizagem.
Sendo que a evolução da estrutura de aprendizagem do adulto está envolvida pela conexão e pela sobreposição de teorias e práticas (Bitencourt, 2010).
A partir de um estudo sobre o planejamento e concepção de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem por competências, surgiu a necessidade de comparar as metodologias ativas às trilhas de aprendiza-gem.
Assim, a investigação das semelhanças e diferenças entre as metodo-logias ativas e as trilhas de aprendizagem foi realizada partindo do pressu-posto que ambas resultam em autodesenvolvimento.
O autodesenvolvimento é utilizado como integrado ao conhecimen-to e às habilidades necessários ao trabalho desempenhado.
Nesse contexto, emerge o conceito de competências como ação rela-cionada ao saber e a mobilização de conhecimentos em diferentes situações (Le Boterf, 2003).
Desta forma, foi realizado um estudo comparativo entre os achados da pesquisa que resultou na criação de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem por competências e o arcabouço teórico pesquisado sobre as metodologias ativas.
Description
Keywords
Trilhas de aprendizagem Gestão por competências Blended learning Design instrucional Sistema informatizado
Citation
Chagas, R. A.; Ribeiro, N. M. ; Costa, T. D. Trilhas de Aprendizagem, Metodologias Ativas e Ágeis para o Autodesenvolvimento. In: Ivanio Dickmann. (Org.). Diálogos. 22ed. Chapecó: Livrologia, 2021, v. III, p. 156-176. ISBN: 978-65-86218-54-1.
Publisher
Livrologia