Repository logo
 
Publication

Trilhas de aprendizagem, metodologias ativas e ágeis para o autodesenvolvimento

dc.contributor.authorChagas, Rosana
dc.contributor.authorRibeiro, Nuno Magalhães
dc.contributor.authorCosta, T.D
dc.date.accessioned2022-03-07T16:55:32Z
dc.date.available2022-03-07T16:55:32Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractNa era da indústria 4.0, as organizações são pautadas na interrela-ção da tecnologia a grande quantidade de informações coletadas sobre as preferências pessoais (Sacomano e Sátyro, 2018). Dessa forma, as Organizações que aprendem apontadas por Senge (1990) relacionam os resultados ao compromisso de crescimento pessoal. Neste contexto, a capacitação dos colaboradores deve vislumbrar o atendimento das competências organizacionais respeitando as diferenças de estilo de aprendizagem dos colaboradores. Logo, tanto as organizações quanto seus colaboradores buscam formas de acompanhar o contexto de rápidas mudanças, volume de informa-ção e a necessidade de constante aprendizagem. Sendo que a evolução da estrutura de aprendizagem do adulto está envolvida pela conexão e pela sobreposição de teorias e práticas (Bitencourt, 2010). A partir de um estudo sobre o planejamento e concepção de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem por competências, surgiu a necessidade de comparar as metodologias ativas às trilhas de aprendiza-gem. Assim, a investigação das semelhanças e diferenças entre as metodo-logias ativas e as trilhas de aprendizagem foi realizada partindo do pressu-posto que ambas resultam em autodesenvolvimento. O autodesenvolvimento é utilizado como integrado ao conhecimen-to e às habilidades necessários ao trabalho desempenhado. Nesse contexto, emerge o conceito de competências como ação rela-cionada ao saber e a mobilização de conhecimentos em diferentes situações (Le Boterf, 2003). Desta forma, foi realizado um estudo comparativo entre os achados da pesquisa que resultou na criação de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem por competências e o arcabouço teórico pesquisado sobre as metodologias ativas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationChagas, R. A.; Ribeiro, N. M. ; Costa, T. D. Trilhas de Aprendizagem, Metodologias Ativas e Ágeis para o Autodesenvolvimento. In: Ivanio Dickmann. (Org.). Diálogos. 22ed. Chapecó: Livrologia, 2021, v. III, p. 156-176. ISBN: 978-65-86218-54-1.pt_PT
dc.identifier.isbn978-65-86218-54-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/10818
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherLivrologiapt_PT
dc.relation.ispartofseriesII Série
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTrilhas de aprendizagempt_PT
dc.subjectGestão por competênciaspt_PT
dc.subjectBlended learningpt_PT
dc.subjectDesign instrucionalpt_PT
dc.subjectSistema informatizadopt_PT
dc.titleTrilhas de aprendizagem, metodologias ativas e ágeis para o autodesenvolvimentopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage176pt_PT
oaire.citation.issue22pt_PT
oaire.citation.startPage156pt_PT
oaire.citation.titleDiálogospt_PT
oaire.citation.volumeIIIpt_PT
person.familyNameChagas
person.familyNameMagalhães Ribeiro
person.familyNameDias Costa
person.givenNameRosana
person.givenNameNuno
person.givenNameThiago
person.identifier.ciencia-idE210-458F-40DF
person.identifier.orcid0000-0002-1876-926X
person.identifier.orcid0000-0002-8952-8754
person.identifier.orcid0000-0002-5443-5232
person.identifier.scopus-author-id49864094700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication61d12599-9ddf-4001-9225-bae28395e1d4
relation.isAuthorOfPublication69eb19f6-7f1b-4d0f-b789-9766583f57d6
relation.isAuthorOfPublicationc37e3325-e3c1-4678-8a48-6f52b9397167
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc37e3325-e3c1-4678-8a48-6f52b9397167

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TRILHAS DE APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS E ÁGEIS PARA O AUTODESENVOLVIMENTO.pdf
Size:
602 KB
Format:
Adobe Portable Document Format