Repository logo
 
Publication

A possibilidade do desenvolvimento de habilidades na disciplina de redação a partir da utilização das informações de jornais e revistas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSaavedra, Luísa
dc.contributor.authorNogueira, Fabiana
dc.date.accessioned2018-10-31T11:45:55Z
dc.date.available2018-10-31T11:45:55Z
dc.date.issued2018-06-27
dc.description.abstractA concepção de ensino-aprendizagem em busca do desenvolvimento das habilidades e competências do aluno tem sido um desafio para os educadores do séc.XXI, tendo em vista que os alunos que chegam às escolas fazem parte hoje da geração conectivista. E, buscar atrair esses alunos para as aulas tem sido tarefa difícil para os professores. O presente projeto de investigação teve como objetivo identificar quais são as possibilidades de o aluno adquirir habilidades, utilizando informações de jornais na disciplina de Redação. No que tange às principais conclusões dessa pesquisa, temos a prática pedagógica do uso da linguagem jornalística; a formação dos professores no que diz respeito a trabalhar com os géneros jornalísticos e a importância de se usar jornais e revistas nas aulas de Redação. Foi possível também verificar que os educadores embora não tivessem tido formação inicial académica para trabalhar com esses géneros, todos foram unânimes em reconhecer a importância de trabalhar com Jornais e Revista na sala de aula.pt_PT
dc.description.abstractThe conception of teaching-learning in search of the development of the abilities and competences of the student has been a challenge for the educators of the XXI century, considering that the students who arrive at the schools are part of the connectivist generation today. And, seeking to attract these students to class has been a difficult task for teachers. The present research project had as objective to identify what are the possibilities of the student to acquire abilities, using information from newspapers in the discipline of Writing. Regarding the main conclusions of this research, we have the pedagogical practice of the use of journalistic language; the training of teachers in relation to working with journalistic genres and the importance of using newspapers and magazines in writing classes. It was also possible to verify that educators, although they had not had initial academic training to work with these genres, were unanimous in recognizing the importance of working with newspapers and magazines in the classroom.pt_PT
dc.identifier.tid202509770
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6984
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGéneros jornalísticospt_PT
dc.subjectJornaispt_PT
dc.subjectRevistaspt_PT
dc.subjectHabilidadespt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectJournalistic genrespt_PT
dc.subjectNewspaperspt_PT
dc.subjectMagazinespt_PT
dc.subjectSkillspt_PT
dc.titleA possibilidade do desenvolvimento de habilidades na disciplina de redação a partir da utilização das informações de jornais e revistaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Fabiana Nogueira.pdf
Size:
4.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
DM_Fabiana Nogueira.pdf
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: