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- Open access and social media: challenges and opportunities for information managementPublication . Gouveia, Luis BorgesThe availability of information that Internet brings, in particular, the World Wide Web, produced a huge impact in the way we collect and access information. This also impacts the strategies followed to organize and manage information. It is clear by now, that each individual, by its own and without adequate training is on trouble to manage its information, the information he or she needs and even to secure it. Recent developments provide a new context that wants to protect data from individuals and some sensitive information, putting a new focus not in the data possibilities but on the individual rights, such as the General Regulation for Data Protection (GRPD) implies, with real changes not easy to implement with current information systems and applications. But such issues related with the use of personal data are not restricted to GRPD. Also security issues, and information readiness or the quality and veracity of information are at stake – thus turns reference and information support as an important role for any information service. Additionally, we are in a fast, complex, and information sophisticated world. As so, open access and social media, two the trending phenomena when dealing with information management place a number of challenges but also opportunities for those who are responsible for manage information within organizations. Taking the case of higher education, the presentation discusses how libraries can be the hub where such challenges and opportunities may have a more transformative impact.
- Proprioceção periodontal versus osteoperceçãoPublication . Molino, Noemi; Barbosa, CláudiaA perda de dentes determina a perda do ligamento periodontal e, consequentemente, leva sempre a alterações na função mastigatória. Dessa forma, uma reabilitação protética com implantes dentários pode exigir uma readaptação do complexo neuromuscular central e periférico, visto entre o osso e o implante, não existir ligamento periodontal. Esta revisão bibliográfica narrativa tem como objetivo aprofundar o estudo da reabilitação protética com implantes dentários, nomeadamente, ao nível da osteoperceção e compará-la com proprioceção dentária. A pesquisa bibliográfica da referida revisão foi realizada a partir das bases de dados: Pubmed/Medline, B-on, SciELO,ScienceDirect, sem limitação temporal, e com recursos as seguintes palavras-chave: “Proprioceção periodontal”, “mecanorrecetores”, “implantes dentários”, “osteoperceção”, ”periodontal proprioception”, “mechanoreceptors”, “dental implants”,“osteoperception”. Assim, a osteoperceção associada aos implantes dentários apesar de não capacitar os pacientes totalmente edêntulos da mesma capacidade discriminativo-sensorial de quando tinham dentição natural, proporciona uma via sensitiva suficientemente capaz para a regulação das funções motoras orais.
- Tecnologias digitais em próteses totais fixas sobre implantesPublication . Castro, Mariana Vasconcelos Cunha Viana deReabilitações orais com próteses totais fixas sobre implantes representam situações desafiadoras que estão a ser particularmente beneficiadas pelas atuais tecnologias digitais. A criação do paciente virtual e a precisão da comunicação entre o médico dentista e a equipa laboratorial são possibilitadas pela introdução do fluxo digital de trabalho. O processo modernizado aplicado ao planejamento e confeção de reabilitações totais fixas sobre implantes substitui conceitos convencionais e está a se tornar fundamental para o alcance da eficiência e excelência em resultados estéticos e funcionais. Este trabalho tem como objetivo, através revisão narrativa da literatura atual, descrever as tecnologias e os materiais envolvidos na produção CAD/CAM de próteses totais fixas sobre implantes, de modo a apresentar vantagens, limitações e perspetivas dos avanços tecnológicos aplicados a estas reabilitações.
- A opinião dos alunos do ensino fundamental e médio sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) de Santarém-Pará/BrasilPublication . Cunha, Joelma Cruz da; Coelho, FátimaEste trabalho aborda a temática da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa. Como instrumento da pesquisa foi aplicado um questionário a cem alunos do Ensino Fundamental e Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos do Centro de Educação e Jovens e Adultos (CEEJA) de Santarém-Pará/Brasil. O referido estudo tem como objetivo geral analisar as opiniões dos alunos do Ensino Fundamental e Médio sobre a Educação de Jovens e Adultos do CEEJA de Santarém. Concluiu-se que a totalidade dos alunos quer do Ensino Fundamental, quer do Ensino Médio gostam da metodologia do ensino personalizado, assim como da prática docente. Os alunos do Ensino Fundamental apontam como principal razão para se matricularem no CEEJA o fato do tempo de conclusão dos estudos ser mais rápido do que na escola regular, enquanto os alunos do Ensino médio referem a falta de disponibilidade de tempo para estudar em escola regular em função do trabalho ou de outra atividade que desenvolvem. Conclui-se ainda que a maior dificuldade dos alunos no Ensino Fundamental concentra-se na falta de autodisciplina para estudar sozinho, enquanto os alunos do Ensino Médio referem na sua maioria não sentirem dificuldades. Além de que os alunos do Ensino do Fundamental e Médio concordam na sua maioria com as normas da instituição relacionadas a frequência e o tempo de conclusão do curso.
- A possibilidade do desenvolvimento de habilidades na disciplina de redação a partir da utilização das informações de jornais e revistasPublication . Nogueira, Fabiana; Saavedra, LuísaA concepção de ensino-aprendizagem em busca do desenvolvimento das habilidades e competências do aluno tem sido um desafio para os educadores do séc.XXI, tendo em vista que os alunos que chegam às escolas fazem parte hoje da geração conectivista. E, buscar atrair esses alunos para as aulas tem sido tarefa difícil para os professores. O presente projeto de investigação teve como objetivo identificar quais são as possibilidades de o aluno adquirir habilidades, utilizando informações de jornais na disciplina de Redação. No que tange às principais conclusões dessa pesquisa, temos a prática pedagógica do uso da linguagem jornalística; a formação dos professores no que diz respeito a trabalhar com os géneros jornalísticos e a importância de se usar jornais e revistas nas aulas de Redação. Foi possível também verificar que os educadores embora não tivessem tido formação inicial académica para trabalhar com esses géneros, todos foram unânimes em reconhecer a importância de trabalhar com Jornais e Revista na sala de aula.
- A biophysical approach to formulation development: drug-plasma protein interactionPublication . Fernandes, Eduarda; Soares, Telma; Oliveira, M.E.C.D. Real; Lopes, Carla Martins; Lúcio, MarleneIn this work, the binding constant of ACV to human serum albumin was determined by binding isotherms. Nonlinear leastsquares best fit to intrinsic fluorescence quenching effect of the drug was used to determine the association constants between drug and the serum protein at one affinity binding site (Kb=1.79x103 M-1). A red shift of the fluorescent spectra confirms association. Thermodynamic parameters for the binding indicated that electrostatic interactions are predominantly involved in the binding of this drug to human serum albumin. This was further confirmed by electrophoretic and dynamic light scattering, where a progressive charge neutralization of the protein was followed by an increase of the size of albumin-drug complex.
- Gestão escolar e a inclusão: discursos de gestores e professores de escolas da rede estadual de ensino no município de Zé Doca, Maranhão-Brasil - uma proposta de intervençãoPublication . Nascimento, Maria Francileide Ferreira do; Coelho, FátimaCom a democratização do ensino em nosso país, as escolas têm recebido uma grande demanda de alunos que buscam na educação a oportunidade de sua formação e ascensão social. Dentre esses alunos, estão os educandos com necessidades educacionais especiais. No município de Zé Doca-Maranhão, essa realidade não é diferente, o número de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) tem aumentado nos últimos anos. Por essa razão, este estudo tem como objectivo geral analisar os discursos de gestores e professores escolares referente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais e propor diante dos resultados, uma intervenção que venha a contribuir com as práticas e melhorar os resultados. Trata-se de um estudo cujos dados foram tratados de forma qualitativa. Foram inquiridos através de uma entrevista semi-estruturada, 14 profissionais, especificamente gestores e professores de duas escolas estaduais. Concluiu-se que o processo de inclusão escolar ainda se encontra em fase inicial nessas unidades, havendo nessas escolas uma carência de apoio e de um acompanhamento de seus órgãos responsáveis, em contribuir para que a inclusão possa ser uma realidade nas escolas pesquisadas. Foi afirmado pela maioria dos professores que lhes falta formação, preparação, conhecimento teórico e disponibilidade, relatado por boa parte dos participantes. Em contrapartida, foram destacados alguns aspectos positivos na atuação dos gestores, tais como: atenção diferenciada com a questão, sinergia em proporcionar um pouco de dignidade aos discentes com NEEs. Ainda assim não ficou evidenciado uma premência em promover nas suas referidas escolas capacitação a seus profissionais e funcionários de apoio no tocante a inclusão dos discentes com NEEs. Após a análise dos dados foi elaborado um projecto de intervenção.
- Percepção do professor sobre a estratégia de observação de aula para a melhoria da sua práticaPublication . Araújo, Anna Paula Barreira; Coelho, FátimaO processo de formação de professores é algo imprescindível e complexo tanto no início da carreira do docente, mas também no decorrer de todo o percurso de sua vida profissional. Com este trabalho, pretende-se compreender de que forma o professor considera que a estratégia de observação de aulas contribui para a melhoria da sua prática pedagógica tendo como linha de partida o ponto de vista dos docentes que lecionam em duas escolas particulares do Brasil, objetivando compreender se a prática de observação de aula pode conduzir o professor a uma dimensão reflexiva e formativa da sua prática. Para atingir os objetivos pretendidos, foram realizados 2 focus group com professores de duas escolas, tendo no total, participado 9 docentes que lecionam no Ensino Fundamental I – anos iniciais - Educação Básica. Utilizou-se um Guião construído com base na literatura e validado por peritos na área Concluiu-se que os professores reconhecem a prática de observação de aulas como uma estratégia para o seu desenvolvimento formativo, mas o desconhecimento da prática de forma estruturada inviabiliza a sua aplicação adequada e na prática a dimensão formativa fica ofuscada pela dimensão avaliativa, a partir dos feedbacks recebidos. Entendeu-se a formação dos envolvidos e o conhecimento mais profundo da estratégia um possível caminho para um processo de adoção da prática de forma mais efetiva nas escolas, pelo que após reflexão sobre os dados recolhidos se apresentou um projeto de intervenção.