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Cadernos de Estudos Mediáticos - Nº 08, 2011

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Recent Submissions

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  • As novas formas da mediação cultural no romance Perfeitos Milagres de Jacinto Lucas Pires
    Publication . Felkai, Piroska
    Verificou-se que nas últimas décadas as mudanças estruturais dos meios de comunicação reconfiguraram os modos dos processos comunicativos, interferindo igualmente na mentalidade dos sujeitos envolvidos. Vivemos uma época de aceleração da temporalidade, em que valores como a simultaneidade, a sensação de imediato, a mistura de tempos no mesmo canal de comunicação, criam uma colagem temporal ou, de outro modo, uma espécie de eterno presente. O nosso estudo tem por objectivo analisar a influência da mediação dos meios de comunicação e de consumo no contexto do romance de Jacinto Lucas Pires, intitulado Perfeitos Milagres. It appears that in recent decades the structural changes of the media have reconfigured modes of communication processes, also affecting the mentality of those involved. We live in an era of accelerated temporality, in which values such as simultaneity, the sense of immediacy, mixing times in the same communication channel, create a temporal collage or on the other hand, a kind of eternal present. Our study aims to examine the influence of media and consumption in the context of the novel by Jacinto Lucas Pires, entitled Perfect Miracles.
  • Ensino universitário do jornalismo: de anelo confesso outrora a alvo de objurgação hodiernamente
    Publication . Pinto, Mário
    No que à formação do jornalista concerne, duas teses, de relativa irreconciliabilidade continuam a fazer o seu percurso: uma, que, pondo a tónica na sua idiossincrasia, assevera nascer o jornalista já feito; outra, nos antípodas desta, assegura que ele se faz. Qual, então, a função das escolas de jornalismo? Nelas reside, em ambos os casos, a solução. Para os prosélitos da primeira, aprimorando o dom ingénito; para os partidários da segunda, contribuindo para a formação profissional dos que não nascem imbuídos desta mercê. Teses que, no entanto, estão, cada vez mais, a dar lugar a forte contestação da qualidade do ensino ministrado que, segundo muitos profissionais do meio (e não só), não prepara adequadamente os candidatos ao métier. There are two (apparently diametrically opposite) theses underlying the issue of journalistic formation: the first stresses its idiosyncratic nature and claims journalistic qualities are innate; the other states that those qualities are learnt. Hence, what is the function of journalism schools? In both cases, they appear as the solution: for the supporters of the former thesis, they will improve innate gifts; for the supporters of the latter, they contribute to the professional training of those who are not born with those qualities. These theses, however, are being challenged on the grounds of lack of quality in those schools’ teaching standards, which, according to many professional journalists (among other members of the public) fail in providing adequate preparation for aspiring journalists.
  • Les droits de la personnalité et l'image communiquée: brève étude de droit comparé sud européen
    Publication . Cardoso, João Casqueira
    Este estudo define o que são os direitos da personalidade, e qual a importância dos mesmos para a preservação da imagem das pessoas através da comunicação. A análise tem por objecto específico uma comparação do regime jurídico destes direitos nos países membros do sul da União Europeia, depois da entrada em vigor de nova legislação nesta matéria. This research defines the nature of personality rights, and their role as regards the protection of one’s identity in media communication. More specifically, it focuses on the legal comparison of the regulation of such rights in the member states of the south of the European Union, following the coming into effect of recent legislation in this field.
  • A televisão e os jovens: uma aproximação aos hábitos de consumo, opiniões e sentimentos relativamente à violência observada na televisão
    Publication . Jólluskin, Gloria
    As crianças e jovens são um dos grupos que mais vê televisão. Por outro lado, tem vindo a aumentar a sensibilidade social perante o excesso de actos violentos a que estes assistem através dos meios de comunicação. Fruto desta preocupação, nas últimas décadas, têm vindo a ser desenvolvidos estudos que tentam explorar os hábitos de consumo televisivos, assim como os efeitos que a violência emitida pela televisão tem sobre as crianças e jovens. Com este trabalho pretendemos dar um pequeno contributo no âmbito desta linha de investigação. Children and young people are one of the most exposed groups to media content. On the other hand, social awareness has increased towards the amount of violence that young people are exposed to in media content. As a result of this concern, in the last decades many studies have been developed to explore youth television habits, as well as the effects of TV violence on this group. In this work we try to give a little contribution to this research line.
  • O consumo de televisão e a atitude face à publicidade no contexto da tecnologia DVR
    Publication . Cardoso, Paulo Ribeiro; Carreira, Tiago
    O objectivo deste estudo é o de analisar o modo como a tecnologia DVR poderá introduzir mudanças no modo de consumir televisão e de ver publicidade, e verificar qual a atitude dos indivíduos face à inclusão de publicidade na set-top box. Foi usado o método quantitativo através de um inquérito por questionário, administrado a uma amostra de conveniência de utilizadores e não utilizadores de DVR. Em geral, os resultados indicam que ver televisão é mais agradável com a utilização do DVR e que o consumidor tem mais controlo sobre o que vê. A possibilidade de exploração do DVR como veículo publicitário obteve uma resposta claramente negativa por parte dos entrevistados. The objective of this study is to analyse how DVR technology can change the way people watch television and see advertising, as well as to evaluate their attitude towards the insertion of advertising in the set-top box. Using a quantitative approach, a questionnaire was applied to a convenience sample of users and non-users of DVR. Overall, results show that watching television is more enjoyable with the use of DVR and that the consumer has more control over the choice of contents. The possibility of exploring DVR as an advertising media received a negative reaction among the participants.
  • Apropriação de tecnologia "Web 2.0" no Ensino Superior
    Publication . Simões, Luís; Gouveia, Luis Borges
    Neste artigo, defendemos que o conceito de apropriação (tecnológica) é central para se compreender a influência, no Ensino Superior, das tecnologias vulgarmente associadas à chamada “Web 2.0”. Fazemos uma associação entre o conceito de apropriação e a ideia de “affordance” (i.e. a percepção que as pessoas têm acerca das possíveis utilizações de uma ferramenta ou utensílio). À luz destes conceitos, analisamos as características de um subconjunto de ferramentas de Web 2.0 (e.g. Wikis, Blogues), e as potencialidades resultantes, para o Ensino Superior, das dinâmicas específicas do processo de apropriação tecnológica destas ferramentas. The authors defend that the concept of (technological) appropriation is a key term to understand the Web 2.0 tools in Higher Education. They make a strong case from the necessity to relate the concept of appropriation with that of affordance (i.e. the perceived potential utilization of a tool). Based on these concepts, the authors inspect the properties of a sub-set of Web 2.0 tools (e.g. Wikis, Blogs), and they reflect upon the impacts in Higher Education resulting from specific technological appropriation dynamics.
  • Lidando com as novas identidades dos consumidores através de formas alternativas de divulgação das marcas: o caso do marketing de guerrilha
    Publication . Cunha, Cláudia Sofia Campos da; Simões, Elsa
    Hoje em dia, as marcas sentem necessidade de apostar em formas alternativas de se divulgar, devido (1) aos preços elevados praticados pelos suportes publicitários tradicionais e (2) ao cansaço experimentado por determinados segmentos do público relativamente às formas publicitárias clássicas. A publicidade de guerrilha surge como uma nova ferramenta do Marketing e uma alternativa ou complemento aos meios de comunicação saturados de mensagens publicitárias, uma vez que conta com o efeito de surpresa, o inusitado da situação criada e o factor entretenimento, características que determinados segmentos apreciam particularmente. Estas acções de comunicação, muitas vezes politicamente incorrectas, são divertidas, estimulantes e difíceis de ignorar e frequentemente surgem como a forma adequada de atingir públicos cuja identidade enquanto consumidores tem vindo a mudar. Nowadays, brands feel the need to invest in alternative forms of making themselves know to the public(s), due to (1) the high prices charged by the traditional advertising supports and (2) the indifference felt by given segments of the public as to the classic traditional formats. Guerrilla advertising is emerging as a new marketing tool and as an alternative or complement to the ad-cluttered mass media. To their advantage, they can count on their surprise effect, the unexpectedness of the situation they create and entertainment possibilities, all of which are characteristics that will appeal to specific audiences. These communication actions (sometimes politically incorrect ones) are amusing, stimulating and hard to ignore – and they often constitute an effective way of targeting audiences with new characteristics.
  • O papel do jingle em anúncios publicitários televisivos destinados a crianças
    Publication . Duarte, Liliana; Cardoso, António
    A música é utilizada cada vez mais pelos anunciantes e agências de publicidade, como forma de cativar a atenção do espectador. Ao relacionarem-se os jingles de anúncios publicitários com crianças, tem-se o mote para a presente investigação. Este trabalho pretende verificar o papel dos jingles em três anúncios publicitários, da categoria hipermercados, destinados às crianças, na época do Natal. Posteriormente, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com seis crianças, com idades entre os oito e os dez anos, para perceber realmente se o jingle destes anúncios está a funcionar como se pretende. Após a sua análise verificou-se que todos têm a mesma finalidade, fazer com que a criança seja cativada e chame a atenção dos pais. Os anúncios mostram um mundo de fantasia e ilusão, cativando mais facilmente a sua atenção. Os anúncios com jingles mais calmos são menos mencionados por estas crianças. Contudo, todas foram capazes de mencionar a marca e o jingle correspondente, sem qualquer tipo de dificuldade. Music is increasingly being used by advertisers as a way to capture viewers’ attention. By relating the jingles for commercials to children, we get the motto for our research. This essay discusses the jingles of three commercials, on the hypermarket category, for children, at Christmas time. Subsequently, a previously structured interview with six 8-10-year-olds was conducted, to confirm the jingles of these ads are working as intended. After this analysis, we found out that all have the same purpose: to gain children’s preference, and their parents’ attention. The ads show a world of fantasy and illusion, easily captivating their attention. Ads with calmer jingles were less mentioned by the children. Nevertheless, they were all able to mention the brand and the jingle without any difficulty.
  • A "publisociedade": formas de comunicar através do consumo
    Publication . Silva, Susana Piedade
    Este artigo debruça-se sobre as relações que se estabelecem entre publicidade, sociedade e consumo. Para além da sua função económica, essencial ao perfil capitalista das sociedades contemporâneas, a publicidade representa uma forma de comunicação actual e persuasiva e um elemento de socialização que intervém na construção da identidade e do papel social do indivíduo. Esta teia de influências justifica uma reflexão sobre a publicidade enquanto discurso simbólico que molda o consumidor e alimenta os rituais do consumo. This article addresses the relations settled between advertising, society and consumption. Besides its economic function, essential to the capitalist profile of the contemporary societies, advertising represents a current and persuasive communication form and a socialization factor that intervenes in the construction of the individual’s identity and social role. This web of influences justifies a reflexion about advertising as a symbolic speech that shapes the consumer and feeds the rituals of consumption.
  • Nota introdutória
    Publication . Simões, Elsa; Tuna, Sandra