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A incessante procura pela perfeição: a influência da publicidade nos estereótipos femininos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorTuna, Sandra
dc.contributor.authorSantos, Francisca Esteves
dc.date.accessioned2024-05-03T11:41:16Z
dc.date.available2024-05-03T11:41:16Z
dc.date.issued2021-10-25
dc.description.abstractEsta dissertação, intitulada “A Incessante Procura pela Perfeição: A influência da Publicidade nos Estereótipos Femininos”, visa esclarecer se os aspetos recorrentes da publicidade na imprensa especializada em assuntos quotidianos que atuam na procura incansável, das mulheres, pela perfeição e juventude. Com o intuito de contextualizar o objeto de estudo deste trabalho, começa-se por traçar a mudança histórica da publicidade focada no género feminino, onde existe uma notória mudança nas ideologias mediáticas. Inicialmente, é feita uma análise da reprodução dos padrões de género e de seguida uma parte mais próxima da figura feminina. De seguida, analisa-se a transição da indústria mediática como presença direta nos indivíduos do género feminino, salientando as transformações sofridas no seu quotidiano, desde ações, convivências e hábitos, cuidados e tratamentos. Segue-se uma análise referente às componentes visuais e textuais dos anúncios onde a principal personagem é a figura feminina, prosseguindo-se com uma análise detalhada dos anúncios de cosméticos. A influência que a publicidade incita no grupo feminino pela juventude perfeita é suportada por uma análise de anúncios de cosmética retirados de três revistas mensais, durante seis meses e por uma análise descritiva de um questionário, por forma a determinar a presença desta influência. Há uma padronização massificada na imprensa rosa com efeitos na autoimagem deste público e, por isso, a preocupação principal desta dissertação é entender e alertar a influência publicitária na transmissão de estereótipos em torno da perfeição, da beleza e da juventude e em como, a procura incessante de um ideal perfeito construído a partir dos anúncios destas revistas, pode afetar diretamente com o campo pessoal do grupo feminino.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertations, entitled "A Incessante Procura pela Perfeição: A influência da Publicidade nos Estereótipos Femininos", aims to elucidate if the recurrent advertising messages in the press act in women's relentless pursuit of perfection and youthfulness. In order to contextualize the object of study, we begin by tracing the historical change of advertising focused on ads aimed at women, where there is a notable change in media ideologies. Initially, we carry out an analysis of the reproduction of gender patterns and then about the female figure. Then, the transition of the media industry is analyzed as it is a constant presence in female contexts, highlighting the changes suffered in their daily lives, from actions, interactions and habits, care and treatments. Subsequently, we present an analysis regarding the visual and textual components of the advertisements where the main character is the female figure. Then, we look into cosmetics advertisements more thoroughly. The way advertising impels women to crave for perfect youthfulness is demonstrated by an analysis of cosmetic advertisements taken from three monthly magazines for six months and by a descriptive analysis of a questionnaire to determine the presence of this influence. There is a mass standardization in the gossip press with effects on the self-image of this public and, therefore, the main concern of this paper is to understand and alert the advertising influential world in the transmission of stereotypes around perfection, beauty and youth and how directly can affect the personal field of the female group.pt_PT
dc.identifier.tid203594452
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/12967
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectEstereótipos femininospt_PT
dc.subjectPerfeição e juventudept_PT
dc.subjectInfluência mediáticapt_PT
dc.subjectAdvertisingpt_PT
dc.subjectFemale stereotypespt_PT
dc.subjectPerfection and youthpt_PT
dc.subjectMedia influencept_PT
dc.titleA incessante procura pela perfeição: a influência da publicidade nos estereótipos femininospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicação, ramo de Relações Públicas, Publicidade e Marketingpt_PT

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