Browsing by Issue Date, starting with "2021-10-25"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A incessante procura pela perfeição: a influência da publicidade nos estereótipos femininosPublication . Santos, Francisca Esteves; Tuna, SandraEsta dissertação, intitulada “A Incessante Procura pela Perfeição: A influência da Publicidade nos Estereótipos Femininos”, visa esclarecer se os aspetos recorrentes da publicidade na imprensa especializada em assuntos quotidianos que atuam na procura incansável, das mulheres, pela perfeição e juventude. Com o intuito de contextualizar o objeto de estudo deste trabalho, começa-se por traçar a mudança histórica da publicidade focada no género feminino, onde existe uma notória mudança nas ideologias mediáticas. Inicialmente, é feita uma análise da reprodução dos padrões de género e de seguida uma parte mais próxima da figura feminina. De seguida, analisa-se a transição da indústria mediática como presença direta nos indivíduos do género feminino, salientando as transformações sofridas no seu quotidiano, desde ações, convivências e hábitos, cuidados e tratamentos. Segue-se uma análise referente às componentes visuais e textuais dos anúncios onde a principal personagem é a figura feminina, prosseguindo-se com uma análise detalhada dos anúncios de cosméticos. A influência que a publicidade incita no grupo feminino pela juventude perfeita é suportada por uma análise de anúncios de cosmética retirados de três revistas mensais, durante seis meses e por uma análise descritiva de um questionário, por forma a determinar a presença desta influência. Há uma padronização massificada na imprensa rosa com efeitos na autoimagem deste público e, por isso, a preocupação principal desta dissertação é entender e alertar a influência publicitária na transmissão de estereótipos em torno da perfeição, da beleza e da juventude e em como, a procura incessante de um ideal perfeito construído a partir dos anúncios destas revistas, pode afetar diretamente com o campo pessoal do grupo feminino.
- Eventos adversos e interações entre agentes antineoplásicos e fitoterapia/suplementos alimentares no tratamento do cancro da mama: revisão sistemáticaPublication . Silva, Marco André de Sousa e; Lopes, Carla Martins; Oliveira, RitaO cancro da mama representa a doença oncológica mais comum em mulheres e a segunda principal causa de morte em todo o mundo. O tratamento do cancro da mama é complexo e multidisciplinar, podendo envolver várias terapêuticas. Uma das estratégias terapêutica é a quimioterapia com recurso a agentes antineoplásicos que possuem margens terapêuticas estreitas. Perante o tratamento quimioterápico, os doentes oncológicos recorrem, cada vez mais, à administração de produtos fitoterápicos e de suplementos alimentares de forma a atenuar os sintomas da doença e reduzir os efeitos adversos causados pela medicação. Contudo, o uso destes produtos pode conduzir a eventos adversos e interações que podem comprometer a eficácia da terapêutica, colocando em risco o tratamento e a saúde do doente. Foi realizado uma revisão sistemática da literatura utilizando as bases de dados para a pesquisa de estudos clínicos em humanos publicados até junho de 2021, com o objetivo de identificar eventos adversos e interações entre agentes antineoplásicos e fitoterapia / suplementos alimentares no tratamento do cancro da mama. Da pesquisa na base de dados, resultaram um total de 797 estudos que, após a aplicação dos critérios de elegibilidade, 10 estudos foram incluídos para análise. Nestes estudos, os produtos fitoterápicos / suplementos alimentares avaliados foram xarope de Jollab, coenzima Q10, gengibre e o seu componente 6-gingerol, óleo de babaçu, Withania somnifera, plantas medicinais chinesas, ácido docosa-hexaenóico, Scutellaria barbata (BZL101) e glutamina. Relativamente aos eventos adversos relatados do uso concomitante destes com os agentes antineoplásicos foram registados náuseas, vómitos, diarreia, ligeira irritação da faringe e espasmo associado ao vómito. Os resultados dos estudos clínicos demonstram que o uso de fitoterápicos / suplementos alimentares durante o tratamento antineoplásico contra o cancro da mama foi seguro e bem tolerado por parte dos doentes. A qualidade global dos estudos clínicos é baixa e o tamanho da amostra e diversidade dos estudos individuais condiciona a força da evidência científica dos resultados obtidos, demonstrando a necessidade futura de desenvolver mais estudos clínicos sobre a existência de eventos adversos e interações aquando da suplementação com produtos de fitoterapia e suplementos alimentares na quimioterapia no cancro da mama.
- Efetividade de um programa de exercícios físicos supervisionados em idosos com síndrome da apneia obstrutiva do sonoPublication . Almeida, Catia Maria Coimbra de; Seixas, AdéritoIntrodução: A associação entre Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) e capacidade de exercício ainda não está bem determinada. Entretanto, sabe-se que muitos indivíduos portadores de SAOS apresentam respostas limitadas ao exercício físico. Tal achado, dentre outros fatores, pode estar relacionado à má qualidade de sono que acarreta, principalmente, sonolência diurna excessiva. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito de um programa de treinamento aeróbio, associado ao uso do CPAP, em parâmetros da qualidade do sono. Metodologia: participaram no estudo 33 indivíduos, divididos em: 17 voluntários que praticaram atividade física e uso CPAP (GI) e 16 fazendo apenas o uso do CPAP (GII). A análise da capacidade física, no que diz respeito sedentarismo, foi mensurado através da aplicação do questionário IPAQ pré intervenção, e foram selecionados os indivíduos com resultados 1A e 1B (sedentários e insuficientes ativos). O grau de gravidade das apneias foi feito pelo índice de IAH, analisado através dos resultados da polissonografia em fase pré e pos intervenção. A análise funcional dos grupos foi realizada através da aplicação dos TC6M e do ESSP (fase pré e pós). Os efeitos da prática do exercício físico supervisionado, foi avaliado em fase pré e pós, em um período que compreendia 36 sessões no GI e de 03 meses de acompanhamento no GII. Todos os pacientes do GI foram monitorizados quanto a: FC, PA, SPO2 durante a prática de exercícios físicos. O uso contínuo do CPAP foi indicado e monitorizado durante o todo período de análise. Resultados: foram registradas diferenças significativas entre os grupos nos níveis de ESP nas fases pré (p = 0,008) e pós (p = 0,001). Os níveis de gravidade das OAS mensurados pelo IAH com diferença entre os grupos de p = 0,015 e de p = 0.006 com melhores resultados no GI. Referente ao teste funcional TC6 dinâmicos, não foram observadas diferenças significativas entre os grupos na fase pré (p = 0,430) e na fase pós (p = 0,150). Conclusão: Após a análise dos resultados, em relação a análise funcional TC6M, foi observado efeito postivo do exercício no grupo expermental, sem contudo haver diferença estatística entre os grupos. Em relação ao grau de sonololencia diurna, medido pelo ESP, não houve diferença no período pós-intervenção nos dois grupos. Em relação à gravidade da AOS, é possível concluir que no IAH se verifica uma redução nos dois grupos. Porém, as diferenças significativas entre os grupos, antes da intervenção, não permitem concluir pelo resultado positivo do exercício no estudo.