Repository logo
 
Publication

Proposta de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem por competências

dc.contributor.authorChagas, Rosana
dc.contributor.authorRibeiro, Nuno Magalhães
dc.contributor.authorCosta, T.D
dc.date.accessioned2022-03-04T17:58:31Z
dc.date.available2022-03-04T17:58:31Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA pesquisa que resultou nesse artigo foi realizada objetivando avaliar um modelo de design instrucional para nserir em um protótipo de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem por competências. Realizada em duas etapas principais, sendo a 1ª etapa de entrevistas em 4 organizações referenciadas pela oferta de capacitação e utilização de trilhas de aprendizagem e planejamento do teste do modelo de design instrucional que utilizou a decomposição da competência gestão de processos organizacionais e o “template” adaptado de Bruce (2004) para elaborar questões prévias e pós contato do colaborador com o material dos cursos. As questões aplicadas foram tabuladas quantitativamente para mensurar se houve acréscimo de repertório nos pós testes que foram aplicados aos colaboradores de uma universidade pública. A Universidade, também disponibilizou profissionais do seu quadro de pessoal da área de tecnologia, gestão de processos, psicologia, pedagogia e alunos pesquisadores para participar da pesquisa-ação. A 2ª etapa, embasada pelos resultados do teste de design instrucional reuniu os requisitos funcionais e não funcionais adequados ao desenho do módulo de trilhas de aprendizagem por competências, protótipo já disponibilizado pelos analista e programador, aguardando a estabilidade da crise de saúde provocada pela pandemia do COVID-19, para adequação ao “novo normal” da área de capacitação e realização de testes para acoplar o módulo ao sistema informatizado de mapeamento de competências GESTCOM.pt_PT
dc.description.abstractThe research that resulted in this article was carried out aiming to evaluate an instructional design model to insert in a prototype of a computerized module of competency learning trails. Carried out in two main stages, the first stage of interviews in 4 organizations referenced by the offer of training and use of learning trails and test planning of the instructional design model that used the decomposition of the competence management of organizational processes and the "template" adapted from Bruce (2004) to elaborate previous questions and post contact of the collaborator with the material of the courses. The applied questions were tabulated quantitatively to measure whether there was an increase in the repertoire in the post-tests that were applied to the employees of a public university. The University also made available professionals from its staff in the area of technology, process management, psychology, pedagogy and research students to participate in action research. The 2nd stage, based on the results of the instructional design test, brought together the functional and non-functional requirements appropriate to the design of the competency learning trails module, a prototype already made available by the analyst and programmer, awaiting the stability of the health crisis caused by the pandemic of the COVID-19, to adapt to the “new normal” in the area of training and conducting tests to couple the module to the computerized system for mapping competencies: GESTCOM.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationChagas, R. A. C., Magalhães Ribeiro, N., & Dias Costa, T. (2021). Proposta de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem por competências. Revista Práticas em Gestão Pública Universitária, 5(1), 183-193.pt_PT
dc.identifier.issn2526-8503
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/10816
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUFRJ
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTrilhas de aprendizagempt_PT
dc.subjectGestão por competênciaspt_PT
dc.subjectMódulo informatizadopt_PT
dc.subjectDesign instrucionalpt_PT
dc.subjectLearning trailspt_PT
dc.subjectCompetency managementpt_PT
dc.subjectComputerized modulept_PT
dc.subjectInstructional designpt_PT
dc.titleProposta de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem por competênciaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage165pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage143pt_PT
oaire.citation.titlePráticas em Gestão Pública Universitáriapt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
person.familyNameChagas
person.familyNameMagalhães Ribeiro
person.familyNameDias Costa
person.givenNameRosana
person.givenNameNuno
person.givenNameThiago
person.identifier.ciencia-idE210-458F-40DF
person.identifier.orcid0000-0002-1876-926X
person.identifier.orcid0000-0002-8952-8754
person.identifier.orcid0000-0002-5443-5232
person.identifier.scopus-author-id49864094700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication61d12599-9ddf-4001-9225-bae28395e1d4
relation.isAuthorOfPublication69eb19f6-7f1b-4d0f-b789-9766583f57d6
relation.isAuthorOfPublicationc37e3325-e3c1-4678-8a48-6f52b9397167
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery69eb19f6-7f1b-4d0f-b789-9766583f57d6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Proposta de um Módulo Informatizado de Trilhas de Aprendizagem por Competências.pdf
Size:
1.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format