Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
205.03 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Com vista a aperfeiçoar a sua prática pedagógica no campo da matemática, um grupo de educadores desenvolveu
“Primeiros Passos em matemática” de onde resultou o Kit BLOGIC. O que desenvolveram não foram formas de aprender
algarismos e com eles fazer contas mas de construir, isso sim, estruturas de pensamento mais amplas que facilitarão
o acesso planeado à matemática fazendo uso dos blocos lógicos que permitem realizar um conjunto de actividades
lógicas, apoiadas em múltiplas experiências para serem realizadas em sequência. os blocos lógicos são peças ou
figuras existentes num total de 48, estando associadas 4 propriedades a cada uma das peças: cor, forma, tamanho
e espessura. Para complementar o conjunto de material didáctico disponível até ao momento, decidiu-se criar uma
aplicação digital que respeitasse os objectivos e regras definidas, de forma a proporcionar às crianças a interactividade
que não é possível com as peças disponibilizadas. exemplos desta interactividade são a descrição sonora de cada
um dos jogos, a existência de níveis e pequenas dicas usando animação e a possibilidade de manipulação das peças.
O artigo tem por objectivo a apresentação do esforço de desenvolvimento efectuado para a criação da aplicação
BLOGIC que implementa a proposta dos blocos lógicos. O relato efectuado enquadra devidamente as preocupações
e as especificações tomadas em consideração para o seu desenvolvimento e apresenta os resultados preliminares
obtidos da adopção do BLOGIC em situação de uso real, demonstrando a sua relevância para a aprendizagem da
matemática no ensino pré-escolar e básico.
In order to improve its pedagogical practice in the field of mathematics, a group of teachers developed “first steps in
mathematics”, from where Kit BLOGIC emerged. What they developed weren’t ways of learning the numbers and with
them make arithmetic operations, but , in fact, ways of building wider structures of thought, which will enable a planned
access to mathematics, making use of the logical blocks which allow the fulfilment of several logical activities, that are
supported in multiple experiences to be carried out in sequence. Logical blocks are a total of 48 pieces or images, to
which are associated 4 characteristics: colour, shape, size and thickness. in order to complete the collection of didactic
material available at the moment, it has been decided to create a digital application that respected the determined
goals and rules, to offer the interactivity to children, which is not possible with the available pieces. Examples of
this interactivity are the sonorous description of each of the games, the existence of levels and little tips, which use
animation, and the possibility of manipulating the pieces. The aim of the article is the presentation of the effort of the
development made for the creation of the BLOGIC application, which implements the proposition of the logical blocks.
The description rightly shows the concerns and specifications that were taken into consideration for its development
and presents the preliminary results obtained when BLOGIC was adopted in real situations, showing its relevance to the
learning of mathematics in the pre-school and basic grades of teaching.
Description
Keywords
Citation
Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia. Porto. ISSN 1646-0499. 4 (2007) 94-105.