Repository logo
 
Publication

O planejamento no ensino da educação física escolar: desafios e limitações

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCunha, Pedro
dc.contributor.authorSantos Junior, Nilton Carvalho dos
dc.date.accessioned2018-07-26T11:23:08Z
dc.date.available2018-07-26T11:23:08Z
dc.date.issued2018-07-06
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo geral dissertar sobre a importância do planejamento de aulas na prática pedagógica da disciplina de Educação Física. A escolha desse tema se justifica pela pouca discussão sobre o assunto e a sua contemporaneidade, procurando contribuir para o desenvolvimento dessa área e, em especial, aos docentes. O método utilizado na pesquisa é de natureza qualitativa, com pesquisa do tipo bibliográfica. Foi possível concluir que a Educação Física, no Brasil, busca sua consolidação e identidade como disciplina escolar e, por essa razão, o planejamento de aulas é fundamental para possibilitar a previsão de conteúdos e atividades para uma ou diversas aulas. Esse planejamento será a sequência de tudo o que o professor pretende desenvolver em cada aula, o que lhe possibilita sistematizar os conteúdos, diversificando-os e tornando-os adequados a cada turma, além da possibilidade de fazer mudanças que possam enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, foi possível compreender que existem benefícios associados ao uso dos planos de aulas pelos professores de Educação Física, embora seja possível concluir que esses educadores dividem-se entre os que apoiam e buscam fazer o planejamento de aulas e aqueles que acreditam que é um documento desnecessário e dispensável e, portanto, não o elaboram. Além disso, há limitações que dificultam a prática pedagógica, como: formação acadêmica carente, falta de formação continuada, pouca ou nenhuma estrutura física escolar e a inexistência de materiais e recursos.pt_PT
dc.description.abstractThe present work has as general objective to discuss about the importance of class planning in the pedagogical practice of the discipline of Physical Education. The justification for choosing this theme considers that there are just a few studies and discussions in this area and its contemporaneity, in addition to the expectation of contributing to this academic field. The research method follows a qualitative study, with bibliographic research. It was possible to conclude that Physical Education, in Brazil, seeks its consolidation and identity as a school discipline and, for this reason, the planning of classes is fundamental to enable the prediction of contents and activities for one or several classes. This planning will be the sequence of everything that the teacher intends to develop in each class, which allows him to systematize the contents, diversifying them and making them according to the profile of each class, in addition to the possibility of making changes that can enrich the process of teaching and learning. This way, it was possible to understand that there are benefits associated to the use of the lesson plan by Physical Education teachers, even though it is possible to conclude that these educators are divided between those who support and and look for making the lesson planning and those who belive that is an unnecessary and indispensable document and, therefore, do not elaborate them. Besides that, there are limitations that interfer the teaching practice, as: deprived academic formation, absence of continued formation, inappropriate physical structure and the inexistence of materials and resources.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6846
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectPlano de ensinopt_PT
dc.subjectPlano de aulaspt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectPhysical educationpt_PT
dc.subjectTeaching planpt_PT
dc.subjectLesson planpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.titleO planejamento no ensino da educação física escolar: desafios e limitaçõespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Nilton Carvalho dos Santos Junior.pdf
Size:
639.78 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: