Repository logo
 
Publication

As relações entre competências comunicativas e os domínios do temperamento em crianças do primeiro ciclo do ensino básico: um estudo preliminar

dc.contributor.advisorPestana, Pedro Melo
dc.contributor.advisorPeixoto, Vânia
dc.contributor.authorPeixoto, Flávia Daniela Leite
dc.date.accessioned2024-09-26T16:11:41Z
dc.date.embargo2026-07-16
dc.date.issued2024
dc.descriptionProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Falapt_PT
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar a relação entre as competências comunicativas e o temperamento em idade escolar. A amostra foi composta por crianças em idade escolar, do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, de instituições públicas e privadas. Para a recolha de dados, foram utilizados dois instrumentos: Escala de Comunicação para Idade Escolar – Versão para Professores (ECIE) e o Inventário de Temperamento para Idade Escolar (SATI). A análise dos dados obtidos revelou uma correlação negativa entre as competências comunicativas e dois domínios do temperamento (reatividade negativa e nível de atividade. Os resultados sugerem que à medida que diminuem as competências comunicativas das crianças, ocorre um aumento da reatividade negativa e do nível de atividade. Estes resultados permitem corroborar a literatura já existente. Em suma, este estudo demonstra a importância de avaliar o temperamento durante a avaliação das competências comunicativas, bem como possibilita ainda reforçar a importância de ter em consideração os comportamentos e temperamentos da criança, ao longo do desenvolvimento das suas competências comunicativas em idade escolar.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyse the relationship between communication skills and temperament at school age.The sample consisted of school-age children from the first cycle of primary school, from public and private institutions. Two instruments were used to collect the data: School Age Communication Scale - Teacher Version (ECIE) and the School Age Temperament Inventory (SATI).Analysing the data revealed a negative correlation between communication skills and two temperament domains (negative reactivity and activity level). The results suggest that as children's communication skills decrease, negative reactivity and activity level increase. These results corroborate the existing literature. In short, this study demonstrates the importance of assessing temperament when evaluating communication skills, as well as reinforcing the importance of taking children's behaviours and temperaments into account throughout the development of their communication skills at school age.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/13241
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[s.n.]pt_PT
dc.subjectCompetências comunicativaspt_PT
dc.subjectTemperamentopt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectIdade escolarpt_PT
dc.subjectReatividade negativapt_PT
dc.subjectNível de atividadept_PT
dc.subjectCommunication skillspt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectSchool agept_PT
dc.subjectNegative reactivitypt_PT
dc.subjectActivity levelpt_PT
dc.titleAs relações entre competências comunicativas e os domínios do temperamento em crianças do primeiro ciclo do ensino básico: um estudo preliminarpt_PT
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typebachelorThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
PG_41843.pdf
Size:
639.27 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Projeto_de_graduação_41843
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: