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As relações entre competências comunicativas e os domínios do temperamento em crianças do primeiro ciclo do ensino básico: um estudo preliminar

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Abstract(s)

Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre as competências comunicativas e o temperamento em idade escolar. A amostra foi composta por crianças em idade escolar, do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, de instituições públicas e privadas. Para a recolha de dados, foram utilizados dois instrumentos: Escala de Comunicação para Idade Escolar – Versão para Professores (ECIE) e o Inventário de Temperamento para Idade Escolar (SATI). A análise dos dados obtidos revelou uma correlação negativa entre as competências comunicativas e dois domínios do temperamento (reatividade negativa e nível de atividade. Os resultados sugerem que à medida que diminuem as competências comunicativas das crianças, ocorre um aumento da reatividade negativa e do nível de atividade. Estes resultados permitem corroborar a literatura já existente. Em suma, este estudo demonstra a importância de avaliar o temperamento durante a avaliação das competências comunicativas, bem como possibilita ainda reforçar a importância de ter em consideração os comportamentos e temperamentos da criança, ao longo do desenvolvimento das suas competências comunicativas em idade escolar.
The aim of this study was to analyse the relationship between communication skills and temperament at school age.The sample consisted of school-age children from the first cycle of primary school, from public and private institutions. Two instruments were used to collect the data: School Age Communication Scale - Teacher Version (ECIE) and the School Age Temperament Inventory (SATI).Analysing the data revealed a negative correlation between communication skills and two temperament domains (negative reactivity and activity level). The results suggest that as children's communication skills decrease, negative reactivity and activity level increase. These results corroborate the existing literature. In short, this study demonstrates the importance of assessing temperament when evaluating communication skills, as well as reinforcing the importance of taking children's behaviours and temperaments into account throughout the development of their communication skills at school age.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Fala

Keywords

Competências comunicativas Temperamento Crianças Idade escolar Reatividade negativa Nível de atividade Communication skills Children School age Negative reactivity Activity level

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[s.n.]

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