Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O perfil pedagógico dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental na identificação das dificuldades de aprendizagem específicas-dislexia nas escolas da rede municipal de Pedra Branca do Amapari-Amapá

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_39176.pdf39176993.98 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

As dificuldades de aprendizagens específicas, (dislexia) é um transtorno de aprendizagem caracterizado por causar dificuldade no processo de desempenho de leitura e letramento. Na maioria das vezes essa dificuldade de aprendizagem é identificada na escola. Por esse motivo a pesquisa procura fazer uma análise investigativa, com a finalidade de constatar se os professores dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas municipais de Pedra Branca do Amapari-AP, estão preparados para trabalhar com alunos disléxicos, ou seja, se são capazes de identificar essa dificuldade de aprendizagem em sala de aula. A investigação partiu de uma pesquisa quantitativa, que foi realizada através de inquéritos por questionários, respondidos por 40 professores, sendo estes 20 professores do ensino regular e 20 professores do Atendimento do Ensino Especial. Da análise dos resultados, resultou quea maioria dos professores possuem conhecimento pedagógico suficiente para atuar com estudantes que apresentam Dificuldades de Aprendizagem Especifica. Apesar da maioria ter conhecimento para atuar com estudantes que apresentam didiculdades de aprendizagem, a dislexia, um quantitativo considerável de profissionais na escola ainda não se percecionam suficientes capacitados para lidar com alunos disléxicos, fato esse atestado pela ausência de cursos e formações voltados para esta temática. Além disso, é facilmente perceptível que o conhecimento referente a dislexia por parte dos profissionais é ainda reduzido, o que causa dificuldades de compreender como esses transtornos de aprendizagem se desenvolvem e os recursos didáticos e pedagógicos que devem ser utilizados para estimular o aluno a querer se envolver com o processo de ensino e aprendizagem. Diante do exposto, pode-se ressaltar que os objetivos apresentados no trabalho em tela foram alcançados com êxito, pois foi possível ter um panorama geral sobre os conhecimentos dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental na identificação da dislexia nas escolas da rede municipal de ensino de Pedra Branca do Amapari no Amapá.
Specific learning difficulties (dyslexia) is a learning disorder characterized by causing difficulty in the process of reading and literacy performance. Most of the time this learning difficulty is identified at school. For this reason, the research seeks to make an investigative analysis, with the purpose of verifying if the teachers of the initial years of elementary school in the municipal schools of Pedra Branca do Amapari-AP, are prepared to work with dyslexic students, that is, if they are able to identify this learning difficulty in the classroom. The investigation started from a quantitative research, which was carried out through surveys by questionnaires, answered by 40 teachers, being these 20 teachers of regular education and 20 teachers of Special Education Services. From the analysis of the results, it was found that most teachers have enough pedagogical knowledge to work with students who have Specific Learning Difficulties. Although most of them have the knowledge to work with students who have learning difficulties, dyslexia, a considerable number of professionals in the school still do not perceive themselves as capable enough to deal with dyslexic students, a fact that is attested by the absence of courses and training focused on this theme. In addition, it is eaç2sily noticeable that the knowledge regarding dyslexia on the part of professionals is still limited, which causes difficulties in understanding how these learning disorders develop and the didactic and pedagogical resources that must be used to encourage the student to want to become involved. engage with the teaching and learning process. In view of the above, it can be noted that the objectives presented in the work on screen were successfully achieved, as it was possible to have an overview of the knowledge of teachers in the early years of Elementary School in the identification of dyslexia in schools in the municipal education network. of Pedra Branca do Amapari in Amapá.

Description

Keywords

Dislexia Perfil do professor Dificuldade de leitura Transtorno específico de aprendizagem Dyslexia Teacher profile Reading difficulty Specific learning disorder

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License