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- Future interdisciplinary waste ecological challenges - a critical analysis of the portuguese casePublication . Dinis, Maria Alzira Pimenta; Vidal, Diogo Guedes; Begum, HalimaExistent waste indicators may measure the current environmental dynamics but cannot keep up with the rapid changes of our time. Waste management has deep specific implications in different sectors of our society, namely in terms of environmental quality and health outcomes. Alongside, it is undeniable that waste management practices are linked with the human development level of each country, which means that disadvantaged communities are more likely to be vulnerable to poor waste management practices. It is a critical need to investigate the current Portuguese indicators used to measure ecological sustainable development, pointing out what needs to be changed in order to make a reliable diagnosis of future ecological challenges in this context. This chapter provides a critical analysis of domestic waste indicators available in the official databases, by examining the role of these indicators in waste management in Portugal. It can be concluded that a new composite indicator able to combine social, health, and environmental variables is required to pursue the application of the United Nations (UN) 2030 Agenda goals at a local level.
- O perfil pedagógico dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental na identificação das dificuldades de aprendizagem específicas-dislexia nas escolas da rede municipal de Pedra Branca do Amapari-AmapáPublication . Ferreira, Silvani da Silva; Costa, AnaAs dificuldades de aprendizagens específicas, (dislexia) é um transtorno de aprendizagem caracterizado por causar dificuldade no processo de desempenho de leitura e letramento. Na maioria das vezes essa dificuldade de aprendizagem é identificada na escola. Por esse motivo a pesquisa procura fazer uma análise investigativa, com a finalidade de constatar se os professores dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas municipais de Pedra Branca do Amapari-AP, estão preparados para trabalhar com alunos disléxicos, ou seja, se são capazes de identificar essa dificuldade de aprendizagem em sala de aula. A investigação partiu de uma pesquisa quantitativa, que foi realizada através de inquéritos por questionários, respondidos por 40 professores, sendo estes 20 professores do ensino regular e 20 professores do Atendimento do Ensino Especial. Da análise dos resultados, resultou quea maioria dos professores possuem conhecimento pedagógico suficiente para atuar com estudantes que apresentam Dificuldades de Aprendizagem Especifica. Apesar da maioria ter conhecimento para atuar com estudantes que apresentam didiculdades de aprendizagem, a dislexia, um quantitativo considerável de profissionais na escola ainda não se percecionam suficientes capacitados para lidar com alunos disléxicos, fato esse atestado pela ausência de cursos e formações voltados para esta temática. Além disso, é facilmente perceptível que o conhecimento referente a dislexia por parte dos profissionais é ainda reduzido, o que causa dificuldades de compreender como esses transtornos de aprendizagem se desenvolvem e os recursos didáticos e pedagógicos que devem ser utilizados para estimular o aluno a querer se envolver com o processo de ensino e aprendizagem. Diante do exposto, pode-se ressaltar que os objetivos apresentados no trabalho em tela foram alcançados com êxito, pois foi possível ter um panorama geral sobre os conhecimentos dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental na identificação da dislexia nas escolas da rede municipal de ensino de Pedra Branca do Amapari no Amapá.
- Vivências emocionais das figuras parentais face ao diagnóstico de perturbação do desenvolvimento intelectualPublication . Oliveira, Raquel Juliana Almeida; Costa, AnaO presente estudo pretende compreender as vivências emocionais das figuras parentais face ao diagnóstico de Perturbação do Desenvolvimento Intelectual. Participaram neste estudo 65 pais com idades compreendidas entre os 33 e 84 anos de idade (M = 2,3; DP = 0,87), entre eles, 52 são do sexo feminino e 13 do sexo masculino. A metodologia adotada pode ser enquadrada como descritiva, com uma abordagem quantitativa. O desenvolvimento do estudo empírico implicou a conceção de um questionário intitulado “Questionário sobre as Vivências Emocionais das Figuras Parentais face ao Diagnóstico de Perturbação do Desenvolvimento Intelectual” (Oliveira & Costa, S/D). Os resultados demonstraram que a maioria dos pais reconhece previamente a anomalia do filho e que o diagnóstico é realizado precocemente, sendo que o mesmo provoca preocupação, susto e ansiedade, acompanhados por sentimentos de profunda tristeza e frustração. A receção do diagnóstico por parte família alargada foi encarada de forma razoável ou com alguma dificuldade. A rotina familiar sofreu alterações após o diagnóstico, verificando-se um aumento dos encargos financeiros e do tempo dedicado às terapias. Os pais demonstram algum descontentamento face aos apoios económicos. As principais preocupações resumem-se a ajudar os filhos a desenvolver as competências necessárias e a dar resposta às suas necessidades, sendo que, futuramente, perante a sua ausência, as suas apreensões passam pela presença de uma figura vinculativa que cuide do filho e, se o mesmo vai estar adaptado. Por fim, os resultados revelaram que é na área de especialidade de Psicologia que mais jovens são acompanhados.