| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.24 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho de investigação tem como objectivo pesquisar de que forma a transformação
pessoal, ocorrida durante e após a formação em Psicopedagogia Perceptiva, iluminou e afectou a
transformação da postura de uma professora. É, assim, um projecto que coloca em evidência a
dimensão existencial da formação docente tendo como mediador o corpo – o Corpo Sensível. A
recolha de dados deste projecto de investigação assenta num relato de investigação pessoal e
profissional. A realização deste relato de cariz autobiográfico, a partir de uma escrita pósvivencial
corporal e da Introspecção Sensorial, contém uma dimensão (trans)formadora em si e
permitiu à autora uma investigação de cariz qualitativo sobre os dados que dele emergiram, em
ordem a responder à questão que se propôs investigar. Cette recherche vise à explorer les effets de la transformation personnelle causés par la formation
en Psychopédagogie Perceptive sur la transformation de la posture de l'enseignant. C'est donc, un
projet qui vise à mettre en évidence la dimension existentielle de la formation des enseignants
ayant comme médiateur le corps - le Corps Sensible. Le recueil de données de ce projet de
recherche est basé sur un récit de recherche personnel et professionnelle. La réalisation de ce
récit autobiographique, à partir d'une écriture post expérientielle à l'Introspection Sensorielle,
contient en elle-même une dimension de (trans)formation. A partir de ces données, l'auteur a
effectué une enquête de nature qualitative qui lui a permis de répondre à sa question de
recherche.
Description
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia Perceptiva.
