Repository logo
 
Publication

Projetos Escolares para Melhoria das Práticas Pedagógicas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSaavedra, Luísa
dc.contributor.authorOliveira, José Inaldo Belfort de
dc.date.accessioned2018-07-26T09:39:11Z
dc.date.available2018-07-26T09:39:11Z
dc.date.issued2018-07-05
dc.description.abstractA elaboração de projetos escolares direciona o crescimento pessoal e intelectual dos alunos, diante das situações adversas, proporcionando um melhor desempenho das atividades associadas, além das relações interpessoais no decorrer e após o período de integração e execução do projeto escolar, encaminhando para o desenvolvimento pessoal do aluno. O presente estudo visa abordar a aprendizagem por meio de projetos como uma metodologia na contribuição de melhorias das práticas pedagógicas, analisando facilidades e dificuldades na elaboração de projetos, o desenvolvimento e a geração de impacto na comunidade escolar, fomentando experiências adquiridas. Trata-se de um estudo de caso, onde as informações foram recolhidas através da realização de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados obtidos mostram-nos as concepções dos professores em relação aos projetos escolares, as limitações encontradas em trabalhos desenvolvidos através dos projetos, o processo de avaliação ao longo da construção do conhecimento e também a participação da comunidade escolar no processo de ensino aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThe development of school projects directs the students' personal and intellectual growth in the face of adverse situations, providing a better performance of the associated activities, as well as interpersonal relationships in the course and after the period of integration and execution of the school project, leading to personal development of the student. The present study aims to approach learning through projects as a methodology in the contribution of improvements of pedagogical practices, analyzing facilities and difficulties in the elaboration of projects, development and generation of impact in the school community, fomenting acquired experiences. This is a case study, where information was collected through semi-structured interviews. The results obtained show us the teachers' conceptions regarding school projects, the limitations found in works developed through the projects, the evaluation process along the construction of knowledge and also the participation of the school community in the process of teaching learning.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6843
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectMetodologia de projetopt_PT
dc.subjectEnsino Aprendizagempt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectProject Methodologypt_PT
dc.subjectTeaching Learningpt_PT
dc.subjectEvaluationpt_PT
dc.titleProjetos Escolares para Melhoria das Práticas Pedagógicaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_José Inaldo Belfort de Oliveira.pdf
Size:
806.4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: