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O enquadramento da disciplina de Canto no Ensino Artístico Especializado em Portugal desde o século XVIII até à atualidade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSequeira, Maria do Carmo Castelo Branco Vilaça de
dc.contributor.authorNogueira, Maria José Pontes Gomes
dc.date.accessioned2016-12-12T17:21:18Z
dc.date.available2016-12-12T17:21:18Z
dc.date.issued2016-12-06
dc.description.abstractEste trabalho tem como principal objetivo a investigação e reflexão do ensino da música, designadamente do ensino de Canto, analisando não apenas a prática vocal, mas primordialmente a experiência pedagógica praticada ao longo dos últimos anos. Num primeiro momento, é apresentada uma contextualização histórica do ensino da música em Portugal, em meados do século XVIII. Este percurso pretende ainda expor a evolução do ensino musical desde a criação do primeiro Conservatório de Música de Lisboa em 1835 até à atualidade, identificando as especificidades pedagógicas mais recentes no que respeita à disciplina de Canto. Em segundo lugar, são identificados os aspetos progressivos e regressivos do ensino de Canto, através da análise de todos os diplomas legais aplicáveis. Relativamente à apreciação evolutiva desta disciplina, o presente estudo centra-se na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (EACMC) e nos seus 30 anos de existência. Neste sentido, são mencionadas as principais causas de sucesso e/ou insucesso da referida disciplina, apresentando algumas soluções para os problemas identificados.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this study is mainly to provide some research and reflection on Music teaching, more specifically on the teaching of Singing. In this particular field, we conducted an analysis of the vocal practice, as well as of the pedagogical experiences throughout the last years. In the first part of the study, we present the historical contextualization of the teaching of Music in Portugal, which begins in the 18th century; we then focus on the establishment of the first Music Conservatory of Lisbon, in 1835; finally, we address the specificities of the current pedagogical practices, in particular the ones concerning the field of Singing. In the second part of the study, we address the progression and regression in the teaching of Singing by analyzing all the applicable laws. The study also focus on the Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (EACMC) and on its 30th anniversary in particular, taking into account the way Singing developed through the years in this school. In this context, we refer to the main causes of students’ success/failure in Singing and present some solutions for the problems that were found.pt_PT
dc.identifier.tid202447537
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/5700
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCantopt_PT
dc.subjectTécnica Vocalpt_PT
dc.subjectConservatóriopt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectEscolas do Ensino Artístico Especializadopt_PT
dc.subjectCursospt_PT
dc.subjectLegislaçãopt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectSingingpt_PT
dc.subjectVocal techniquept_PT
dc.subjectConservatorypt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectSpecialized arts schoolspt_PT
dc.subjectLegislationpt_PT
dc.subjectMusicpt_PT
dc.titleO enquadramento da disciplina de Canto no Ensino Artístico Especializado em Portugal desde o século XVIII até à atualidadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacionalpt_PT

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