Repository logo
 
Publication

Gestão escolar e as políticas de educação inclusiva: o papel do gestor escolar na implementação das políticas públicas inclusivas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Ana Paula Antunes
dc.contributor.authorSantos, Maria Eneida Costa dos
dc.date.accessioned2018-09-17T17:55:21Z
dc.date.available2018-09-17T17:55:21Z
dc.date.issued2018-09-14
dc.description.abstractDesde o surgimento do paradigma da inclusão, por meio do qual ficou claro que não é a pessoa que possui alguma limitação que tem de adaptar-se à sociedade e sim o inverso, que a sociedade, tanto nacional quanto internacional, tem tentado se organizar na tentativa de garantir o acesso à educação de todos os cidadãos a tudo que a constitui e a caracteriza, independentemente das peculiaridades individuais. No Brasil, para a implementação da política de educação inclusiva e, consequentemente, para o início do processo inclusivo das pessoas com necessidades educacionais especiais – PNEE’s, na rede regular de ensino, foi criado o Programa “Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”, com o objetivo de capacitar gestores e educadores para contribuírem nesse processo. Por considerar o gestor escolar um dos principais responsáveis, pelo sucesso e/ou insucesso da inclusão escolar – visto a posição do cargo que ocupa e, consequentemente, o poder que possui de influenciar no comportamento das pessoas – optou-se por analisar o papel desse profissional na implementação das políticas públicas inclusivas. Com base nos resultados, podemos afirmar que, o gestor da escola municipal de ensino objeto deste estudo, apesar das dificuldades enfrentadas no decorrer do processo, tem exercido um papel decisivo, desenvolvendo inúmeras ações as quais tem contribuído para o sucesso da inclusão das PNEE’s, nas classes comuns da referida escola .pt_PT
dc.description.abstractSince the emergence of the inclusion paradigm, it has become clear that it is not the person who has some limitation that has to adapt to society, but the reverse, that society, both national and international, has tried to organize itself in the attempt to guarantee access to the education of all citizens to everything that constitutes and characterizes it, regardless of individual peculiarities. In Brazil, for the implementation of the policy of inclusive education and, consequently, for the beginning of the inclusive process of people with special educational needs - PNEE's, in the regular network of education, was created the Program "Inclusive Education: Right to Diversity" with the aim of enabling managers and educators to contribute to this process. Considering that the school manager is one of the main responsible for the success and / or failure of school inclusion - given the position of the position he occupies and, consequently, his power to influence the behavior of the people - it was decided to analyze the role of this the implementation of inclusive public policies. Based on the results, we can affirm that the manager of the municipal school of education object of this study, despite the difficulties faced in the course of the process, has played a decisive role, developing numerous actions which have contributed to the success of the inclusion of people with special educational needs, in the common classes of said school.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6921
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestão Escolarpt_PT
dc.subjectInclusão Escolarpt_PT
dc.subjectPrograma Educação Inclusiva: Direito à Diversidadept_PT
dc.subjectSchool Managementpt_PT
dc.subjectSchool inclusionpt_PT
dc.subjectInclusive Education Program : Right to Diversitypt_PT
dc.titleGestão escolar e as políticas de educação inclusiva: o papel do gestor escolar na implementação das políticas públicas inclusivaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Maria Eneida Costa dos Santos.pdf
Size:
1.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: