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Advisor(s)
Abstract(s)
A discussão sobre jogos sérios e educação tem crescido em todo o mundo, mobilizando pesquisadores e desenvolvedores a construírem um sentido diferenciado para a presença desses artefactos culturais nas instituições de ensino. Nesse sentido, este relatório tem por objetivo apresentar o percurso metodológico de produção do jogo ‘Jornalistando’, bem como os resultados dos testes do protótipo inicial, realizado com 25 alunos do primeiro período de um curso de Jornalismo, durante o segundo semestre de 2019, na Universidade Ceuma, em São Luís, Maranhão – Brasil. Esta atividade é parte integrante do doutorado em Ciências da Informação, que visa avaliar a aprendizagem formal a partir da utilização de jogos sérios no ensino superior.
O jogo ‘Jornalistado’ é voltado para o ensino de conteúdos básicos do primeiro semestre curricular dos cursos de Jornalismo, tais como ‘lead’ e ‘fontes de notícia’. Trata-se de um jogo de quiz, produzido na plataforma Unity, para ser jogado em smartphones de sistema Android. Pelo fato de ser um jogo para a aprendizagem, o seu projeto de desenvolvimento, baseou-se na taxionomia nos objetivos educacionais, também conhecida como ‘Taxionomia de Bloom. Para o teste do protótipo inicial do jogo, utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados. O questionário continha 23 questões, e foi empregada a Escala de Likert para medir a opinião dos alunos em relação a vários aspetos do jogo. Os resultados finais foram satisfatórios em aspetos como conteúdo, funcionamento e usabilidade.
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Keywords
Jogo Ensino e aprendizagem Jornalismo
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Publisher
*TRS Tecnologia, Redes e Sociedade