Repository logo
 
Publication

Jogos na Aprendizagem: uma proposta de modelo para o ensino de Jornalismo

dc.contributor.authorCavaignac, Selma
dc.contributor.authorGouveia, Luis Borges
dc.contributor.authorReis, Pedro
dc.date.accessioned2019-11-27T11:08:49Z
dc.date.available2019-11-27T11:08:49Z
dc.date.issued2019-11
dc.description.abstractA discussão sobre jogos sérios e educação tem crescido em todo o mundo, mobilizando pesquisadores e desenvolvedores a construírem um sentido diferenciado para a presença desses artefactos culturais nas instituições de ensino. Nesse sentido, este relatório tem por objetivo apresentar o percurso metodológico de produção do jogo ‘Jornalistando’, bem como os resultados dos testes do protótipo inicial, realizado com 25 alunos do primeiro período de um curso de Jornalismo, durante o segundo semestre de 2019, na Universidade Ceuma, em São Luís, Maranhão – Brasil. Esta atividade é parte integrante do doutorado em Ciências da Informação, que visa avaliar a aprendizagem formal a partir da utilização de jogos sérios no ensino superior. O jogo ‘Jornalistado’ é voltado para o ensino de conteúdos básicos do primeiro semestre curricular dos cursos de Jornalismo, tais como ‘lead’ e ‘fontes de notícia’. Trata-se de um jogo de quiz, produzido na plataforma Unity, para ser jogado em smartphones de sistema Android. Pelo fato de ser um jogo para a aprendizagem, o seu projeto de desenvolvimento, baseou-se na taxionomia nos objetivos educacionais, também conhecida como ‘Taxionomia de Bloom. Para o teste do protótipo inicial do jogo, utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados. O questionário continha 23 questões, e foi empregada a Escala de Likert para medir a opinião dos alunos em relação a vários aspetos do jogo. Os resultados finais foram satisfatórios em aspetos como conteúdo, funcionamento e usabilidade.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/8256
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisher*TRS Tecnologia, Redes e Sociedadept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectJogopt_PT
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_PT
dc.subjectJornalismopt_PT
dc.titleJogos na Aprendizagem: uma proposta de modelo para o ensino de Jornalismopt_PT
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade Fernando Pessoapt_PT
oaire.citation.issue09pt_PT
oaire.citation.titleRelatório Interno *TRSpt_PT
oaire.citation.volume2019pt_PT
person.familyNameManuel Borges Gouveia
person.familyNameReis
person.givenNameLuis
person.givenNamePedro
person.identifierxF1eGXcAAAAJ&hl
person.identifier.ciencia-id6B1C-3509-9FA5
person.identifier.ciencia-idF91D-99C0-8253
person.identifier.orcid0000-0002-2079-3234
person.identifier.orcid0000-0003-1113-201X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typereportpt_PT
relation.isAuthorOfPublication5bca0222-5e07-4f60-91a0-25ac0242ae51
relation.isAuthorOfPublication327d78b3-add2-4bd5-9625-55376bc950d1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery327d78b3-add2-4bd5-9625-55376bc950d1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RI_TRS09_2019.pdf
Size:
1.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: