dc.contributor.author | Cavaignac, Selma | |
dc.contributor.author | Gouveia, Luis Borges | |
dc.contributor.author | Reis, Pedro | |
dc.date.accessioned | 2019-11-27T11:08:49Z | |
dc.date.available | 2019-11-27T11:08:49Z | |
dc.date.issued | 2019-11 | |
dc.description.abstract | A discussão sobre jogos sérios e educação tem crescido em todo o mundo, mobilizando pesquisadores e desenvolvedores a construírem um sentido diferenciado para a presença desses artefactos culturais nas instituições de ensino. Nesse sentido, este relatório tem por objetivo apresentar o percurso metodológico de produção do jogo ‘Jornalistando’, bem como os resultados dos testes do protótipo inicial, realizado com 25 alunos do primeiro período de um curso de Jornalismo, durante o segundo semestre de 2019, na Universidade Ceuma, em São Luís, Maranhão – Brasil. Esta atividade é parte integrante do doutorado em Ciências da Informação, que visa avaliar a aprendizagem formal a partir da utilização de jogos sérios no ensino superior. O jogo ‘Jornalistado’ é voltado para o ensino de conteúdos básicos do primeiro semestre curricular dos cursos de Jornalismo, tais como ‘lead’ e ‘fontes de notícia’. Trata-se de um jogo de quiz, produzido na plataforma Unity, para ser jogado em smartphones de sistema Android. Pelo fato de ser um jogo para a aprendizagem, o seu projeto de desenvolvimento, baseou-se na taxionomia nos objetivos educacionais, também conhecida como ‘Taxionomia de Bloom. Para o teste do protótipo inicial do jogo, utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados. O questionário continha 23 questões, e foi empregada a Escala de Likert para medir a opinião dos alunos em relação a vários aspetos do jogo. Os resultados finais foram satisfatórios em aspetos como conteúdo, funcionamento e usabilidade. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/8256 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | *TRS Tecnologia, Redes e Sociedade | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Jogo | pt_PT |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Jornalismo | pt_PT |
dc.title | Jogos na Aprendizagem: uma proposta de modelo para o ensino de Jornalismo | pt_PT |
dc.type | report | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade Fernando Pessoa | pt_PT |
oaire.citation.issue | 09 | pt_PT |
oaire.citation.title | Relatório Interno *TRS | pt_PT |
oaire.citation.volume | 2019 | pt_PT |
person.familyName | Manuel Borges Gouveia | |
person.familyName | Reis | |
person.givenName | Luis | |
person.givenName | Pedro | |
person.identifier | xF1eGXcAAAAJ&hl | |
person.identifier.ciencia-id | 6B1C-3509-9FA5 | |
person.identifier.ciencia-id | F91D-99C0-8253 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2079-3234 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1113-201X | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | report | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 5bca0222-5e07-4f60-91a0-25ac0242ae51 | |
relation.isAuthorOfPublication | 327d78b3-add2-4bd5-9625-55376bc950d1 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 327d78b3-add2-4bd5-9625-55376bc950d1 |