Repository logo
 
Publication

Sono e rendimento escolar: um estudo em crianças com perturbação do espectro do autismo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Raquel
dc.contributor.authorNicolay, Aline Maria Santiago
dc.date.accessioned2021-07-20T14:14:25Z
dc.date.available2021-07-20T14:14:25Z
dc.date.issued2021-06-25
dc.description.abstractIntrodução: O sono tem sido um tema muito estudado na contemporaneidade, principalmente depois da inserção das novas tecnológias no cotidiano da sociedade. O objetivo geral desta investigação foi analisar os hábitos do sono em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo, sua influência no rendimento escolar. Metodologia: Foi aplicado um inquérito on-line a 15 professores de ensino especial que leccionavam crianças com PEA e 15 famílias com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo, tendo-se colhido dados do desempenho escolar da criança e aplicado a Escala de Distúrbios de Sono em Crianças validada para a população pediátrica brasileira. Resultados: Foi possível verificar que a maioria das famílias não identificou situações complexas no que tange os hábitos de sono das crianças com PEA. A maioria delas teve uma noite de sono que variou entre 9-11 horas e 5-7 horas/noite. Os resultados obtidos, através dos inquéritos aos professores destas crianças indicaram que houve interferência do sono no processo de aprendizagem dos alunos.Conclusões: O sono é um fator promotor do rendimento escolar, se ele for adequado e/ou de boa qualidade, ou inibidor das aprendizagens e consequentemente do sucesso escolar, se ele for insuficiente e/ou de má qualidade.pt_PT
dc.description.abstractIntroduction: Sleep has been a very studied topic in contemporary times, especially after the insertion of new technologies in the daily life of society. The general objective of this investigation was to analyze sleep habits in children with Autism Spectrum Disorder (ASD) and whether they influence their school performance and which aspects are most affected.Methodology: An online survey was applied to 15 special education teachers who taught children with ASD and 15 families with children with ASD, having collected data on the school performance of the child with ASD and applied the Sleep Disorders Scale in Children (Sleep Disturbance Scale for Children) validated for the Brazilian pediatric population.Results: It was possible to verify that the majority of families did not identify complex situations regarding the sleep habits of children with ASD. Most of them had a night's sleep that ranged between 9-11 hours and 5-7 hours/night. Results obtained through surveys of the teachers of these children indicated that there was interference from sleep in the students' learning process. Conclusions: Sleep is a factor that promotes school performance, if it is adequate and / or of good quality, or inhibitor of learning and consequently of school success, if it is insufficient and / or of poor quality.pt_PT
dc.identifier.tid202980049
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/10115
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSonopt_PT
dc.subjectRendimento escolarpt_PT
dc.subjectPerturbação do espectro do autismopt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectSleeppt_PT
dc.subjectSchool performancept_PT
dc.subjectAutism spectrum disorderpt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectBrazilpt_PT
dc.titleSono e rendimento escolar: um estudo em crianças com perturbação do espectro do autismopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização no Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_37642.pdf
Size:
1.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
DM_37642